quarta-feira, 28 de novembro de 2012

As “meninas” histéricas

Há por aí uns “senhores” com muitos cabelos brancos, com prestigiados bigodes e de carecas reluzentes que do alto do seu estatuto de “notáveis sportinguistas” usam e abusam de espaços de comunicações de grandes audiências para dar vazão ao seu distinto “achómetro”.

Numa altura onde o Sporting pouco justifica o seu estatuto no futebol, haverá muitas inseguranças pessoais que são revestidas finamente por uma camada de “opiniões pessoais” que me fazem nojo à noite e azia no dia seguinte.

Eu sou um anónimo adepto. A minha voz é de burro e raramente passa do chão, mas pelo menos digo o que quero, quando quero, mas sempre coloco o interesse do clube à frente do meu. Ficaria muito bem espalhar boatos, informações privilegiadas, criticas populistas ao meu ego de blogger, mas ficaria muito mal na minha consciência de adepto o resultado (por insignificante que seja) que isso teria para o clube.

Nada disto impede os “achantes” mediáticos de leão ao peito de dizer as maiores barbaridades, em espaços de suposta competência na análise desportiva. Desde defender treinadores medíocres até à exaustão, até “querer” vender jogadores que não lhes caíram no goto, há de tudo para todos os gostos.

Não vou ao ponto de ver com bons olhos impor-lhes uma “mordaça”, vivemos em liberdade e cada um diz o que lhe apetece, mas pelo amor da santa, tenham um pouco mais de juízo na hora de desbocar opiniões controversas. É muito apetitoso nesta altura apontar o dedo a Wolfswinkel, é também muito tonto. Para o bom e para o mau é o melhor avançado que temos e apesar de nos últimos jogos ter feito zero, a verdade é que está por chegar alguém que lhe faça sombra.

Mas seja o Wolfs (quando já foi Patrício recentemente e agora é o ai Jesus de todos) o Ínsua, o Elias ou outro qualquer o problema é que estas opiniões a única coisa que fazem mesmo é influenciar os adeptos (os que forem mesmo tontos) quanto à qualidade individual de cada jogador. Isso é uma tremenda imbecilidade. O problema do Sporting é colectivo e vaga atrás de vaga de jogadores novos, tem sido sempre o mesmo.

Não há uma gestão conhecedora e contínua no futebol do Sporting. A coisa é um entra e sai danado, onde é normal ter 3 ou 4 treinadores por época, onde é normal fazer e desfazer equipas todas as épocas. Esta histeria desmesurada começa sempre assim...este não serve, aquele também não, a defesa é uma merda, não temos um avançado de jeito....e pronto...fim da época e chega uma romaria de rescisões e entram jogadores com fundo ou sem fundo.

Começar do zero é o lema do Sporting. Regra geral falso, porque de tantos anos zero consecutivos....penso que já vamos no ano -6 ou -7...e mesmo assim ainda há gente que é “escutada” a pedir cabeças de jogadores e a querer “prendas novas”. É caso para dizer “foda-se” mas que é que vos disse que sabem alguma cosa de futebol?!

Posso não ser o Mourinho ou Guardiola, mas tenho olhos na cara para ver que o Wolfs nunca será um bola de ouro, mas para o nosso campeonato é mais que capaz de (com uma boa equipa por detrás) ser o melhor marcador durante muitas épocas.
Isso e que Elias é um médio fantástico (que ninguém ainda soube por no sitio certo com o papel à sua medida), ou que Ínsua precisa de um ala que “saia da frente” a atacar e que feche bem atrás a defender, ou que Viola precisa de arrancar mais perto da área, ou que Carrilho seria um 2º avançado fantástico (sem ter de vir das alas), ou que Xandão precisa de perder medo de fazer faltas, que Boulahrouz precisa do contrario do Brasileiro, etc...

O que estes bigodes poderiam ter dito (e aí sim veria conhecimento e coragem) era que Izmailov, Bojinov e Jeffren têm de sair já em Janeiro e que talvez não se perca nada em convocar eleições, mas não...

O que posso dizer ao senhor Oliveira e Costa e aos outros todos que têm (curiosamente) dado tantas opiniões sobre a qualidade de vários jogadores, é que se o Sporting vender o Wolfs por 10M ou menos (valor ridículo) e se por acaso o holandês em um ano valorize o dobro...vou fazer questão de mandar todos os meses uma carta ao senhor sempre com e apenas uma frase “Burro do Caralho! Muito Obrigado!”

