segunda-feira, 29 de abril de 2013

Uma equipa tipo

Foi o que nunca houve com Domingos (um cardápio de lesões impressionante), Sá Pinto (fez demasiadas experiências) e Vercauteren (desconhecimento dos jogadores). Mas Jesualdo está a montar um esquema principal, onde os atletas podem conhecer-se e criar familiaridade de movimentos. Até as substituições já obedecem a critérios tácticos e não ao "bota lá na frente" do passado.

Patrício na baliza. Laterais com Miguel Lopes e Joãozinho. Ilori e Rojo a centrais. Dier e Rinaudo no meio campo. À sua frente André Martins. Nas alas Bruma e Capel e no centro do ataque Wolfswinkel. Pode-se discutir a validade de ter dois médios como Dier e Rinaudo em campo, mas o argentino está a impor-se também como um construtor, um facilitador de triângulos que deixa as missões de resguardo ao inglês.

Tenho também algumas dúvidas na continuação de Joãozinho como titular na esquerda. No futuro será um jogador muito caro para o Sporting. Sinceramente, pelos valores actuais do mercado e para o que podemos pagar...1 milhão de euros é uma pequena exorbitância.

Se o Sporting apostar definitivamente no crescimento deste elenco. Terá sempre de encontrar um lateral esquerdo que dê mais garantias...Jefferson do Estoril parece-me interessante, mas não sei o valor que pode custar ao clube. A substituição de Wolfswinkel parece-me mais complicada. Ghilas não está ao mesmo nível, embora tê-lo no plantel pode salvar muitos jogos.

Tenho dúvidas que no mercado de jogadores baratos ou em fim de contrato, se encontre um ponta de lança eficaz ao ponto de fazer esquecer a estupidez da venda de Wolfs e se for para vir um marreta ao género de muitos que passaram por Alvalade nos últimos anos...então aí amigos prefiro que dêem uma oportunidade ao Betinho ou ao Rubio (ou aos dois). A verdade é que os miúdos têm -se dado muito bem.

Agora vou dar uma dica extra: alguém dá uma palavrinha a outro alguém no Sporting sobre o Liça e Vitória (Estoril) e Candeias (Nacional), é que estão mesmo no "ponto".

SL

9 comentários:

  1. Boa análise. Mas saindo Wolfs, nem Rubio nem Betinho, nem Etock são alternativas. Rubio então é mau demais...não compreendo como ainda está no Sporting. Aí vamos ter um problema. Gosto de Suk do Marítimo. Talvez seja mais fácil e barato do que Ghilas. O ideal seriam os 2.

    ResponderEliminar
  2. Só não concordo com o comentário sobre o Rinaudo que me parece ser mau de mais para o grande Sporting.

    ResponderEliminar
  3. 2013/2014:

    PL- hassan (rio ave); Ghilas (moreirense; Cornelius (dinamarca).

    o Sporting ficavam com 3 belissimos jogadores e mt jovens e consequentemente grande margem de valorização.

    Amo te sporting
    Zé Nunes!

    ResponderEliminar
  4. Não precisamos de mais jogadores jovens, na academia não faltam jovens com talento. O investimento do Sporting para o próximo ano deveria resumir-se ao Treinador(JF) e a 3 ou 4 jogadores mais experientes: Um avançado, um médio, um central e um defesa esquerdo. O avançado será o mais dificil de encontrar (qualidade/preço). O central poderia ser o Roberge(bom+) ou o Steve Vitória(bom); o médio, o Hugo Viana e o defesa esquerdo, o Jefferson. O H. Viana seria certamente o mais caro, mas o seu sportinguismo poderia facilitar a contratação (custo zero). Concordo também que o Candeias seria um excelente extremo para o clube, se compararmos a sua exibição com a do Labyad...técnica, raça, determinação, atitude e remate não lhe faltam. Labyad, Carrillo e Jeffren têm um talento enorme mas falta-lhes o que o Candeias tem de sobra. Sem esforço, devoção e dedicação - ninguem atinge a glória!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao Liça...não exageremos! Penso não ter estofo para jogar no Sporting. Não creio que fizesse mais que aquilo que o Cristiano (ex-Paços de Ferreira) fez no passado!

    O Ghilas ou o o Suk seriam sem dúvida, contratações com maior margem de sucesso!

    ResponderEliminar
  6. Que tristeza!
    Quando se começam a avançar nomes como Lica - e não Liça - Suk e Steven Vitória para o SCP, percebe-se, de facto, ao nível a que chegámos!
    E, claro, já sabia: Candeias marcou um golo ao SCP há que o contratar já!

    ResponderEliminar
  7. O sportinguismo do H Viana, refere o Juba...? - Será tão certo assim...?
    Para ir buscar um jogador caro...melhor seria mantermos algum dos que ainda temos...
    Vamos ter de ter calma, e esperar que se consiga formar uma equipa competitiva...
    Agora... não tenhamos ilusões, vamos ter de ter muita calma e muito amor ao Sporting...
    Para atravessarmos o deserto à procura de um oásis...!!

    Força Sporting...!!

    ResponderEliminar
  8. Essa do Ghilas não estar ao nível do Wolfs... que obsessão com este ponta de lança fraquinho, fraquinho! Dêem oportunidade a Ghilas e verão quantos golos marcará a mais que Wolfs e o trabalaho de ponta de lança que fará a mais e melhor que Wolfs (sim, porque o trabalho de PL não se limita a marcar golos, mesmo sendo o mais importante).

    ResponderEliminar
  9. Ghilas num grande clube e com um pouquinho de peso a menos...Faz-se um enorme jogador, e terá um grande grande treinador ( J.F) para puxar pelo resto que ele ainda tem lá escondido. S.L

    ResponderEliminar