sexta-feira, 3 de maio de 2013

Levem lá a bicicleta

Pois é, costuma-se dizer que uma imagem vale por mil palavras. A imagem do golo de Ghilas frente ao Braga, valerá mais do que todas as apreciações feitas sobre o valor do avançado. Uns dirão que foi um acaso, uma coincidência de coisas, que ninguém deve contratar um jogador pelos golos bonitos, que é preciso ter calma, que é melhor ponderar e não entrar em precipitações.

Esta ponderação toda, já levou muitos bons jogadores não chegassem a Alvalade, outros muito mais "seguros" vieram para o seu lugar e tem-se visto. Só assim de lembrança os nomes de Lima, Helton, Pepe, Jardel (central), Fábio Coentrão (se for procurar encontro muitos mais) trazem memórias lixadas de jogadores que negociaram contrato, mas que faltou a palavra final...para ponderar melhor.

O futebol não é uma ciência, nada é exacto. Nada é constante. Não há fórmulas, nem soluções. O futebol é instinto, é o momento. Mas há jogadores que são mais "momento" que outros. Ver isso em Ronaldo no Manchester ou Real é fácil, ver isso no Sporting quando se estreou é acessível, ver isso num fedelho do Nacional lingrinhas e cheio de mania...é que é complicado. Porque Ronaldos em Nacionais há muitos...e no entanto só 1 em 100.000 mil chega ao Sporting, só 1 em 1 milhão chegará ao Real Madrid...e tudo porque houve alguém que num momento viu algo que os outros não tinham visto ainda.

Mais...detectar Ronaldo´s é na verdade uma questão de chegar primeiro. Porque a diferença foi sempre óbvia, o lingrinhas não fazia outra coisa que não usar de todos os truques e manha de bola para dizer "olhem para mim, eu já faço isto...e as vezes que eu quiser". Paim, Dominguez, Dani e outros tanto tiveram o mesmo talento, mas faltou-lhes o "querer"....o espírito batalhador de quem em vez de ficar à espera que lhe cortem o bife no prato, vai aprender a talhar a vaca.

Neste blog já falei tanto em Ghilas que não é por uma bicicleta que vou mudar de opinião. Não está ali um Benzema, um Rooney ou um Gilardino...mas à semelhança de Lima no Belenenses...está ali qualquer coisa que noutro clube mais "apetrechado" que o Moreirense...pode ainda fazer mais do que 15 golos por época (o que na escala Moreirense é mais ou menos fabuloso).

O que sempre disse é isto: Ghilas é uma excelente opção para 2ª escolha, podendo acumular na táctica de 2 avançados a titularidade com um jogador mais refinado, esse sim a primeira escolha.
Mas será difícil, especialmente com golos destes, realizar esta operação. Mesmo tendo Inácio como treinador, Ghilas está cada vez mais próximo do preço da estrela que ainda não é...logo cada vez mais longe do Sporting.

Foi um momento, mais um, onde ponderámos até darmos a bicicleta aos que agiram por instinto...e no caso...mais dinheiro.

SL

1 comentário:

  1. Pois é...quanto mais ele fizer, mais se distanciará da possibilidade de o podermos aplaudir de Leão ao peito...
    Não é uma super estrela, mas far-nos-ia imenso jeito tê-lo do nosso lado...
    É um jogador possante sem ser tosco e que dá garantias de sempre que a ele se encoste um defesa, não partir disparado para o relvado, como libelinha soprada pelo vento (sim estou mesmo a lembrar-me do Wolf's)...
    E é como diz, se como uma equipa como o Moreirense ele marca os golos que marca, que não seria com uma equipa melhor...
    Mas... onde iríamos nós arranjar os pelos menos 3 milhões que irão pedir por ele...
    Se ao menos recebessem o Bojinov como troca, ainda que tivessemos de pagar mais uns trocados...

    ResponderEliminar