segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Tomates de Cangalheiro

Gosto de ver o pessoal à espera de candidaturas para a presidência do Sporting como se fossem carreiras de autocarros, como se fossem coisas que já são garantidas a partir do momento que é convocada uma eleição. Ainda hoje ouvi dois tipos sobre o tema "Isto desta vez está fraquinho..." "Pois está...é o que dá...não aparecem candidatos..." "Ah...mas ainda vão aparecer mais..." e a coisa continuava por aí fora...

Ora tenho em crer que salvo Soares Franco, Dias da Cunha, Bettencourt e Godinho tenham sido raptados por extraterrestres e formatados para não vencer troféus, nenhuma destas presidências revelou estar à altura da grandeza do clube. Não conquistaram nenhum título de monta e não realizaram encaixes tão significativos de dinheiro que mereça alguma ressalva. Foram portanto mal sucedidas. O que é que isto nos diz então dos actos eleitorais que as elegeram? Que foram bons? Deram espectáculo? Deram bons debates? Prometeram muitos jogadores e treinadores? Fizeram muitas capas de jornal?

Estas eleições, para mim, vão ficar marcadas por um paradoxo. Numa visão populista, são as "promessas" que ganham eleições. Mas o que vão "prometer" estes candidatos? Todas as pessoas providas de cérebro já entenderam que desta para a próxima época o clube vai ter de vender, mais que comprar, desinvestir mais do que investir. Se forem rigorosos estes candidatos prometeriam cortes...mas também entendo que isso não será a melhor forma de motivar ao voto.

Isto vai ser mais sobre modelos de jogo:
como se presidentes tivessem de entender destas coisas. O modelo de jogo é algo que deve ser criado por ser o que melhor se adapta ao nosso tipo de futebol e ao atleta português. Nunca vi ninguém no Sporting dizer qual era...e se as contratações (jogadores e treinadores) no futuro não poderiam ter mais sucesso a partir do momento que isto se implemente de alto a baixo no clube.

manager ou diretor desportivo
ou seja...chouriço da beira alta ou baixa)

Jesualdo ou Jesualdo
para D.Sebastião já tem uns anitos...e uma pachorra de santo para aturar este bando de malucos. Agora penso que no final da época deveria regressar ao posto para que foi contratado. É que sempre prefiro um Professor campeão como manager do que mais um Costinha, Carlos Freitas e outros cowboys de scouting que há por aí. O Sporting precisa de encontrar um bom treinador. Bom mesmo. Precisamos do nosso Klopp.

manter e como Alvalade e Alcochete
agora a Academia é como o santuário de Fátima...onde Ronaldos saem em procissão num andor até Alvalade, como se por divina arte se materializassem miúdos de 18 e 19 anos...sem que se valorizem as centenas de pessoas que com uma dedicação extrema fazem isto tudo acontecer. Gostava de ouvir dizer a um candidato que quem merece investimento são as pessoas que trabalham no Sporting...a decadência no Sporting é a mesma do país....não se valoriza o trabalho, o empenho, quem faz, quem cria, quem mantém...valoriza-se a esperteza saloia, o show-off, o status, o poder, o crime, a falcatrua, a golpada, o fácil e rápido de ganhar.

Alvalade. Alguém me explica para que é que construímos um Shopping à volta da barriga do estádio quando 95% do jogos começam às 20:15 ou mais tarde? Para levar a família? A namorada? Mas alguém deposita alguém que goste num Shopping para passar a noite sozinho? Quem foi o iluminado que teve esta ideia? Além de um bando de lojas decrepitas...o que foi realmente conseguido além de esbanjar mais uns milhões do nossos cofres?

Alvaláxia? Aquilo é o Alvalaximitério! Queriam fazer dinheiro com a zona à volta do estádio? Fizessem um museu a sério, como os nossos bimbissimos rivais se aprestam para fazer...fizessem auditórios para eventos e palestras, fizessem espaços de diversão noturna...não fizessem nada e poupassem o dinheiro...

modelos de comportamento institucional com a banca
eu quero lá saber se somos nós com a banca ou a banca connosco, um por cima do outro...isto é como estarmos a discutir se queremos ser comidos já ou depois de tomar banho...inútil.

relação com os rivais
antes de estarmos a discutir sobre como vamos mandar uns sopapos no porto ou umas cacetadas no benfica deveríamo-nos era preocupar nas razões porque os nosso rivais actuais são o Rio Ave, o Estoril ou o Paços de Ferreira e deixarmo-nos de merdas...será que o agricultor se preocupa assim tanto com a decoração da mercearia?

o investidor
podia ser um um filme do Stallone...em que um tipo durissimo, já para o final da coisa chega a Alvalade e sem dizer uma palavra bate com uma mala cheia de dinheiro na mesa, tira óculos escuros escuros e diz para Nobre Guedes..."you piece of shit...motherfucker...get outta here!!" e o filme acaba com o futuro presidente do Sporting a gastar alegremente o dinheiro, depois de saldar todas as dividas da SAD.

