sexta-feira, 15 de março de 2013

Quedas

Hoje foi dia de reflexões. Fiz uma assembleia geral extraordinária com todos os neurónios que puderam aparecer. Sobre a mesa estavam 3 questões, a saber:

1- Em quem votar nas eleições. 2- Como é que o Sporting sai desta situação económica. 3- Quem devia ou melhor quem poderá ser o treinador do Sporting.

Vamos lá então.

1- Não vejo diferenças assim tão grandes entre o que propõe BC e JC. Ambos defendem contenção de custos e maximização de receitas com base na rentabilidade da Equipa B e Academia. A grande diferença é mesmo a proposta de estilo. A personalidade da próxima direção. A que está demissionária foi insegura, apostou o que tinha e o que não tinha num modelo sem plano B e o erro não foi investir mal. O erro foi ter investido demais e demasiado depressa.

Se dermos uma feijoada à transmontana a um naufrago que não come há 8 dias isso pode matá-lo. Ou seja o problema de GL não foi a continuidade, mas exactamente o contrário, quis mudar tudo e em duas épocas. A equipa demorou a "pegar" e já não recuperou a tempo. Uma péssima preparação física e táctica levariam o treinador seguinte. Um erro de casting levou o mais recente. Sobrou o manager.

O estilo da próxima direção deveria ser um misto entre o firme e o apaixonado. Discreto (os actos de gestão das últimas direcções têm sido discutidas em praça pública). Inovador (o clube tem de ser repensado) e sobretudo unido.

E caros, com este perfil e com estes candidatos, Couceiro será a melhor solução. Para já tem a minha preferência, mas ainda é cedo para passar a "apoiar" uma lista.

2- Só há mesmo uma saída. Ter bons treinadores, vender bem. Reinvestir apenas uma pequena parte do dinheiro recebido.

3- É óbvio que Jesualdo pode regressar a ser manager. Mas para mim o lugar para JF será sempre o banco. Apesar de ser evidente que nos salvou o rabo, não penso que JF seja o treinador ideal para o futuro Sporting. Fala-se muito em Jesus, mas penso que esse está "agarrado" ao rival. Se não estiver, é porque foi ele que não quis e nesse caso abrem-se as portas de Sporting e Porto. Mas passar de vermelho a azul é um risco...imaginem o resto.

SL


6 comentários:

  1. Sobre o ponto 1 deixo aqui um comentário que fiz num outro blog a propósito da entrevista de Couceiro na Bola.
    É que não me parece nada que entre JC e BC as diferenças sejam assim tão pequenas no que toca às soluções para o problema financeiro do Sporting.

    ---

    O mais grave na entrevista de Couceiro é a não existência de soluções para o problema financeiro do Sporting.
    (aliás os jornalista da Bola não foram ao fundo desta questão, deixando muita coisa no ar e sem resposta)

    O curto prazo, a falta de liquidez, os 25M, resolvem-se... com mais dívida à banca!!!
    Investidores, nada.
    Sobre perda da maioria da SAD, foge em frente.

    É confrangedor.

    "- E a SAD?
    - Depende. O que disse desde o início é que não tenho problemas em perder a maioria do capital da SAD, desde que haja salvaguarda em relação ao SCP. E que haja por exemplo possibilidades de recompra. O que é mais importante: salvar o Sporting ou fazer demagogia?"

    (salvaguardar o SCP? o que é isto? Recompra da SAD?!... isto sim é demagogia...)

    "- É presidente e chega à conclusão de que a salvação da SAD estará na maioria de capital num investidor e a posição dos sócios não é essa. O que faz?
    - Antes de se levar uma proposta a uma AG, tem de ser discutida e por isso é que digo que há responsabilidades na actual direcção que são lamentáveis, como deixar salários em atraso."

    (wtf!? não é essa a questão )

    "-Mas como vai resolver?
    - É uma questão com a banca. Há empréstimos de curto prazo."

    (wtf!? não é essa a questão 2,
    e não responde e os jornalistas não insiste )

    "- Isso está garantido?
    - Sim. Mas só como presidente se pode formalizar."

    (wtf?)


    Na mais importante questão que se discute nestas eleições, para além das óbvias banalidades do rigor e da contenção de custos e de um orçamento mais reduzido, Couceiro mostrou uma ligeireza e falta de rumo incompreensíveis.

    De facto confrangedor, para quem quer ser o próximo presidente do Sporting.

    Só se pode compreender estas respostas num horizonte onde o BES aposta tudo numa perda de maioria da SAD, com a entrada de capital do BES Angola. Não há outra explicação.
    Começo a não ter dúvidas que Couceiro se meteu numa situação onde julga que tem o poder, mas em que corre o risco de não ser mais que uma marioneta.

    ----

    Uma pequena nota subjectiva sobre a firmeza e paixão: se dois adjectivos houvesse para caracterizar as entrevista de BC à Bola seriam estes.
    Já JC foi um algo titubeante e redondo no seu discurso.

