terça-feira, 25 de junho de 2013

O novo Sporting

Foi bem óbvio com a entrevista de BdC no Dia Seguinte, que a partir de Domingo, o Sporting será um clube diferente. Uns verão um clube mais fraco, outros um clube mais realista, eu espero que seja um clube mais profissional, competente e pragmático.

Não sou do Sporting pelos títulos, pelas festas...se fosse assim já teria pendurado o cachecol. Sou do Sporting porque sou, porque há paixões que não obedecem a lógicas...e isso quer dizer que apenas peço ao clube que ganhe o campeonato da seriedade e da competência...para mais está lá tudo no nosso lema..."Esforço, dedicação, devoção e Glória, eis o Sporting".

Não é por acaso que a "Glória" está separada das primeiras 3 palavras. É a consequência das mesmas. Enquanto clube estiver à altura do seu código genético, será sempre o Sporting. Fique em 1º ou em 7º, será sempre o meu Sporting. Seja presidente o Godinho Lopes, BdC ou Sousa Cintra...será sempre o meu Sporting. Ganhe por 7-1 ao Benfica, ou perca 1-7 com o Bayen de Munique...será sempre o meu Sporting.

No dia em que a mentira e a dissimulação for mais usada que o esforço, os ordenados forem a única razão de estar a trabalhar para o sucesso do clube ou as alianças com outros clubes ou bancos mais forte que a ligação com os sócios...esse não será mais o meu clube. A minha paixão não terá resposta e definhará.

Acredito que o novo Sporting depende apenas de uma única coisa para voltar a ser o que já foi no passado. Depende do apoio dos sócios e adeptos. Porquê? Porque no dia do 1º jogo da I Liga, muitos olharão para o plantel do Sporting e para o treinador com pouco mais do que fé como argumento para acreditar na equipa.

É certo que os adeptos que só estão ao lado do clube com a "promessa" de sucesso começarão já a partir desta semana a debandar...porque há gente que não "faz" nem "apoia", mas "cola-se" nos bons momentos aos que fazem e são, em todos os momentos, adeptos a sério. O novo Sporting vai ter nomes. Não vai ter dinheiro. Já há muito que perdeu o estatuto.

O novo Sporting vai ser para Sportinguistas a sério. Gente que não treme, não desanima, não deserta, não diz que "foi ao estádio" só nas vitórias, gente que não mede o amor às listas verdes pela tabela classificativa.

Seja com Inácio, Virgílio, Bruma ou Capel, este ou aquele. Podia até ser com Mourinho, Peter Kenyon, Beckenbauer, Messi ou Ronaldo...o que interessa para o futuro do clube é que tipo de organização e relação com o interior (e exterior) vai ser posta em prática.

O Sporting esbanjador, palerma, submisso, cheio de dívidas, humilhante e humilhador para os adeptos pode estar no fim da linha. Gosto de imaginar que isso será mais feliz do que comemorar acessos à Chamions ou títulos. Pelo menos para mim é.

SL

14 comentários:

  1. O SLBenfica e o FCPorto depois de ouvirem a entrevista de BDC à SicNotícias, também vão pedir à Banca um Perdão da sua Dívida. O Sporting, tal como o País Portugal só serão sustentáveis com um Perdão das suas Dívidas, não existe outro caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebeste mal aquilo que vai acontecer.

      Eliminar
    2. Explica lá Ó Sabichão porque é que eu percebi mal aquilo que vai acontecer?

      Eliminar
    3. Que peçam e que abdiquem daquilo que os faz mais felizes: Camiões de jogadores vindos das américas para distribuir a massa por vários bolsos.

      Eliminar
  2. "O novo Sporting vai ser para Sportinguistas a sério. Gente que não treme, não desanima, não deserta, não diz que "foi ao estádio" só nas vitórias, gente que não mede o amor às listas verdes pela tabela classificativa."


    "O Sporting esbanjador, palerma, submisso, cheio de dívidas, humilhante e humilhador para os adeptos pode estar no fim da linha. Gosto de imaginar que isso será mais feliz do que comemorar acessos à Chamions ou títulos. Pelo menos para mim é."

    Para ti é assim, e para mim também. Mas é que não tenhas dúvidas nisso.

