sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Prémio Nobel da Asneira

Sempre gostava de saber quem foi o génio ou o grupo de génios que elaboraram o orçamento do Sporting para 2012-13. É que deve ser dotado de uma capacidade fabulosa para fazer asneira. Estamos em Fevereiro, ou seja a meio da época e é evidente que não há um tusto nos cofres, as dívidas amontoam-se e o toda a gente deposita as fichas todas em mais um “salvamento” da banca.


Isto não é um pequeno desvio, uma inesperada quebra de receitas...isto é ruptura completa das finanças do clube. De outra forma não se podem compreender as dispensas de atletas por 700 mil euros ou a custo zero para clubes rivais, quando há ou melhor havia meia época por cumprir. Será que o Conselho Fiscal não tem uma palavra a dizer? Será que ninguém no clube se apercebeu que a coisa ia evidentemente correr mal? Será que faltar 30 milhões a meio de uma  época se pode disfarçar no principio da mesma?

Que GL procura um investidor há muito tempo é sabido, mas nunca como agora foi evidente que o fazia sabendo que isso era uma questão de sobrevivência, o que não parecia a julgar pelas declarações até Dezembro. Assim que se aproximou a AGE, de repente há um buraco à mostra nas contas...bonito...Não sei se no plano de GL também vinha mencionado o não apuramento para a Liga Europa, essa quebra de receitas e estatuto internacional do clube a cair a pique.

Como é que GL pensava que tinha condições para acabar sequer esta época? Como? Ou recandidatar-se? Mas estão a gozar comigo?

A situação é mais ou menos esta. A banca não dá nem mais um euro ao Sporting, pode até perdoar-lhe dívida se apresentar do ouro lado uma contenção bem maior nos gastos da próxima época, mas não entra nem mais um euro. O que para a nossa SAD é só resolver 25% do problema. Para renovar contratos, pagar salários e fornecedores é preciso dinheiro novo...onde é que ele está?

A questão do investidor não é portanto um assunto paralelo no futuro do Sporting. É a única questão que importa. Sem entrada de capital na SAD, o Sporting não vai renovar nenhum contrato, não vai comprar nenhum jogador, vai ter dificuldade em não vender jogadores pelo preço mais absurdo que aparecer e sobretudo pode ver o uso de Alvalade e da Academia seriamente afectados.

É isto que se coloca pela frente dos candidatos às eleições. Medo....

Podem começar a enviar cartas de agradecimento a GL pelo estado do clube. Não é único culpado, mas se era hora de apertar o cinto este senhor andou a “vender” investimentos na equipa...que estão à vista nunca tivemos forma de pagar...

Não se pode mandar esta gente para tribunal?

SL

4 comentários:

  1. Só agora comecei a ler este blogue. E devo dizer que escreves muito bem! Colocas os pontos nos "i" e o dedo na ferida. Que, no caso do nosso Sporting, é uma ferida aberta quase a gangrenar.

    Excelente post. O grande problema (para mim) é que desviar a questao para "o investidor" corre o risco de te forcar a escolher um candidato que até pode nem ter ideias mas arranjou um cheque de 100 milhoes de euros. E isso é perigoso...

    Saudacoes Leoninas
    Petinga

    ResponderEliminar
  2. Também eu comecei agora a ler este blog. E gostei.

    Vai fazer parte da minha lista. Se quiserem adicionar

    eulevezinho.blogspot.com

    Sinceramente não acredito como as coisas aconteceram. Desde o inicio que este GL era perigoso.

    Ganhou as eleições de forma estranha e "rebentou" com o resto que existia...

    Neste momento não vejo o futuro.

    ResponderEliminar
  3. "Não se pode mandar esta gente para tribunal?"

    é uma pergunta que me faço há anos (e olhem que já vou tendo sessenta e quase todos) e continuo sem resposta uma vez que isto se passa no nosso clube e também no país que é quase sempre governados "p'los mesmos"

    Haja coragem para votar na mudança senão, lá teremos maais uma época perdida e o aumento exponencial da dívida.

    Abraços verdinhos de esperança

    ResponderEliminar
  4. Concordo no essencial. Tinha alguma esperança que os 25 milhões fossem bluff de GL para afastar candidatos.
    A preparação desta época foi uma desgraça. Jogadores a mais e salários incomportáveis para o clube. E se o plano era apostar tudo na Liga dos Campeões...

    ResponderEliminar