    Sobre a união, remeto para o texto de José de Pina:


    http://sporting.blogs.sapo.pt/794522.html


    SL

    ResponderEliminar
  2. Dissecando o post… (parte 1)
    "o problema de GL não foi a continuidade, mas exactamente o contrário, quis mudar tudo e em duas épocas. A equipa demorou a "pegar" e já não recuperou a tempo. Uma péssima preparação física e táctica levariam o treinador seguinte. Um erro de casting levou o mais recente. Sobrou o manager."
    Correndo o risco de parecer um "bruneco" devo dizer que resumir os dois anos de GL e companhia à frente do SCP a esta afirmação com uma triste metáfora sobre feijoada à transmontana!?!? é no mínimo infeliz!
    Dissecando o que foi dito:
    - "o problema de GL não foi a continuidade, mas exactamente o contrário, quis mudar tudo e em duas épocas." - sim, de continuidade nada, só facto de ter feito uma lista com elementos ligados ao sporting nos últimos 12-15 anos na ânsia de vencer eleições, juntando nomes "fortes" do universo sportinguista, ao invés de juntar uma equipa que pudesse gerir o clube decentemente, tendo inclusivamente corrido com Couceiro (elemento bastante válido na gestão de equipas de futebol) para o substituir por Duque!? Objetivo: ganhar o poder a todo o custo. Quando deveria ter sido: Cimentar uma estrura forte e com respostas para o futuro do clube, aproveitando base da equipa reforçada aqui e ali com 3/4 elementos de qualidade indubitável e suportada pela formação/equipa B, como fazem aliás todos os grandes de Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Dissecando o post… (parte 2)
    "A equipa demorou a "pegar" e já não recuperou a tempo." - bem, aqui existe até a desculpa de termos sido gamados/envergonhados pela arbitragem... Se a isso se somar a venda/dispensa de alguns jogadores de valor/base da equipa (na 1ª época: postiga - em saldos e titular da seleção -, djaló - há melhor sim, mas não se tem visto, e é do sporting -, Torsiglieri - depois de uma época de adaptação concluída e nenhum dos que veio mostrou ser melhor... - e até Maniche - era do sporting e não tremia frente a nenhum adversário. na 2ª época só vou referir João Pereira - em saldos e antes de um campeonato europeu em que seria titular da seleção tuga - e oniewu - não é um craque mas valeu 9 pontos em bolas paradas, gostava do sporting e o sporting dele e ainda não apareceu nada melhor). Acrescente-se a isso os jogadores flops como Bojinov e outros que tal, a incapacidade de segurar Domingos e a escolha/queima precipitada do grande Ricardo Coração de Leão - que merecia ter tido outra história no clube não fora a ânsia de salvar a pele dos dirigentes - que acabou por mais não ser que uma delapidação do património humano do SCP (algo que não interessava a estes senhores). Depois disto (e mais se poderia dizer) a afirmação postada "A equipa demorou a "pegar" e já não recuperou a tempo." parece-me simplista e demasiado eufemística...

    ResponderEliminar
  4. Dissecando o post… (parte 3)
    - Uma péssima preparação física e táctica levariam o treinador seguinte. Um erro de casting levou o mais recente. Sobrou o manager." - bem, e começa a ser díficil definir a simplicidade com que se explicam os erros GRAVES de gestão, mas vamos tentar. Um treinador (Sá Pinto) que sendo um guerreiro e provavelmente um grande treinador no futuro - caso tivesse crescido como adjunto de um grande treinador (Jesualdo até) foi lançado ás feras - com um plantel no mínimo instável ou até com falta de qualidade -, para solucionar os problemas de outros, e conseguiu de certa forma chegando à meia final da Liga Europa mas devia ter sido protegido ao mesmo tempo que se lhe exigia a conquista da taça de Portugal. não sendo capaz nunca deveria ter visto o contrato renovado e desta forma seria protegido como grande património humano do clube, nunca desgastando a sua imagem perante os adeptos
    - Obrigado Ricardo por teres aguentado a equipa neste momento díficil, continua a crescer (até poderia ser no SCP) que contamos contigo para o futuro - não seria o salvador da pátria mas pelo menos o guerreiro Sá que tudo faz em prol do clube do coração continuaria vivo.
    Depois há Vercauteren (após seis ou sete jornadas com Oceano que estaremos a pagar ainda agora, a entrada em cena de um bom treinador mais cedo poderia valer mais 5/6 pontos cruciais para a ida à europa) que sabe concerteza mais de futebol do que pôde mostrar ao leme de um navio a ir ao fundo (é campeão em dois clubes, não pode ser só sorte).

    ResponderEliminar
  5. Dissecando o post… (parte 4)
    Sobra Jesualdo, a melhor decisão de Godinho Lopes, que tem feito o possível e o impossível com uma equipa de juniores e um lateral do Beira Mar porque Ínsua, também (provavelmente)a melhor contratação de GL foi vendido porque há problemas de tesouraria corrente. Acrescentando a atual situação financeira (impossível de adjetivar tal é a vergonha). E eis um esboço da situação que este senhor tentou definir assim:
    "A que está demissionária foi insegura, apostou o que tinha e o que não tinha num modelo sem plano B e o erro não foi investir mal. O erro foi ter investido demais e demasiado depressa." e assim: "o problema de GL não foi a continuidade, mas exactamente o contrário, quis mudar tudo e em duas épocas. A equipa demorou a "pegar" e já não recuperou a tempo. Uma péssima preparação física e táctica levariam o treinador seguinte. Um erro de casting levou o mais recente. Sobrou o manager."
    A ter em conta que nem sequer me referi aqui à possível gestão danosa e outras coisas que se têm lido por aí, tentei apenas explicar com algum detalhe aquilo que não pode ser simplificado ou metaforizado como foi feito neste post porque "O pior cego é aquele que não quer ver"
    Couceiro até poderá ser uma boa solução mas a simples ideia/suspeita de que poderá/estará colado ao passado triste que aqui tentaram desculpar deveria ser suficiente para fazer fugir o mais crente dos sportinguistas.
    Se não houvesse Bruno votava Severino!
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  6. documentos oficiais sobre as "trafulhices" de Bruno de Carvalho. http://naovazporai.wordpress.com/

    ResponderEliminar