terça-feira, 18 de junho de 2013

O canal de novelas

O sporting não tem TV, mas tem um autêntico canal de novelas. Desde que acabou a série da renovação de JJ, que toda a gente sintonizou a grande sensação deste verão: "Las bromas de Bruma"...que está bem secundada pela "the Ilori story", o fantástico seriado "A lábia de Labyad" e o prometedor "Fui Rui".

Não há santo dia que não se publiquem de 4 a 6 notícias sobre cada um destes jogadores. Fala desde o empresário, ao pai, ao primo, ao advogado, ao canivete suíço. Toda a gente se desbronca nos media como se fosse a coisa mais normal do mundo estar a dar bitaites sobre a vida e o futuro destes 3 jovens. É que só por acaso estão muitos milhões de euros em jogo, mas só o Sporting parece estar a entender o retrato...é o único que não disse uma linha que fosse sobre os 3 casos específicos (BdC e Inácio falaram sempre em termos genéricos).

É certo que BdC ainda agora chegou, está a modelar o clube como quer (ou pode), mas há uma mudança que urge...mas à brava. O Sporting não pode ser a barraca dos media, a taberna dos jornalistas...o boteco das rádios e televisões...o chiringuito dos jornais...isso tem de acabar.

Como é que se sabem nos media quanto ganham todos os jogadores do Sporting? Como é que o Cedric já mudou de ideias 2 ou 3 vezes se fica ou não...e todas saíram nos jornais? Quem é que põe na ordem estes empresários, representantes, familiares dos jogadores? Os sportinguistas estão "obrigados" a assistir a este carnaval eternamente? A vida do clube, todos os dias espetada nas páginas dos jornais? O Sporting é um reality show ou uma sociedade anónima desportiva?

Repito, não culpo BdC ou esta nova direcção pelo estado a que chegámos, mas são os únicos que podem fazer alguma coisa para sair dele. Já é mais do que necessária uma nova politica de relacionamento com os media, parceiros e colaboradores. Regras claras de relacionamento, que serão sempre vantajosas para todos. Porque os jornalistas querem sempre ser eles os primeiros a dar as notícias, porque os empresários querem sempre negociar (se não tiverem outros canais, fazem-nos pelos jornais) e os jogadores jogar. Devem é saber fazê-lo dentro do que o clube é...e quer ser.

É que parecendo que não....este futebol é uma máquina que precisa de muito dinheiro para gerar mais dinheiro ainda. Não se compadece com amadorismos. O cinismo, discrição e a paciência são fundamentais...e vir para a imprensa falar...de tudo e nada...a toda a hora, só exibe a totozice que graça por aí. Quem muito fala pouco acerta...não é Jorge Mendes?

SL

1 comentário:

  1. O sporting não tem TV, mas tem um autêntico canal de novelas. Desde que acabou a série da renovação de JJ, que toda a gente sintonizou a grande sensação deste verão: "Las bromas de Bruma"...que está bem secundada pela "the Ilori story", o fantástico seriado "A lábia de Labyad" e o prometedor "Fui Rui".

    LOL!LOL!LOL! Tá muito boa, nao sei por qual novelinha me hei-de decidir.

    O BdC e companhia estao ao ver a fazer muito bem. Deixa-os falar, escrever e sei lá mais o que........ Sinceramente nao vejo outra forma de os calar. Silencio, silencio e mais silencio que logo aprenderao a respeitar.

    Abraco,
    Carlos N.T.

    ResponderEliminar