domingo, 28 de abril de 2013

Um ataque muito soft

Uma equipa não ganha jogos se não marcar golos. E ganha ainda menos se não marcar mais que o adversário. Este Sporting é o melhor exemplo de uma equipa "arrumadinha", com algum fio de jogo (talvez a melhor contribuição de Jesualdo) mas que nunca conseguiu ultrapassar um pequeno problema que é o pior no futebol. Não é uma equipa com apetite pelo golo.

A culpa não será de nenhum jogador em particular, mas nenhum deles está isento de fazer parte do problema. Estes são são alguns sintomas da coisa:

1- Wolfswinkel não se fixa na área;
2- Não há um avançado capaz de criar dupla com o holandês na frente de ataque;
3- Os alas Jeffren e Carrilho, Capel não fizeram uma boa época;
4- Os médios (Rinaudo, Adrien, Elias, Schaars, André Martins) tiveram pouca chegada na área e fazem poucos golos;
5- As bolas paradas atacantes têm muito pouca produtividade.

Haverá outras razões, mas estas são as mais preocupantes. Se pensarmos que o clube não vai poder resolver nenhuma com cheques chorudos, então só resta esperar que este treinador tenha tempo para na próxima época se dedicar a resolve-los. Com uma dificuldade extra: o principal goleador não estará no plantel.

Apenas um conselho a Bruno de Carvalho: vender para poupar em salários vai retirar alguns dos jogadores mais influentes ao plantel. Mais entradas e saídas. Vai-se outra equipa ao ar. Monta-se uma nova. Outra equipa com ainda menos referências que a última.

Não será este o plano a evitar? Não será uma equipa sem Patricio, Capel, Wolfswinkel e Rojo o melhor plano para por o Sporting definitivamente fora do acesso às competições europeias? É que este ano com eles, estamos pendurados por um fio na luta pelo 5º lugar.

SL

4 comentários:

  1. De facto, tem sido esse o principal problema da equipa. Não se compreende, como possam haver tão poucos jogadores com faro pelo golo neste plantel. Ricky tem feito o seu papel, qb. E o resto? Um extremo-avançado tem de marcar, no minimo, 7-8 golos por época. Como faziam Vukcevic e Djálo, Derlei e até Romagnoli. No meio-campo, Moutinho e Veloso faziam 4,5 golos por época. E já agora na defesa, Beto num ano bom fazia 4/5 golos, tal como Tonel e mais recentemente Oguchi. Chega a ser confrangedor não ver os nossos jogadores a atacar a área e as 2as bolas. Não há poder de fogo nesta equipa.

    ResponderEliminar
  2. O jesualdo não resolve isso da falta de apetite pelo golo, tem a ver com as características dos jogadores. A cena com o golo é simples: ou tens ou não tens. E estes atuais jogadores, tendo muita coisa, não têm golo. O jogo em carnide, roubalheira à parte, foi um bom exemplo.

    Não $ei como, mas é preciso trazer gente que faça golos.

    ResponderEliminar
  3. É verdade que rematámos poouco, mas o jogo em carnide não pode ser dado como exemplo...é que aí houve quem não nos deixasse rematar (faltosamente) e não houve da parte de quem devia...o juízo recto...
    Agora a verdade é que se tivermos que refazer de novo a equipa, vendendo algumas das principais referencias (pese embora o facto de não termos dinheiro...), não é nestes anos mais próximos que teremos uma equipa competitiva...
    Não disse ganhadora, porque isso como sabemos depende também de outros factores estranhos à normalidade do jogo, embora para nós Sporting, já de há muito que nos habituámos a que a roubalheira contra nós seja considerada "normal..."

    ResponderEliminar
  4. A equipa actual já é competitiva, ganha mais do que empata ou perde e discute os pontos com qualquer outra. Tirando o Patrício e talvez o Labyad, pelo dinheiro que vai ganhar devido a questões contratuais, espero não perder mais ninguém. Nisto incluo o Jesualdo, claro.

    ResponderEliminar