sexta-feira, 5 de julho de 2013

Assim é fácil


















O Sporting vai ter a hegemonia do futebol português nos próximos anos. Sou eu que afirmo. E quem me pode contestar? Os mesmos que não contestaram o treinador do benfas? É que ninguém reparou mas o Sporting e o Benfica ganharam exactamente a mesma coisa na última época, ou seja, dívidas.

A imprensa desportiva é cada vez mais uma passadeira “vermelha” de gordos agarrados à sagres no verão e ao whisky no inverno, a coçarem os tomates, preocupados com escolher o sítio da almoçarada, a parecerem cada vez mais adeptos do benfas.

Eles dizem que é difícil ser jornalista desportivo em Portugal. Sério? Secalhar até é difícil chegar lá...ok...mas depois...o que é que custa? Dizer bem de tudo o que o Porto faz, anunciar que o benfas é sempre o melhor e mais forte, detectar todas as incoerências do Sporting e ignorar todos os outros...isso é difícil? 

Na minha definição, um jornalista desportivo é um gajo que procura notícias, mas em Portugal essa mania já caiu em desuso, hoje em dia, eles vendem-se aos clubes...”tu dás-me as notícias a mim e eu publico a merda toda que tu quiseres”. Isto é o modus operandi da coisa. É difícil?

Ler um jornal desportivo diário é um exercício de auto-flagelação para um Sportinguista. A última vez que li um...jurei para nunca mais...a diferença de tratamento é tão grande que uma criança era capaz de jurar que o porto e o Benfica eram sócios da publicação. Não será estranho que o Sporting seja o único dos grandes que tenha uma enorme necessidade de ter um jornal próprio.

Infelizmente há muitos adeptos do Sporting que compram (alguns mais do que um por dia) estas newsletters promocionais azuis e vermelhas...o que se compreende...mas deviam saber antemão que o conteúdo dos mesmo só irá instrumentalizá-los para uma ideia do Sporting falido, fraco, teso, errático e conflituoso. Parte será verdade, parte será meia-verdade, parte será completamente injustificada.

Se os maços de tabaco contêm mensagens de aviso quanto ao conteúdo nocivo dos mesmos, os jornais para os sportinguistas deviam ser obrigados a sustentar o mesmo tipo de aviso. Sugiro alguns:

“Ler ABola mata o Sportinguismo”
“Comprar o Record arruína o orgulho pelo seu clube”
“OJogo é o pior inimigo do seu clube”

Com a actual crise, os 3 grandes jornais desportivo estão na corda bamba da sustentabilidade financeira, com isso vêm outras lógicas, como agradar cada vez mais à maior audiência, mas se por um acaso da vida 34% dos seus consumidores decidissem deixar de o ser...secalhar o Sporting viria a ter honras de tratamento exclusivo, tão elogioso e propagandístico como os outros rivais.

Cada Sportinguista saberá avaliar a importância deste assunto e desta posição. Afinal de contas não é só BdC que tem de defender o clube...isso é o que a imprensa quer...para eles é....mais fácil.


SL

5 comentários:

  1. O jornalista desportivo português é, na sua essência, um tipo sem espinha que envergonha diariamente o código deontológico da sua profissão, cujo objetivo é encher páginas de jornais segundo um guião pré-definido, sem qualquer preocupação pela verdade, postura isenta ou relevância jornalística.

    É verdade que a vida está difícil para todos, eles têm que vender para sobreviver, mas podiam ao menos ter uma postura menos subserviente ao orelhas e ao bufas.

    Se houvesse um mínimo de orgulho profissional nessas publicações, pessoas como o Tavares Teles nunca mais poderiam escrever uma linha que fosse. Mas enfim, é o país que temos, em que corruptos são endeusados e respetivos lacaios protegidos e intocáveis.

    ResponderEliminar
  2. Pois eu...já deixei há muito de os comprar...
    Leio os títulos.... on-line e é o suficiente para em silencio e às vezes bem audível...

    Resmungar entre dentes...: bardamerda...!!

    ResponderEliminar
  3. Muito bem dito!...
    De mim já não vêem um cêntimo há anos e assim continuará, metem nojo.
    Unidos faremos a diferença, em tudo, somos um "exército" de milhões e deixando a esmagadora maioria de lhes dar dinheiro a ganhar seria meio caminho andado para se portarem na linha...

    SPORTING SEMPRE!...

    ResponderEliminar
  4. Comigo, há muito que não ganham 1 cêntimo. São nojentos!

    ResponderEliminar
  5. Algo que também me provoca vómitos, além desses três jornais corruptos (por isso há muito que não os compro), são alguns blogs infiltrados na blogosfera leonina, especialmente um deles - que incentivo a deixar de visitar (só assim se dará conta da sua estupidez). Refiro-me ao blog "Bancada Nascente" - Uma verdadeira bancada de oposição ao clube e em particular, à sua direção.

    Felizmente também temos blogs com a inteligência, lucidez e sportinguismo puro do Javardeiro e de alguns outros. Obrigado

    ResponderEliminar