Pois é Hollywood...a verdade é que não andam por aí bandos de palermas com 100 milhões na algibeira prontos a investir em coisas mal geridas e cheias de dívidas...e se os houver...mandem-me os nºs dessa gente, que aqui o Dady...needs a brand new bag.

Seja como for, sejam os temas que forem...é preciso ter tomates para avançar para isto. O próximo presidente pode...mesmo...se isto não muda...ser o último presidente do "grande" Sporting...e para cangalheiro não vai qualquer um. Quem é que dúvida disso?

SL

7 comentários:

  1. Não metas Dias da Cunha no mesmo saco dos outros que esse ainda foi campeão.

    ResponderEliminar
  2. Dias da Cunha não tem nada a ver com os outros. Foi um bom presidente, Campeão Nacional de Futebol, vencedor, também, de outros títulos no Futebol e foi contra a venda da Alvaláxia, Holmes Place e Edificio Sede. Se ele não se tivesse ido embora e entrado FSF, de certeza que o Sporting não estava neste estado.

    ResponderEliminar
  3. essa do Dias da Cunha é um erro imperdoavel Javardeiro, não só foi campeão e ganhou taças como foi a uma final europeia e lutou com tomates contra o sistema ...

    o jesualdo é ou devia ser esse mesmo treinador competente que todos sabemos que precisamos e muito (a menos que se arranje um klopp, um mourinho ou um guardiola), se não podemos ter gajos desses, pelo menos pior que o jesus ou o vitor pereira não é. é exigente e desenvolve jogadores jovens com qualidade.

    ResponderEliminar
  4. não é o mais relevante do teu bom texto, mas é uma falha imperdoável para qualquer leão a forma como enfiaste o dias da cunha, um gajo íntegro e que sempre defendeu o clube por cima de tudo e a verdade desportiva, que foi campeão, no mesmo saco desses coveiros.

    Por outro lado também seria importante separar o soares franco do jebardo e do pequeno godo - apesar de dar uma hora por dia ao Sporting, veja-se a política desportiva que ele assumiu e os resultados desportivos e financeiros que ela trouxe. O descalabro vem de trás, do roquette, mas a queda a pique começa com o JEB. Não sei que vai ser de nós.

    ResponderEliminar
  5. O Soares Franco teve resultados liquidos positivos, baixou o Passivo.

    O Dias da Cunha foi campeão, lutou contra o sistema.

    Mas todos são do projeto roquette, são da continuidade, da banca, e por isso sim, são metidos todos dentro do mesmo saco.

    E não vou estar aqui a enumerar as várias coisas negativas que fizeram, porque são tantas que é complicado, mas deixo aqui este site para consultarem:

    http://www.queremacabarcomoscp.pt.vu/

    SL

    ResponderEliminar
  6. É...a nossa expectativa é tão baixa que Dias da Cunha e Soares Franco são para vocês sinónimos de bons presidentes. Eu não disse que foram tão miseráveis como os 2 últimos, mas no mandato de Dias da Cunha foram feitos enormes investimentos em inúmeros jogadores que renderam pouco mais que zero. Quanto à denúncia do sistema...eu prefiro alguém que combata inteligentemente no anonimato...do que alguém que está sempre a queixar-se mas não age. Eu chamo a isso pactuar.

    Quanto ao título, Dias da Cunha não ganhou um título...herdou um título.

    O Senhor Soares Franco ganhou umas taças sim. E marcou os níveis de ambição tã baixos que deu épocas a fio ao Benfica para recuperar. A descolagem dos dois rivais começou aqui. A aposta num modelo de contenção com Paulo Bento podia ter resultado...se tivesse durado mais 2 ou 3 anos...mas se nos lembrarmos da época...já ninguém suportava ver a equipa jogar daquela maneira...eram matrecos onde ter um Tiui ou um Liedson era mais ou menos a mesma coisa...

    ResponderEliminar
  7. Dias da Cunha foi de longe o melhor presidente neste século.
    O Sporting recuperou um pouco da sua grandeza durante a sua presidência,(e não foi só no futebol) pôs o Porto no seu lugar (lembram-se que foi neste período que Pinto da Costa foi contestado?) e o Benfica debaixo do braço. Afrontou o sistema de forma corajosa. O maior erro na minha perspectiva, foi a construçao do estádio, que derrapou terrivelmente. Ainda tenho saudade do velho Alvalade.
    E se herdou um título, foi de Roquette, que hoje muitos criticam por ser da dinastia croquete. a descolagem não começou com Dias da Cunha, começou com Soares Franco.

    ResponderEliminar