quinta-feira, 25 de abril de 2013

A esperança do futebol

Ontem o Dortmund deu ao futebol mundial muito que pensar. O que o clube alemão fez ao Real Madrid foi antes de mais nada uma lição. Simplesmente os alemães quiseram mais que os espanhóis.Quiseram, correram, marimbaram-se para os nomes, abanaram mas não caíram com o golo fora e deram um pontapé monumental no favoritismo no palmarés, massa salarial e prestígio do maior clube do mundo.

Na terça já o germano-galáctico Bayern tinha imposto a sua força perante um Barça apático e atordoado. No final da 1ª mão das meias-finais uma coisa sai claro: os alemães não tiveram medo do "lobo mau". Essa atitude destemida, só está ao nível de quem os tem no sítio e joga as suas armas na sua máxima potência. Tanto Barça como Real foram atropelados. Não por talento, táctica ou superioridade física, mas por mentalidade. Apesar de também terem grandes jogadores nas suas equipas...os alemães foram acima de tudo forças colectivas, com um animo de atacar a baliza invulgar...não tiveram o mínimo respeito pela fina flor de Ronaldos, Messis, Iniestas, Ozils e afins...e deram-se bem.

Qualquer um pode tirar as elações que quiser. Haverá quem ache que os alemães quebraram a hegemonia espanhola no topo do Olimpo do futebol, quem diga que os plantéis de Dortmund estão invulgarmente apetrechados de super-jogadores, quem pense que foi apenas uma nuance do jogo.
Eu penso que estarão todos longe da questão. Longe de entender que o futebol sempre foi um jogo de equipa, onde um conjunto vale mais do que um individualidade por maior que seja.

Essa é a esperança de um futebol amarrado por uma espiral de dinheiro, monopólios, ditaduras económicas, marketing e assimetrias desportivas. Terça e Quarta-feira, o establishment do futebol europeu tremeu. A UEFA deve ter jogado as mãos à cabeça...a tão desejada final Barça-Real foi às urtigas...e em seu lugar um clássico germânico, que até por contextos políticos será uma poeira de audiências no mundo.

E a esperança não se esgota na Liga dos Campeões. Pode ser emulada onde se quiser. Uma boa equipa que confie, que se dedique a 100%, que não se amedronte, pode derrotar outra apesar de favoritismos, apesar de das estrelas e orçamentos.

A esperança do Sporting também pode ser essa. Estabilidade, caminho, coragem, confiar nas armas que se têm, dar tempo para um projecto crescer. Lewandosky dificilmente chegará ao nível de um Higuain, Goetze não será nunca um Kaka, Kuba não é nem será nunca um Ronaldo...mas isso não equivale a nada...o passado e o futuro não se jogam em 90 minutos de futebol...e no presente é quem corre mais, luta e confia que se aproxima da glória.

SL

9 comentários:

  1. O Sporting nunca será um Borussia de Dortmund, deixem-se de sonhos e de parvoíces. Portugal nunca será uma Alemanha. Será que é tão difícil de perceber isso.

    ResponderEliminar
  2. Ó anónimo e você nunca será um homem de esperança...

    "Deixe correr o sonho..."...

    Quem foi que lhe disse que o Sporting não pode vir ainda a ser maior...do que esse Borussia...?

    Deixe-se de parvoices (devolvo o piropo)...pois o sonho comanda a vida...!!

    ResponderEliminar
  3. oh anaonimo, e a gente sabe porque, por causa de capelas sem paixao ou de duartes etc,etc,etc, por causa disso nunca o sporting sera o dortmund, nem o campeonato portugues sera o alemao, tem a ver com transparencia e regras iguais para todos, mas voce sabe disso, nao e? a proposito voce e azul ou vermelho??? passe bem

    ResponderEliminar
  4. concordo até ao último parágrafo. lewandowski é neste momento muito mais jogador do que higuain, basta ver que é sucessivamente melhor marcador nas várias competições em que participa. gotze neste momento é muito mais regular do que kaka'. e gundogan faz muito mais que alonso (que para mim sempre foi sobrevalorizado).
    o modelo Dortmund é muito difícil de aplicar, porque é necessário que estes jogadores que temos, como bruma, dier, esgaio, ilori, carrillo, labyad, rojo, cedric e outros joguem juntos muito tempo e que sejam contratados jogadores bons em manobras de antecipação, como foram lewandowski e réus.
    cumps

    ResponderEliminar
  5. "Lewandosky dificilmente chegará ao nível de um Higuain".
    Pois não, é melhor e Higuain, há muito que ficou para trás.

    ResponderEliminar
  6. E o Dortmund tem, acima de tudo, um muito bom treinador no leme! O "correr" e a "vontade" são coisas boas, mas preciso é mesmo saber correr na direcção certa, na altura certa, à velocidade certa. Transpondo para o nosso Sporting, não acho que os jogadores antes (pre Jesualdo) não corressem, corriam, tinham força de vontade, simplesmente estavam desorientados em campo. Agora temos coordenação e pensamento colectivo, é o factor mais importante, tomada de decisão colectiva.

    ResponderEliminar
  7. LOOOOL eu aprecio os teus posts mas a maior bacorada de sempre foi: Lewandosky dificilmente chegará ao nível de um Higuain ahahah

    ResponderEliminar
  8. Quando se entenda o pensamento coletivo alemao logo se compreenderá porque eles ganham esses jogos que parecem impossíveis.
    O alemao sente-se superior sempre e sempre. É só ir a uma escola primária e ouvir: ich bin deutscher (eu sou alemao). Aos portugueses ouve-se: somos um país pequenino e muitos gostariam de ter nascido em qualquer outro lado (Ex.: aí o anónimo do primeiro comentário). Aqui já os alemaes estao e entram para um campo de futebol ganhando 0,5 a zero. Os alemaes nao falam de possessao de bola(nao ligam muito a isso) eles falam de "zweikämpfe" e golos. Se marcam 1 querem marcar 2 e se marcaram 2 querem tres, sempre frantex (M. tá ver a direccao certa??) Isto é o que Mourinho ainda nao entendeu.

    O unico treinador portugues que jogava à alema mais tactica portuguesa, era o Jaime Pacheco mas, em Portugal chamavam-lhe brutos, caceteiros e outras belezas. Pois foi ele que com jogadores de meia tijela fazia furor na europa (ex. derrotou o Borussia Dortmund, Inter) Numa palavra, ganhava.

    Sim, o Sporting pode ser o Sporting, um grande da Europa. Simplesmente Vencedores(mudem as mentalidades)

    ResponderEliminar