segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O futuro é hoje

Hoje GL deu início ao futuro do Sporting. Parece-me um desfecho inevitável. Este CD falhou em toda a ordem. Desportivamente o futebol profissional deu um tombo tremendo. Financeiramente não só não recuperámos, como agravámos muito a nossa situação.

A próxima direcção não terá escolha. Terá de reduzir o orçamento em muito mais do que os 30% que GL mencionou. É quase certo que terá de vender Patricio, Wofswinkel e talvez mais um ou dois jogadores (Carrilho e Capel). É quase certo que terá de promover ainda mais jogadores da B. É quase certo que o objectivo será o apuramento para a Liga Europa.

Se formos realistas, será talvez até mais difícil na próxima época chegar ao 4º ou 5º lugar. Primeiro porque a razia nos bons jogadores que ainda temos será total e depois porque já existirá um historial muito negativo recente, ou seja, esta época. As receitas deverão cair brutalmente. Patrocínios, vendas de gamebox, receitas de bilheteira deverão bater recordes históricos negativos.

É só matemática. Não há pessimismo, nem derrotismo. São os números da realidade.

Só há um caminho e qualquer candidato às próximas eleições que não o aponte será um charlatão a evitar. O caminho é sanear as contas do clube à conta da venda de jogadores promissores, tentando não acabar de destruir a fidelidade dos sócios. É um caminho estreito e cheio de armadilhas, mas vale a pena tentá-lo.

Nas primeiras duas ou três épocas o objectivo será claramente promover atletas promissores para vender no Verão. Ou seja entre 15 a 20 milhões. Onde é que está o risco? O risco está na incapacidade de ter uma equipa de futebol que produza espectáculo suficiente para atrair os tubarões da europa. Para um avançado se destacar no Sporting precisa de fazer bem mais do que no Braga, Guimarães ou Marítimo. Provavelmente Wolfswinkel vai acabar a época com 17 ou 18 golos. Chegará para atrair uma grande transferência? Não.

Os tubarões da europa só pagam grandes somas de dinheiro para ter o que é difícil de ter. Quando se apregoa aos 7 ventos que estamos desesperados por vender, nunca aparecerá ninguém a oferecer 20 milhões por um atleta. Esta é uma lição para as próximas direcções do Sporting, Então como fazer?

Simples. O discurso e prática deve ser:

O Sporting é um clube formador e dá 100% de prioridade aos seus atletas.

A imagem que o Sporting deve passar é:

Este clube é diferente. 

Com o tempo e uma gestão de comunicação eficiente, o Sporting passará a transmitir uma identidade diferente, ou seja, não seremos avaliados como os restantes. Isso é uma arma de defesa e ataque. Isso será uma vantagem e ao mesmo tempo o nosso garante de futuro.

Como agendar isso no tempo?

"Vamos gastar o mínimo e tentar o máximo. Vamos basear o plantel em jogadores da formação e procurar oportunidades (empréstimos com opção de compra, jogadores livres) sem risco no mercado. O objectivo é investir o máximo em salários e zero em pagamentos de transferências. Durante alguns anos o Sporting terá de dar lucro. Não serão vendidos mais percentagens de jogadores a fundos. Por cada milhão de transferências recebidas, apenas 35% será reinvestidos no plantel (aumento da massa salarial). 

A seguir a esta fase, o Sporting já estará com a capacidade de manter alguns jogadores por época. Não tendo de vender as "estrelas", a sua competitividade melhorará. Sem desviar da estratégia anterior, procurará cada vez mais garantir os melhores reforços no mercado interno. Apostando em 1 ou 2 bons reforços nos clubes da I Liga. Ultrapassando este estádio intermédio, seguir-se-á a última fase, que será a de regressar ao modelo de comprador. Mantendo a premissa de investimento na sua formação e manutenção dos melhores no plantel, o Sporting procurará assegurar bons reforços no exterior, mas apenas 1 ou 2 por época, na certeza de estar a adquirir jogadores que serão grandes mais valias a curto/ médio prazo. Se esta última fase tiver sucesso, será nesta altura já capaz de ombrear com Porto e Benfica."

Fica a ideia.

SL


5 comentários:

  1. Podemos ter que vender alguns jogadores, mas seria uma grande asneira vender o Carrillo. Está ali um grande diamante se for bem trabalhado.

    Quanto ao Ricky, se aparecer uma proposta na ordem dos €10M (o dobro que nos custou) era de vender. E o Patricio parece-me inevitavel mas esse só aceito por valores acima dos €15M.
    Consta também que o Schaars era vendavel e que haveria uma proposta de cerca de €7M, o que era otimo ja que nos custou pouco menos de €1M.

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  2. Mike,

    Não percebes que não interessa nomes? O importante é a estrategia que temos de utilizar.

    javardeiro, coloca ai que por ti acabavas com o conselho leonino e que farias um auditoria de gestão e podes te candidatar que tens o meu voto.

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  3. Sem dúvida é este o caminho para o Sporting! O Sporting tem duas coisas que permitem manter a competitividade desportiva na sua equipa de futebol e ao mesmo tempo ter responsabilidade financeira, tem a sua formação (sendo das melhores do Mundo) e a sua grande massa adepta (estimativas várias apontam para alguns milhões).
    Quem apresentar candidaturas para a presidência do Sporting e não apontar um caminho de uma maneira geral idêntico ao que javardeiro faz referência é um charlatão e mais um burlão.

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  4. O caminho não deve ser esse. Aproveitar a formação ao máximo, sim, mas não esquecer o ADN do nosso clube. Não podemos lutar pelo 4 ou 5 lugar. Quem viria ao estádio? Quem compraria Gameboxs? Quem aceitaria de bom grado esse cenário belenense? Ninguém. Quais os jogadores/treinadores/ que quereriam vir para o Sporting nessa situação? Se o Braga consegue lutar pelo titulo com um orçamento de meia dúzia de tostões, porque não conseguiremos nós, que temos a melhor formação em Portugal e na Europa?
    Existe um meio termo para ser competitivo, sem sermos coitadinhos. Porra somos o Sporting Clube de Portugal! Somos 100 mil sócios e milhões espalhados pelo mundo. Porque razão haveremos de negar a nossa natureza?

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  5. Onde é que está a ideia? O SCP tem sempre mais que o dobro de receitas do Braga.

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