quarta-feira, 13 de março de 2013

Erro de casting

É hoje claro como água que a escolha de Godinho Lopes para presidente do Sporting foi um erro. Se fizerem uma viagem no tempo dentro deste blog podem relembrar-se do que se temia na altura. Vou sou dar um cheirinho:

1/ Não tinha carisma
2/ Parecia o "porta-voz" de uma coligação e não uma figura forte
3/ Prometia demais (jogadores, treinadores, contratações, etc)
4/ A sua lista tinha de tudo, de todo o lado, de todas as cores

Mas GL não ganhou só pelo lindos olhos da sua lista, muitos votos foram para ao seu bolso para evitar que Bruno de Carvalho vencesse. As pessoas mais conservadoras elegeram um presidente que, irónico, cumpriria o mandato mais aventureiro, mal planeado, hesitante e cheio de erros que há memória. Tinha a certeza na altura e hoje também, que Bruno de Carvalho teria feito bem melhor.

A grande reflexão que tenho feito é esta: Quem é Bruno de Carvalho? Será que tem o estofo para liderar o clube nesta altura ou vai ser mais um erro de casting como o último? Será que há massa por detrás daquele discurso que disfarça nervosismo com arrogância?

É que não vamos brincar...o Sporting é um problema muito muito grande...e BC pode dizer o que quiser, mas vai se agarrar a um touro quando tem treinado com...hamsters.

Do outro lado do ringue temos Couceiro. Rodado no futebol, sabedor do que é preciso fazer e o que custa. Sério, profissional, competente. Dúvida: Terá o pulso firme e a capacidade para motivar os sócios? Será capaz de cortar de vez com a "banha" que mama directa ou indirectamente no clube e ao mesmo tempo abrir o Sporting a um novo paradigma de "clube dos adeptos"?

É nisto que se divide o meu voto. Entre o mistério do que vale mesmo BC e a dúvida da firmeza do "afável" e tranquilo JC.  É que olhar para as listas de qualquer um é como fumar umas brocas em dia de calor. Dá sede e sono. Pode ser que me engane e daqueles tipos saia gente com capacidade para ajudar o presidente a governar, mas lá que não parece, não parece.

Duas dicas aos apoiantes das duas listas.

1/ Os conservadores enganam-se tanto ou mais que os outros.
2/ Ser diferente não é uma qualidade.

SL


15 comentários:

  1. "Será capaz de cortar de vez com a "banha" que mama directa ou indirectamente no clube"

    Mas não são também esses que o escolheram?

    Só por aí começaria logo refém desses mesmos interesses.

    ResponderEliminar
  2. Eu votei em BdC há 2 anos e garanto-te que não o voltarei a fazer. A minha 2ª escolha era Abrantes Mendes. A última era, GL, para alguém sem grande perfil e que só ganhou porque tinha o Duque e o Freitas.

    "Tinha a certeza na altura e hoje também, que Bruno de Carvalho teria feito bem melhor."

    Van Basten? A sério? Sabes onde é que ele está a treinar?
    Esquece, não vás por aí. Domingos era o treinador querido por TODOS. Era o que mais fazia sentido. Ninguém, repito, ninguém poderia prever que seria tão mau treinador com os bons resultados que tinha conseguido na Académica e no Braga.

    Esse foi o único erro que posso perdoar a 100% a GL, porque era um erro nada óbvio. O grande erro de GL não perdoável foi despedir Freitas e Duque e não arranjar LOGO alguém que percebesse de futebol, pois manteve o Sá Pinto e Oceano por muito tempo e ainda foi buscar um estrangeiro sem qualquer valia como treinador.

    "Dúvida: Terá o pulso firme e a capacidade para motivar os sócios?"

    Esta é uma boa questão. Mas eu diria que qualquer presidente não precisa de ter grandes capacidades de motivação, basta que consiga que a equipa de futebol tenha bons resultados e não nos envergonhe. Basta que se rodeie de pessoas que percebam de futebol (Dias da Cunha teve durante algum tempo gente assim, lembras-te?) e que tenha estrutura de suporte.

