terça-feira, 12 de março de 2013

Nas Avenidas da Amargura


Começa a ser evidente que o Sporting acabará na Liga bem longe dos lugares europeus. O que quer dizer que provavelmente equipas como Braga, Paços, Rio Ave, Guimarães, Marítimo e até Estoril ou Nacional podem fazer melhores campeonatos que nós.

Isto não é uma lição, é um curso de faculdade e mestrado em "Como foder uma época desportiva" dada em tempo recorde por reitores ilustres como Godinho Lopes e catedráticos como Duque e Freitas, passando por professores chanfrados belgas, estagiários internos, compras e dispensas de tudo e mais um par de botas de um ex-inspector da PJ.

Normalmente costumava-mos pensar que se um clube grande fizesse mesmo merda da grossa acabava em 4º ou 5º lugar. Essa lei de Newton desportiva teve um update. E dos bons. Já é quase garantido que ficaremos na 1ª Liga, mas andámos muito tremidos…valeu a experiência e pulso de Jesualdo para evitar uma falência diretiva que já tinha mandado a toalha ao chão e entrou para aquela fase dos encornados que vão ver albums de fotos para o sofa com caixas de lenços de papel e chocolates.

Safámo-nos do absurdo. Vamos acabar entre o “ridículo” e o “mau demais para ser verdade”. Olhando para a atual equipa, não se consegue entender como é que um plantel daqueles consegue tão maus resultados. Não me venham com os “ódios de estimação” pois cada um tem o seu e todos os plantéis na história do futebol tiveram os seus astros de meia tijela.

Capel joga para o chão, Wolfs não marca golos fáceis,  o Rojo é lento,  Boulahrouz é sempre expulso, a lista de chavões para diagnosticar os maus resultados é infindável, mas como tudo na vida,  um gajo não tem o carro que quer, mas o que pode. É claro que todos os jogadores têm defeitos, o Ronaldo e o Messi tem uns quantos, mas não acho que tenha existido um alinhamento de planetas no gabinete do Freitas, que tenha feito com que o Sporting só tenha contratado refugo.

Jesus diz que com ele Capel e outros valeriam mais 50%. Apesar da basófia, há que entender o que isto quer dizer num sentido mais CSI da coisa. Quem já deu uns pontapés numa bola, sabe que no momento em que já não objetivos há vista, coletivamente dá-se um baque geral,  corre-se menos, treina-se menos, a adrenalina desaparece por entre os dedos dos pés…e quando em campo se sofre um golo, já não há vontade em dar aquele litro a mais para recuperar.

Quando acontece estes drops brutais de profissionalismo, entra em campo uma coisa que se chama treinador. O problema este ano é que Sá Pinto não teve sabedoria para mudar o disco do “à Sporting” e Vercauteren passou das botinhas de lã (quando não podia) para os chicotes de espigão (quando já não fazia falta).

E isto para mim explica mais o rendimento de tanga do nosso plantel, que todas as 236 teorias do Visão de Mercado.  Se tivessemos um treinador à seria, talvez ainda andássemos a lutar com o Braga pelo 3º lugar. Ou melhor se tivesse sido Jesualdo a fazer a pré-época…a luta pelo título está longe e aí confesso que faltava a este plantel ter recebido um central que mande na rectaguarda, um grande ponta de lança, dois laterais feitos e um pivot com cartel para descobrir os avançados por entre as pernas dos 8 defesas que os “grandes treinadores portugueses” costumam por atrás da linha da bola.

Portanto o que me parece mais estúpido é vender algum jogador deste plantel com base no desempenho deste ano. Acredito que não é preciso que venha Jesus ou outro salvador para tirar mais de cada jogador e muito mais desta equipa. Basta começar bem…com rigor…amealhar vitórias…encher o depósito de confiança, digerir com sabedoria os maus resultados e aguentar firme e feio as cacetadas. Se isto for feito, valerá mais que 10 contratações e poupará à SAD andar a vender-se nas esquinas por um qualquer perdão bancário.

SL

3 comentários:

  1. Exatamente a minha opinião.
    Tal e qual, sem tirar nem pôr.

    LaCulebra

    ResponderEliminar
  2. Fiz no inicio deste mês 70 anos e isso quer dizer que a minha memória do Sporting já ultrapassou os 60...
    E nunca...nunca me recordo de um descalabro destes...

    O que pode fazer de mal a um clube centenário uma mão cheia de dirigentes incompetentes...

    Há no historiual dos últimos anos do dirigismo sportinguista, muitas situações que certamente seriam consideradas crime, se ajuizadas por juizes que o fossem, não apenas de nome...

    Semana a semana...como tenho dificuldade em justificar ao meu neto que tem agora a idade da memória do Sporting que eu guardo...que não vamos desistir...pois a glória está aí ao virar da página...

    Li há pouco que Godinho Lopes vai vender um jogador para pagar os ordenados de Março...
    Com a desvalorização constante do plantel, será que não vão ser necessários 2 ou mesmo 3...?

    É claro que a Esperança é verde...!

    É certo que os meus longos anos de vida, já me mostraram que mesmo os piores momentos...são passíveis de ser ultrapassados, embora com esforço...se colocarmos toda a nossa força nessa tarefa...

    Espero ansiosamente o dia 23 de Março...!
    Neste momento ainda não sei bem em quem votar...mas seja lá quem ganhar, espero que finalmente para além de sportinguista...seja competente...

    Força Sporting...!!

    A Glórai vai acabar por chegar...!!

    Para os sportonguistas mais jovens...:

    Não desistam...

    Não desesperem...

    Tenham calma...e muita paciencia para a equipa...!!

    E claro, mais do que nunca... o apoio incondicional é absolutamente necessário...!!

    ResponderEliminar
  3. Creio que dificilmente se voltarão a juntar numa época tantos tiros no pé e bolas ao poste como esta. A nossa época foi uma bola de neve, em que tudo o que podia correr mal, correu mesmo mal, desde aquela maldita final da Taça, que perdemos com uma única oportunidade de golo contra.
    Desde lesões (Schaars sobretudo!), passando pela opção de dispensar Oguchi, até flops como Viola, valeu tudo. Um treinador que quis fazer um plantel de 40 jogadores, desde jogos perdidos no último minuto, auto golos e expulsões que ninguém sofre (aquela do Schaars contra o Gent matou-me), uma eliminação estúpida na taça em que o Ricky é abalroado no último minuto antes do prolongamento. Nem um penalty conseguimos marcar este ano. Só faltou o Patricio meter agua. Ah pois, isso também aconteceu no Estoril.

    ResponderEliminar