domingo, 28 de abril de 2013

A arte de saber vender

Saber vender é uma arte. Não é preciso aldrabar, viciar, especular...para fazer uma boa venda. É só preciso valorizar e esperar o momento ideal para vender. Assim que se ouviu o apito para o final do Sporting-Nacional e depois de mais uma sofrida, mas saborosa vitória...ainda o relvado não tinha arrefecido e já ouvia sócios a falar deste e daquele que tinham de ser vendidos para ir buscar aquele e o outro.

Isto de querer despachar jogadores, seja por corte de custos ou corte na casaca, não me parece uma forma inteligente de ajudar o clube a vender um activo. Pegando no exemplo de Adrien, é fácil entender que não tem sido um jogador influente nos últimos jogos. Não é o único. Se formos honestos podemos até ver que jogadores que há bem pouco tempo também levavam com o rótulo de "vende-se" diariamente no jornais, hoje são "para ficar". André Martins, Rojo, Capel ou Wolfswinkel...só provam que saber esperar traz resultados.

Adrien, Viola, Miguel Lopes, Labyad têm levado com tudo em cima e ainda não caíram no goto dos "especialistas". Há uns dias escrevi aqui elogiando Viola, sublinhando que tinha qualidades suficientes para lhe ser dada hipótese de provar o seu valor. Mas enquanto não vier um "doutorado" do olho destacar o argentino, muita gente vai achar que não serve para o Sporting.

Acho o mesmo de Adrien. Ter um bom plantel, por vezes tem destas coisas. Um bom jogador, perde posição e tem de saber esperar que o "comboio" passe outra vez, aprendendo com quem joga e dando o máximo nos treinos. Os mesmos que andavam a encher a boca para dizer que o Adrien não devia ter sido emprestado à Académica, que o treinador o ia levar para o Porto, que lá ia o Pinto da Costa ganhar um jogador às nossas custas...são os mesmos que dizem agora que o Adrien não vale nada e que tem de ser vendido.

Eu penso o contrário. Se o jogador quer sair, que peça ao seu agente que apresente propostas ao clube...ninguém o proíbe. Agora se é mais um para acabar vendido por valores ridículos (Liedson, Postiga, Carriço, Pereirinha) negócios palermas (Izmailov, Djaló) ou empréstimos inúteis (Gelson, Elias, Onyewu, Pranjic)...então mais vale estar sossegado e esperar que uma época mais conseguida faça valorizar o atleta.

Para se vender bem, tem de se mostrar que o "artigo" é valioso, resistindo inteligentemente às primeiras "sondagens" do mercado. É um risco, mas vale a pena. Adrien num contexto de venda necessária pode render 4 ou 5 milhões. Numa venda valorizada, 7 ou 8. Mas numa "colocação" no mercado depois de uma época destas, não dará mais do que 1.5 ou 2 milhões. Mas mantenho o que penso, salvo proposta decente, o Sporting não deve vender jogadores razoáveis, com margem de progressão e nome no mercado, antes que se valorizem. E muitas vezes não se valorizam nas primeiras épocas. Isto dos Quaresmas, Nanis e Cristianos viciou-nos a forma de ver a evolução de um jogador da formação.

Lembro-me de carreiras como Jorge Costa ou Raul Meireles, jogadores que não explodiram nas primeiras épocas seniores, e penso se no Sporting não tinham passado pelo que passa hoje o Adrien, Pergunto-me se o Sporting tinha esperado e encaixado com estes jogadores. Pergunto-me se o Sporting tinha sabido vender estes jogadores.

Vamos lá refrear os instintos de corretor de bolsa e dar tempo aos treinadores e diretores para decidirem sobre quando e como devem ser vendidos os jogadores. Por mim o Adrien, o Viola e o Labyad continuavam na boa. O que não parece às vezes é.

SL

4 comentários:

  1. é o que eu acho! devemos aguenta los a todos! Os que devem sair definitivamente sao os que estao emprestados... todos eles, com talvez a excepcao de wilson eduardo.
    Do plantel principal a vender algum porque se tem de vender e fazer bom dinheiro... o unico em condicoes de proporcionar um bom encaixe é Patricio.
    De resto mante los todos.. sim, ate Jeffren e pelos mesmos motivos de Adrien!

    ResponderEliminar
  2. Grande Javardeiro.
    Continua a brindar-nos com os excelentes posts!
    Abraço.

    J.C.S.M.

    S.L.

    ResponderEliminar
  3. O problema é que é preciso dinheiro para as despesas... sob risco de os jogadores acabarem por sair mas é a custo 0, à conta de ordenados em atraso. E esse tem sido o mal maior do Sporting: não há pilim para nada!

    ResponderEliminar