domingo, 5 de maio de 2013

Paços perdidos

Ninguém me venha dizer que o Paços mereceu a vitória. Não mereceu. Mas isso é apenas parte da história. A verdade é que o "pequeno" não tremeu e o "grande" não soube subjugar o adversário. A equipa de Jesualdo jogou bem, certinha e agressiva, mas isso não chegou para marcar, até porque o senhor árbitro decidiu ajudar à festa caseira não marcando um penalti que daria o 0-1 e expulsão do guarda-redes.

Eu já nem tenho força para continuar a expressar o nojo que estas arbitragens me metem. Pedro Proença é uma merda quando nos apita e teve um erro gravíssimo, que decidiu no desfecho do jogo. Não sei se é corrupto, não sei se apenas não gosta do Sporting, mas eu peço encarecidamente ao nosso presidente que lute por más notas destes palhaços, que não podem sair a sorrir no final das partidas em que nos prejudicam tanto.

Hoje ninguém se escandalizou, não pareceu grave, afinal foi o coitadinho do Paços que saiu beneficiado...é assim...somos o fundo de maneio dos outros clubes em questões de arbitragens.
Que o Sporting merece um grande castigo pela gestão desportiva repleta de asneiras que teve ao longo desta época...ninguém tem dúvidas. Mas não são os árbitros que devem aplicar correctivos, esses devem ser isentos. E se o tivessem sido, o Sporting não estaria agora praticamente fora da Liga Europa.

Para a história desta época, não vai rezar o papel dos árbitros na péssima prestação do Sporting, mas devia. Para a história vai ficar que o Sporting, pela primeira vez não foi apurado para uma competição europeia, mas ninguém se vai lembrar que foi graças a uma mão cheia de penaltis não assinalados que isso também aconteceu.

Só há uma lição a tirar. Não podemos tolerar más direcções, maus negócios, maus treinadores e más arbitragens. A próxima época teremos um Sporting diferente. Com menos dinheiro, com menos jogadores de nomeada, com menos técnicos...o Sporting tem de fazer mais. Não será difícil ser superior ao Sporting de Godinho Lopes, mas será de esperar o quê de uma equipa que vai sofrer uma sangria terrível de vendas e dispensas, será de exigir o quê de um plantel que vai ser preenchido de jogadores com pouca ou nenhuma experiência de 1ª Liga?

Alguém acredita que vamos ter acesso fácil seja a que classificação for, quando mais uma vez, o Sporting vai ter de fazer mais um plantel, o terceiro em três anos consecutivos, desta vez sem verbas para transferências ou salários? Talvez até com uma nova equipa técnica? Quem quererá vir para um Sporting em crise financeira, fora da Europa, numa direcção com tudo por provar?

Fica aqui o meu sentido e revoltado agradecimento a Godinho Lopes e todos os que ajudaram a colocar o clube nesta situação. Vocês deixaram de facto um legado duradouro. Será muito difícil e demorado reparar as asneiras que fizeram.

A Bruno de Carvalho uma palavra de encorajamento. Nele se depositam todas as esperanças. Até é injusto pedir seja o que for a este presidente...pois nada tem para se agarrar. É que nem os miúdos são matéria pacifica...com as dificuldades que está a ter em renovar com as jóias da coroa. Já deixou o aviso...que nos preparemos...ninguém vai gostar das vendas que vão existir...e eu faço uma pequena ideia do que isso significa.

Hoje demos mais um paço na descida ao inferno financeiro, bem ajudados pelo senhor Proença. Se vamos num Verão espiar tão bem os nossos pecados...que entramos no paraíso no começo da próxima? Tenho algumas dúvidas. Nada duvido que todos vão dar o melhor. É simplesmente muito difícil. É como pedir um milagre....o problema não é pedir e acreditar nele...o problema é que aconteça de facto. Esta questão deve ser bem pensada por todos os sportinguistas. O que se pode exigir a este clube no próximo ano, de forma justa? E que apoio vamos dar?

Nunca o clube precisou tanto do apoio dos sócios. Vamos falhar nós também?

SL

   

3 comentários:

  1. Salvo erro meu, o Sporting não foi apurado para as competições europeias na época 1975/1976. Portanto, em principio, não será a primeira vez que falha o acesso às competições europeias.

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que para juntar às nossas limitações temos sempre uma merda de apito na boca, seja ele proença, capela ou outra trampa qualquer...!!

    Não sei durante quanto tempo estas coisas vão continuar a acontecer, mas é terrível entrar em campo sempre com a quase certeza de que vai ser necessário para além de ter de ultrapassar o adversário natural...ter de estar sempre dependente da porcaria que fará ou não o tipo do apito...!!

    ResponderEliminar
  3. Também acho a arbitragem portuguesa uma porcaria mas ontem não foi por isso. O Bruma comprometeu mais uma vez. Lamento muito não corroborar do entusiasmo habitual em Portugal pelos jovens mas, para mim, são apenas projectos de jogadores. E para progredirem tem que se ser exigente com eles, isto é, não sobrevalorizar o que fazem bem, episodicamente, e não desculpar as asneiras. Que ninguém pense que temos qualquer hipótese de títulos com equipas baseadas em ex-juniores. Vai ser uma travessia no deserto. Mas, até aqui, também tem sido, não é?

    ResponderEliminar