Desculpem-me os leitores do blog que tenham mais uns anitos, mas...foda-se há uma geração de sportinguistas entre os 45 e os 65 anos que enterraram o clube em “estabilidades”, “seguranças”, “à Portos”, espero que arrumem as botas “desportivas” e que deixem uma nova geração mais aguerrida, informada, sim...mais disposta a arriscar no que não é óbvio, mas muito mais combativa e sem tentação a “copiar os vizinhos” dar ao clube um novo rumo. Ou melhor um rumo qualquer, porque já todo vimos que GL é mais um dos muitos “marinheiros” de costa que temos tido no leme.

Precisamos de ir ao mar alto, ir mais longe, mais fundo, para descobrir terras novas. Este continente de problemas, dividas e humilhações desportivas não vale a pena sustentar ou ter medo de destabilizar. Este barco está a ir ao fundo e a coisa já não vai lá com as rolhas de vitórias em derbys como antigamente.

SL

9 comentários:

  1. Muito bem.
    Vá lá que estou na fronteira! fiz agora 46!

    ResponderEliminar
  2. Gostei particularmente dos 2 últimos parárafos. Quanto a RW, só não temos melhor porque não há mesmo mais nenhum. É assim tão difícil perceber que o homem não serve para o SCP? RW é incapaz de ganhar um duelo físico com qualquer defesa, é incapaz de fintar/driblar um adversário, é incapaz de rematar fora da área, não tem velocidade... ok, tem um razoável jogo aéreo dentro da área e é um razoável finalizador... mas isso não chega nem para este Sporting actual! Quando sair do Sporting, não irá nem para o Inter, nem para o Milan, nem para um dos grandes da Holanda... voltará para o Utrecht porque não tem valor para mais. Todos os jogos jogamos com 10 mesmo quando o homem marca cerca de 50% dos golos do Sporting, mas isso é porque nós marcamos pouquíssimos golos. Comparem este jogador, com o PL do Porto ou com os 3 do Benfica ou mesmo com João Tomás... RW não serve e este treinador já percebeu isso. Mesmo sem dinheiro, em Janeiro virá outro PL qualquer. Mas os problemas do Sporting vão muito, muito para além de RW! SL

    ResponderEliminar
  3. Boas pessoal, vou deixar aqui o link de um blo bem interessante de desporto visitem, cumprimentos

    http://bolatrapos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Expulsar de sócio não é pôr uma mordaça. Podem continuar a falar mas não como sócios.

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de chamar a a atenção a todos os sportinguistas, para a homenagem que vai ser feito ao mais écletico atleta português de todos os tempos: António Bessone Basto. Grande atleta, lenda viva do desporto e grande Sportinguista. Andebol, Ténis, Ténis de mesa, Polo aquático, natação, Caça Submarina, etc. Sendo atleta top nacional, e em muitas modalidades top Mundial! É também por isto que o Sporting é muito grande e o Bessone enorme! A Homenagem é em Algés (fronteira entre os concelhos de Lisboa e Oeiras) dia 17 de Dezembro às 17:30. Marquem na vossa agenda . Quem puder deve comparecer!SL

    ResponderEliminar
  6. Eu sou um sportinguista a caminho dos 70 e como nunca fui dirigente nunca "enterrei" o Clube...
    Limito-me a pagar as quotas e a poiar a equipa (confesso que só em Alvalade...)...
    Pessoalmente discordo da saída do Jeffrén , acredito que se ele não tivesse sido vítima de uma entrada "quase" assassina em Setubal...estaria agora a dar cartas na equipa...

    ResponderEliminar
  7. Maximino, não é preciso ser dirigente para se enterrar o clube, basta que se seja sócio e que se vote constantemente na "linhagem" de pessoas que temos tido como presidentes.

    É preciso uma Mudança/Ruptura com este presente e passado recente.

    ResponderEliminar
  8. Lastly, mаny users rеlіsh the relaxіng
    rub dοwn that it was thе number one one sanсtioned by
    thе mіnd, auгaωаvе bеsides performѕ a feω other
    significаnt functions that helρ oneself ply
    substitute.
    My site http://www.playchat.ro/star/blog/view/50374/elder-healthcare-employees-and-back-agony

    ResponderEliminar