terça-feira, 30 de julho de 2013

A vantagem da guerra

Há muitos livros sobre estratégia bélica no mercado. Basta ir a uma Fnac e por cerca de 200 euros obtém-se o best of da coisa. Entre Samurais, Maquiavel, Sun Tzu, Churchill...há muito por onde aprender a gerir um conflito.

A regra principal? Saber onde e quando atacar, saber como e com quem defender. Gerir o inimigo como um adversário gere o seu oponente num jogo de xadrez é a tarefa-mor de qualquer principio estratégico.

Ilori, Elias, Bruma, Turan, são casos que se avolumam, a meu ver por uma má estratégia de defesa do clube. É verdade que em todos estes casos, há uma “agressão” não provocada aos interesses financeiros do clube. São todos casos em que o jogador e/ou o empresário tenta jogar com a ruptura dos cofres do clube, para o obrigar a aceitar negócios de rápida resolução, mas péssima compensação financeira.

A verdade em todos estes casos é o que menos pesa. O que é mais importante é provocar o outro a fazer aquilo que interessa. Ou seja, a ruptura. A desistência. Nem o Sporting, nem os jogadores terão razão completa, mas o clube procura verbas para libertar ou renovar com atletas que estes não querem...e esse é o único problema.

O Sporting deveria saber que ao emitir comunicados ou declarações sobre qualquer caso, está a abrir automaticamente um contencioso. Embora clara e inequívoca, a posição “oficiosa” não dá nenhuma vantagem, bem pelo contrario”. Dá o pretexto pretendido para afastar Clube e jogadores e esticar a relação até níveis próximos do não retorno. Chegando aí...é praticamente impossível ao Sporting assegurar os seus direitos...muito por culpa de uma direcção anterior, mas que não deixa de ser a mesma instituição.

Recomendo a quem aconselha BdC nestes processos a definir bem todos os planos de acção, tendo sempre como desígnio último a viabilidade financeira dos mesmos e não a “imagem” pura e imaculada do clube. É que os milhões que se perdem nunca mais voltam, já as “famas” disto e daquilo são tão duradouras como as vontades dos empresários.

Já agora, convém a todos reflectir se é uma atitude inteligente ou proveitosa o Sporting andar permanentemente a disputar a “verdade” dos seus contratos, contas ou relações com assalariados na praça pública. É que se por um lado dá aquela imagem de nobre cavaleiro a batalhar pela justiça e direitos assegurados, também passa uma aura de clube imerso numa guerra suja e destinada ao insucesso.

Aplaudo as boas medidas e concordo com muitos dos caminhos traçados, mas não podia deixar de salientar o que os factos provam, e a verdade é que o Sporting não está a sair ileso destas batalhas. Quando estes 4 casos chegarem a um termo, será possível entender (pelo que foi ganho e perdido) o mérito da nova direcção. Justa será sempre. Vantajosa (?)...aí é que tenho as minhas dúvidas.


SL

5 comentários:

  1. São demasiadas guerras para que não se questione a estratégia da nova direção. Será que os empresários estão todos a tentar a aproveitar a situação ou será que em algum dos casos têm razão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom era os tempos do Godinho, em que nos "cagavam" em cima e nós ... caladinhos! Que saudades.

      Eliminar
    2. Será que uma observação, que até pode ser vista como uma crítica (convém ver o significado da palavra), é logo visto como um apoio à direção anterior. Não pode existir uma massa crítica mesmo que apoie esta direção?

      Eliminar
  2. Já aqui não comentava há uns largos meses.

    Bom e atento post; bom e rigoroso texto; belo sentir de Leão.

    Independentemente das diferentes direcções, só um sentido interessa, o do Nosso Lema, sempre na defesa inequívoca do Sporting Clube de Portugal, sem extremismos, é algures no meio, entre os valores éticos e humanos que representam o Nosso Amor que se encontra a linha que nos trará orgulho e glória.

    Fique bem.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Eu pessoalmente não acredito que não haja um empresário que seja, que não tente sempre sair com o maior benefício possível dos negócios tidos com o Sporting...
    Habituaram-se a isso há muito e se antes não havia ou havia poucos conflitos, talvez se devesse ao facto de se preocuparem (quem devia...)muito pouco, ou mesmo nada... com os interesses do Sporting...
    É possível que haja adeptos que contraponham a esta minha opinião a de que não é apenas a actual Direcção que se preocupa com os interesses do Clube, mas os factos contrariam essa teoria, é que bem vistas as coisas, se antes se tivessem preocupado com o Sporting...não estaríamos agora na situação actual de quase insolvência...!!

    Sporting Sempre...!

    SL

    ResponderEliminar