    Eu confesso que irei votar em Couceiro porque não gosto da atitude de BdC, mas sobretudo porque gosto de Couceiro como pessoa do futebol.

    ResponderEliminar
  3. O tal que enquanto director geral contratou escolheu para treinador, o Van Basten.

    Minto! Foi o Carlos Manuel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nao atirar areia para os olhos das pessoas SFF, o proprio ja disse que qd chegou ja tinham tudo tratado com o Carlos Manuel e que a escolha nao foi sua... portanto, para se ser credivel é preciso ser-se sério e honesto

      Eliminar
    2. O JC chegou em Janeiro... O Carlos Manuel foi contratado em Novembro e começou a trabalhar como treinador principal do SCP em Dezembro do ano anterior. Desculpem, mas não suporto mentiras. Nem numa campanha para eleições cruciais como a que estamos a viver pode valer TUDO...

      Falta dar os parabéns pelo post. Tb eu tenho as minhas dúvidas, algumas coincidentes com as do Javardeiro.

      Abç e SL!

      Eliminar
    3. Resumindo, o Couceiro já teve duas passagens FALHADAS por Alvalade!

      O Couceiro nunca ligou nenhuma ao Sporting! Nunca vai às AG do Clube, e só se lembrou, conveniente-mente, agora aos 50 anos de idade que o SPORTING tem Modalidades!

      Tenham vergonha na cara! ainda há gente que tem duvidas em quem votar?? Infelizmente merecemos mesmo aquilo que temos...

      Eliminar
  4. O Sporting precisa de um presidente que perceba de futebol, que conheça os meandros do futebol. Couceiro conhece bem, nas suas diversas vertentes, pois foi Pres. Sind. Jogadores, Treinador e Director Técnico. Por outro lado a lista de BC tem à frente do Dep. de Futebol, Virgilio. Não digo que não seja um bom sportinguista, mas desde que deixou de jogar futebol - há mais de 20 anos, não se lhe conhece curriculum no mundo do futebol. Mais um tiro no escuro? M.Sousa.

    ResponderEliminar
  5. José Couceiro já disse que tenciona cortar o Orçamento para o Futebol do Sporting para metade do seu valor actual. Se ele julga que a Austeridade vai fazer do Sporting um Clube mais competitivo e mais Forte, é só olharmos para o País em que vivemos e vermos à nossa volta tanta miséria e desgraça junta devido à Austeridade que o Governo e a Troika impôem todos os dias a este nosso Portugal. A competitividade de uma boa equipa de Futebol é meio caminho andado para a recuperação económica do Sporting. Sou a favor de uma progressiva redução de Custos para o Futebol do Sporting mas não aquela Receita que o José Couceiro quer impor ao Futebol do Sporting. Seria demasiado perigoso termos um Orçamento inferior, por exemplo, em relação ao do Sporting de Braga. É uma situação que nem me passa pela cabeça, isso seria o fim da Grandeza do Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. todos ja disseram que temos de cortar o orçamento... o severeino fala em orçamento de 22 milhoes a contar com equipa B e C. O BdC ja falou em cortar as despesas para 60% das receitas operacionais...
      portanto qual é que nao falou em reduzir orçamento? é imperioso..

      Eliminar
  6. Sou adepto do SCP desde que me posso lembrar. E tenho seguido com atenção as campanha para eleger os nossos corpos dirigentes. Ainda assim, não posso deixar de perceber que todos os bloggers que por aqui andam a escrever e a defender os seus candidatos, sejam eles quais forem, não deixam de partilhar duas coisas: 1- Quem apoia José Couceiro fá-lo por considerar que é um homem do futebol e nada mais, pois mais não se vê do que isso. 2- quem apoia BdC fá-lo porque parece representar a rutura...
    Eu apoio BdC 1- porque está melhor preparado para ser presidente de um clube popular e não de um clube elitista como alguns gostam de afirmar. Já o dizia Abrantes Mendes... 2- Porque tem projeto,para o qual convidou Couceiro, tendo o mesmo recusado. O que nos leva a pensar que se este senhor quer o bem do SCP talvez devesse ter aceite ao invés de querer o poleiro.Uma lista única e agregadora seria do melhor que podia acontecer ao Sporting. 3 - porque tem a combatividade necessária para elevar o nome e o orgulho do clube...
    4- porque ninguem consegue explicar porque é que este senhor representa um perigo enorme...
    5- porque apresenta um fundo para investir no Sporting e chamam-lhe mafioso!?!?!?!
    A única coisa que vou vendo é que dois lados a escolha de candidato está a ser feita porque sim! e fica mal dizer que se vota em Couceiro porque é um homem do futebol... e depois? eu tb sou e não é por isso que seria um grande presidente...

