quarta-feira, 27 de março de 2013

O resgate do adepto Ryan

Para um clube que chegou a ultrapassar...e bem...os 100.000 sócios, é mais ou menos humilhante ter cerca de 30.000 aptos para eleger um presidente. Talvez José Roquette, quando enunciou o paradigma do novo Sporting "deixaremos de depender da bola na trave" devia também ter acrescentado que "deixaremos de depender das cotas dos sócios", ou mesmo "deixaremos de depender de público no estádio"...quem sabe até "deixaremos de depender de ser Sporting".

A empresa Sporting foi tão amada como um filho toxicodependente. E agora que "parece" ter entrado na reabilitação, há uma vontade enorme de todos os adeptos de voltar a amar o clube, o emblema, os atletas. Não conheço um sportinguista que não entre num reflexo pavloviano quando ouve a combinação de palavras "situação financeira Sporting". Desde há 8 ou 9 anos que parecemos ser sócios de um investimento em massa, uma coisa que remotamente tem ligações com o desporto...e é difícil ser adepto de contas bancárias...ainda para mais em saldo negativo.

Espero bem que BC nos resgate das folhas de facturação e nos coloque mais uma vez sentados a ver bola.
De caminho o presidente pode até, reflectir bastante sobre os porquês de tantos adeptos e ex-sócios estarem de costas para o clube. Quem sabe não lhe ocorre uma das seguintes ideias peregrinas:
-baixar o preço dos bilhetes;
-acabar com a "autoridade" de algumas claques leoninas;
-dinamizar os dias e as noites de jogos em casa (Alvalade não tem sido só cemitério de treinadores...é um velório sem festa - passe a redundância - que dá tanta tusa em voltar como de voltar a vestir um cadáver)
-resolver a novela mais antiga do futebol português....no ar desde 2004...a do relvado.

Alvalade terá de acordar. Nem que tenha de levar com um balde de água gelada nas fuças. Mas temos de abrir os olhos...começar a ver futebol...e gostar.

SL

5 comentários:

  1. Nem mais...!

    Temos de voltar a "ser" Sporting...!!

    temos de voltar "a ser" os melhores adeptos do mundo...!

    Temos de "mandar" os assobios e as vais (aos nossos)...para o buraco mais fundo do fosso...!!

    ResponderEliminar
  2. Apenas uma reflexão à sua afirmação: "Para um clube que chegou a ultrapassar...e bem...os 100.000 sócios, é mais ou menos humilhante ter cerca de 30.000 aptos para eleger um presidente."

    Tendo em conta as palavras do Eduardo Barroso, onde afirma duas coisas que, a meu ver, desmentem o acima citado, a saber:

    1 - Votaram cerca de 50% dos sócios que o podiam fazer, sendo esta contabilização uma proeza(!)
    2 - Foram as segundas eleições mais participadas de sempre.

    Mesmo dando um certo desconto ao senhor, que parece estar sempre ultimamente cansado, as suas palavras contrariam a sua ideia de por termos 30 mil sócios com condições para votar, e lembrando o facto de em tempos termos tido 100 mil votos, que este facto é humilhante.

    Ora basta fazer umas contas simples, para verificar que o meu caro enganou-se.

    Dia 5 de Abril, faz cinco meses que o meu filho é sócio. O nº é qualquer coisa à volta dos 100 mil.

    Nem todos podemos votar. Podemos ser 500 mil e apenas uns quantos milhares votarem.

    SL

    ResponderEliminar
  3. O jogo de pré-época contra o Valência teve 50 mil espectadores em Alvalade.
    Se há algo que não pode ser acusado à direcção de Godinho Lopes é não foi feito nada para levar gente (leonina) ao futebol.

    A bola tem de entrar. Parece fácil, mas é algo que nós não conseguimos controlar (há quem consiga, mas não no Sporting).

    ResponderEliminar
  4. Vocês devem ser muito novitos por isso já não se recordam,mas o Sporting chegou a ter esse número de sócios pagantes por uma simples razão na altura.

    A secção Ginástica do clube na altura levava a muita gente a tornar se sócia para frequentar as aulas(hoje já existem os holme places e afins em forma maciça por todo o lado),muitos mas mesmo muitos desse tais 130 mil que referem nem sequer eram Sportinguistas.

    Mas se é normal ver gente nova indignada por ver o nível numerário de associativismo a ter decaído em comparação com os números do passado,o que me espanta é ver gente que viveu o Sporting nessa altura e ir para tv mostrar total desconhecimento desta situação.

    Muito provavelmente não fazem por desconhecimento,pois qualquer migalhinha para esse gente é aproveitada para caluniar e deitar a baixo este clube(muitos deles infelizmente ditos "Sportinguistas").

    Mas pondo de parte esta situação(que tem uma enorme relevancia)é fácil explicar o porque desta ausencia de associativismo.O desagrado e desilusão com sucessivas direções que causaram um prejuízo desportivo e financeiro (na minha opinião quase impossíveis de reparar,vai ser preciso um milagre)afastou muita gente do clube.E depois temos de pensar qual é a faixa etária que corresponde á maioria de potenciais novos sócios.

    É óbvio que se trata da faixa etária mais jovem,mas o clube deixou de ser apelativo para eles.A exemplo posso dizer que os meus pequenos hoje em dia tem vergonha de dizer na escolinha que são do Sporting,e por mais que eu lhes diga para não terem a verdade é que é complicado(afinal falar é fácil,mas eles é que sentem na pele o gozo dos seus colegas lampiõezinhos e tripeirozitos).

    O clube tem de se virar para a juventude pois é ela o futuro,ainda para mais quando hoje tem um presidente jovem e que parece ter uma boa aceitação por parte deles,á que capitalizar isso.

    Mas sem estabilidade financeira e desportiva vai ser difícil,e sinceramente é uma estabilidade que me parece complicada de alcançar.E chegamos ao ponto de haver muito "sportinguista" por ai a desejar que tudo corra mal á nova direção...quando assim é...


    ResponderEliminar
  5. "A secção Ginástica do clube na altura levava a muita gente a tornar se sócia para frequentar as aulas(hoje já existem os holme places e afins em forma maciça por todo o lado), muitos mas mesmo muitos desse tais 130 mil que referem nem sequer eram Sportinguistas."

    A ginástica e a natação também, porque havia muito poucas condições no distrito de Lisboa para a prática de desporto, antes das Câmaras Municipais desatarem a fazer pavilhões e piscinas com recurso aos fundos comunitários. E é verdade que muitos não eram sportinguistas. Ainda hoje há sócios do Sporting (especialmente miúdos) que não são sportinguistas. São sócios porque os pais os inscreveram para praticar desporto no Sporting. Não quer dizer que no Benfica e no Porto também não haja sócios praticantes que não sejam adeptos desses clubes, mas é possível que isso aconteça mais no Sporting, porque Alvalade tem mais prestígio nessa área e por isso atrai mais gente. O Sporting actualmente tem cerca de 6 mil atletas, enquanto o Benfica tem metade.

    Os tempos do João Rocha não voltam mais naqueles moldes. Voltar aos 15 mil praticantes é impossível, porque a concorrência não vai desaparecer toda, e para chegar aos 130 mil sócios outra vez e MANTÊ-LOS só através de um bom desempenho sustentado da equipa de futebol.

    ResponderEliminar