quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O da Joana

Já tantas vezes escrevi sobre isto...que já cansa.
O Rafael Veloso, guarda redes do Sporting B e ex-junior parece que foi fazer companhia à Mª Amélia no Blackburn. A troco de 240 mil euros...(ah?) o jogador salta para a Division One. Ou seja andámos a formar um jogador para nada. Sim, porque o Blackburn não é nada.

Das duas uma. Ou o Sporting finalmente acorda e entende que tem de proteger melhor os seus "canteranos" ou fica à espera que a FIFA acorde e repare que os clubes formadores estão a ser depenados a sangue-frio por agentes que levam os miúdos ainda de fraldas. Assim, com esta lógica de supermercado low cost, metam a formação e o fair-play financeiro no cu!

Para quê ter o trabalho de pegar num puto de 5 ou 6 anos e transformá-lo num jogador profissional de futebol, quando pudemos passar 12 anos a beber jolas só à espera do momento certo para resgatar um talento pelo valor ridículo dos "custos de formação"? Responda-me quem puder, pois eu não entendo onde está o fair-play da coisa.

Mas nem tudo é mau. Como diz o ditado, com ferro matas, com ferro morres. Já que não temos a vontade de levantar a peida do sofá para proteger o que nos deu tanto trabalho a construir, ao menos que joguemos este jogo. Haverão muitos Velosos aí espalhados...é só estar de olho bem aberto. Porque não o guarda-redes do Horsens...o miúdo fez duas exibições loucas contra o Sporting, com bem mais de 3 golos evitados em cada partida.

Não podemos é continuar a ser "o da Joana", onde até um Blackburn vem "roubar" jogadores.

SL

6 comentários:

  1. E o que podemos fazer...?
    Blindar os jogadores da Formação com contratos milionários a partir do momento que entram na Academia...?
    O Sporting não pode fazer nada...a FIFA sim...mas não quer...!

    ResponderEliminar
  2. 1º Só a partir de determinada idade se podem fazer contratos profissionais;

    2º O SCP apresentou várias propostas de renovação, todas elas rejeitadas pelo empresário;

    3º O jogador não era assim tão bom que justifique esse histerismo todo. Alguma vez o viste jogar? Sabes se valia mais de €240.000? Pois eu digo-te que o SCP não perdeu grande coisa;

    No entanto estou de acordo contigo numa cena. Devíamos ir buscar o GR do Horsens, que me pareceu com um muito bom futuro. No entanto não esquercer o Golas que, esse sim, se continuar a evoluir como tem evoluído será um gigante mundial.

    ResponderEliminar
  3. javardeiro,

    se parar para pensar 5 minutos e tiver um bocado de memoria, vera que o seu post tem muito pouco sentido.

    1) A renovacao dos contratos dos valores da formacao esta sempre dependente do acordo mutuo entre clube e jogador. Se o jogador, ou os seus representantes, decidirem exigir valores incomportaveis, o clube tem de aceitar? No caso paticular deste jogador, ha mais de dois anos que leio das dificuldades contratuais e da eventual cobica de outros clubes. Minto, ja quando ele tinha 16 anos, se falava de Atleticos de Madrid e outros.

    Os seus representantes (o pai, por exemplo) sempre demonstraram pouca vontade e desde ha muito que ja se suspeitava que isto ira acontecer.

    2) Fala de Blackburn. O Blackburn hoje em dia e' um desses clubes entreposto de jogadores. Se ler as noticias, recorda-se que no ultimo dia de mercado chegou um contentor de portugueses, que o treinador, em conferencia de imprensa, disse nunca ter visto jogador, mas que lhe disseram que eram optimos.

    Ir para o Blackburn, foi para onde foi o Diogo Rosado depois da sua ida para o Genova ter ido por agua abaixo, por exemplo. Sao muito mas noticias para o Rafael Veloso, se depois de tudo o que circulou de interesses, foi o que os seus representantes conseguiram arranjar. A verdade e que anda gente a encher os bolsos a custa do rapaz e duvido que voltemos a ouvir falar dele no futuro por bons motivos.

    Nao foi o Blackburn que roubou jogadores. Foram os representantes do jogador que o "depositaram" la.

    3) O que o Sporting faz... Esquece-se do Labyad, por exemplo?

    ResponderEliminar
  4. e mais lhe digo, daqui por tres anos esta ele a voltar para jogar no Olhanense, ou assim, para "relancar" a carreira, depois de sucessivos fracassos.

    Sou capaz de apostar.

    Juvents, Milan, Atletico de Madrid, etc, etc, e acaba no Blackburn...

    So nao percebe quem nao quer, e muito bem fez o Sporing por nao ter ido na cantiga.

    ResponderEliminar
  5. Ser puto e sair da formação do Sporting equivale a ir jogar para o Benfica "Hugo Vieira style": adeus ó carreira!

    ResponderEliminar
  6. Mas quem e o Rafael Veloso para este histerismo todo.? Nem todos os jogadores formados na academia sao bons.!!

    ResponderEliminar