    Eu, quando amigos meus no ano passado me diziam "Epa ainda vamos parar à segunda divisão" quanto estávamos com o Vercauteren a treinador, eu respondia: "Olha, era da maneira que se iria descobrir quantos verdadeiros Sportinguistas existem, separávamos logo o trigo do joio, porque farto de gente falsa ando eu... até sócios que só pagam quotas para terem bilhetes mais baratos, mas depois em Assembleias ou Eleições decisivas não metem os pés e parece que se estão a cagar para o clube..."

    Esperemos que a Assembleia de dia 30 seja histórica! Muitos sócios presentes, e que se aprove o plano de reestruturação que nos vai permitir REERGUER O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

    SL



    ResponderEliminar
  3. Se o Sporting for um Clube medíocre ao nível desportivo o mais certo é a maioria dos Sócios e Adeptos começarem a virar as costas ao Clube. Esta reestruturação financeira pode salvar o Clube ao nível financeiro, mas se calhar vai arruiná-lo ao nível desportivo durante muitos anos. Só vou dar um pequeno exemplo: se o Sporting amanhã vender um jogador por 30 milhões de euros, qual o valor desse montante vai para os credores e qual o montante que fica no Clube? Com esta reestruturação financeira não me admirava nada que o Clube ficasse com quase nada ou nenhum desse montante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting terá que pagar a sua dívida, como é óbvio.

      Mas repare numa coisa: Se a escolha é entre a falência e morte do clube, e uma baixa do nível desportivo.

      Qual será o melhor ?

      Morrer já de vez ?
      Ou tentar sobreviver com esperança que se possa conseguir reerguer o clube ?

      Eliminar
    2. Quem virar as costas ao clube sem perceber o contexto que o clube atravessa e sem perceber que é nesta altura que o clube mais precisa de ajuda, então essas pessoas nunca foram verdadeiramente Sportinguistas. No máximo seriam "simpatizantes" do Sporting.
      E é mesmo assim que as coisas são.

      Antes pobre, mas honrado e de cara lavada, do que com manias da grandeza, para depois sofrer humilhações (épocas do Godinho Lopes) e arriscar a morte do clube.

      Eliminar
  4. Post fantástico, identifico-me plenamente com as palavras do Javardeiro. Sinónimo de união, precisamente o que precisamos para a recuperação do 'nosso' grande Sporting clube de Portugal.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Resposta ao anónimo aqui de cima:
    Porque é que achas que em Portugal se entregam à banca cerca de 750 casas por mês? É isso que queres que aconteça com o Spüorting? De que serve ganhar um jogo e perder o Clube?


    Das três uma:
    És uma mente ouca, ave de rapina, ou dragão incendiário!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se queres um Clube medíocre ao nível desportivo, Força nisso!!!

      Eliminar
  6. Como se dá um aplauso virtual? Nao sei mas, aí vao muitos aplausos escritos. Aplauso,aplauso,aplauso,aplauso,aplauso e mais aplausos. Aplausos de pé.

    Javardeiro, isso sim, é amor verdadeiro ao Sporting. Mais aplausos.. :)

    Carlos N.T.

    P.S. Se os portugueses se entregassem com esse amor ao país!!!! Que grande seria Portugal,o Sporting e até os adversários(= inimigos. :(((em portugues de Portugal.). Deixem-me sonhar...........

    ResponderEliminar
  7. O anónimo do perdão da divida é tão estúpido que não pode ser sportinguista!!! Mesmo que não concordasse com algo, saberia que não haverá qualquer perdão, TÓTÓ! A minha única dúvida será O Sporting pagar até 2025 os cerca de 135 milhões de euros aos Bancos, se não perde a maioria da SAD. Eu preferia mais 5 ou 10 anos para o fazermos, mesmo que tivéssemos de pagar mais, por Exemplo: 150 milhões, dava-nos mais tempo. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tótó é a Cona da tua Mãe, ó Palhaço!!! SE não foi um Perdão, o que é que foi? ó estúpido da Merda? Que bens é que o Clube deu à Banca, para esta lhe reduzir a dívida em 110 milhões de euros? Consegues explicar, ó Inteligente? Vai para o Caralho , MEU grande Cabrão!!!

      Eliminar