    ResponderEliminar
  7. A minha grande dúvida também é...: entre o JC e o BC (para mim o Severino não conta...se o homem me ligasse alguma, ainda diria que eu era um "infiltrado..."), qual deles poderá ser melhor neste momento para o Sporting...?

    Depois há também da parte dos adeptos uma responsabilidade muito grande...:

    Temos de ter as ideias bem clarificadas e aceitar que a equipa durante algum tempo, não nos dará certamente...certezas de ser campeã...

    Mas o apoio terá de ser constante...!!

    Há quem entenda que não se pode baixar o orçamento...
    Pois é ...joguem lá no euro milhões a favor do Sporting, pode ser que o milagre...aconteça...

    Depois... o pós eleições também vai ter uma importância muito grande...vamos ter de nos unirmos em defesa do Sporting...

    Por mim, mesmo que não ganhe o candidato por mim apoiado, quem for eleito...será também o meu presidente...!!

    Força Sporting...!!

    ResponderEliminar
  8. Ja creitiquei este blog por alguns post's menos conseguidos, mas deste gostei.
    Tenho as mesmas duvidas, mas o meu voto esta a cair para o lado do Couceiro, percebe de bola, gosto da restante lista que o acompanha e gosto nao ter apresentado lista ao conselho leonino.
    Re

    ResponderEliminar
  9. Quanto a bruno d carvalho nao e do mundo do futebol e as pessoas que o apoiam para essa missao sao virgilio, venacio e inacio. Alem do mais custa me votar numa lista onde esta vicente moura.

    ResponderEliminar
  10. Há um individuo que traçou uma meta: ser presidente do Sporting custe o que custar. Falhou à primeira foi arrogante e desestabilizador, mas levou a "água ao seu moinho".E curiosamente ou não há uma rede na internet 100% interventiva em seu favor. Basta um blog dizer algo de mal sobre ele para ser logo atacada por 6/7 comentadores no activo. O anterior presidente foi uma nulidade. As criticas, no geral, são justas mas tenho muitas dúvidas da capacidade de BC ser presidente do Sporting! não basta querer é preciso saber! Eu respeito todos os candidatos. Este foi o 1º de que falei se o dono do blog me permitir falarei dos outros.

    ResponderEliminar
  11. Ora bem, quem diz que a Lista do JPC (5 elementos)é boa para liderar o Sporting não pode estar a falar a sério!
    José Couceiro hoje em entrevista á Bola Tv diz com todas as letras que ele não "manda", mas sim "comanda": a isto devo dizer que a um presidente de um clube com a dimensão do Sporting Clube de Portugal, exige-se liderança, capacidade, carisma. E que mande! Um PRESIDENTE MANDA...um treinador ou director desportivo, esse sim, "comanda"...sob a égide do Presidente! É mais do que óbvio que ele nunca poderá mandar se for eleito presidente e todos sabem as razões. Não quero com isto dizer que me inclino mais para A ou B! Apenas constato que não vejo assim tantas capacidades em JC para ser presidente do meu Sporting. A "treta" que se quer fazer passar que ele é um homem do futebol (inquestionável), não se coaduna com os seus exitos e amostras de um homem de sucesso neste mundo.
    Tudo isto só me faz ter ainda mais saudades do nosso querido João Rocha.

    SL

    ResponderEliminar