terça-feira, 23 de julho de 2013

Perguntas do dia

"Onde estão as vedetas Guineenses formadas no Benfica, Porto, Braga, Setúbal, Guimarães, Belenenses ou Rio Ave?"

Em todos os escalões de formação estas são (mais coisa menos coisa) conjuntamente com o Sporting as melhores equipas. Com mais Paços ou menos Estoril, estes são também os habituais destacados da 1ª Liga. O curioso é que nenhuma sem ser o Sporting coloca no estrelato jogadores oriundos da Guiné Bissau.

O Sr. Baldé ao abrir esta guerra com o Sporting esqueceu-se certamente de um pequeno grande detalhe. Não é só o talento dos jogadores que contribui para chegarem aos 18/19 anos em condições de serem grandes estrelas. É em muito o papel do clube, treinadores, tutores (os que o são a sério) e colegas de equipa que "constrói" um craque.

Baldé pensa primeiro no lucro e depois no lucro, como tal, esquece-se que há elementos mais importantes que ele, que merecem mais do que ele, na hora de retribuir investimentos. Será que Bruma seria o mesmo se tivesse feito a sua formação no Porto? Chegaria à equipa principal quando? Teria sido convocado para a Seleção Nacional Sub21?

Será que Agostinho Cá ou Edgar Ié teriam sido alguma vez cobiçados pelo Barça, não fosse a sua participação na NextGen? O que evoluíram na Catalunha não estará muito aquém do que fariam no Sporting B? Quando terminarem os seus milionários contratos e forem dispensados...onde estará o Sr. Baldé? Onde estarão os Bebianos para lhes limpar o rabinho?

Não tenham dúvidas, é o Sporting que forma os jogadores e são os formadores leoninos que estão na origem na criação de tantos talentos jovens. Os Baldés desta vida podem ir descobrir 3000 miúdos de 9 anos e podem colocá-los nos clubes que quiserem...no final provavelmente nenhum chegará a profissional de primeiro escalão e se o fizer não será nunca com a projecção que o Sporting dá aos seus jovens.

Quanto ao Sporting, putos com talento há de todas as nacionalidades, se não vierem da Guiné-Bissau, há muito chinês, cazaque, peruano ou neo-zelandês que dava o cú e 8 tostões para vestir a verde-e-branca. Sinceramente quem perde mais são os jogadores, a Guiné-Bissau e secalhar a conta bancária do Sr. Baldé.

Os Brumas vão e vêm...os Moutinhos também. A história do Sporting não pode ser escrita com cedências a chulos, mas sim pela devoção de atletas como Manuel Fernandes, Oceano, Damas, Sá Pinto, Yordanov e Dier...esses sim merecem o empenho total (financeiro pois claro) do clube na sua manutenção.

Há uma coisa que eu não entendo no meio desta fase a que chegámos no caso Bruma. Mas que porque caralho é que os chulos do Bruma querem esperar pela decisão da CAP para depois decidirem se o puto volta ou não ao Sporting? É que se for dada razão ao Bruma toda a gente sabe que nunca mais põe um pé em Alvalade. E se for dada razão ao Sporting? Então aí o Bruma já quer renovar? É preciso juízes ou tribunais para entender quem é que é o bandido desta história?

SL

16 comentários:

  1. excelente post. vou escrever apenas sobre um tópico do mesmo. Não tenho qualquer dúvida de que o contrato é legal, aliás não é por acaso que a FPF o aceitou. E não é por acaso que o jogador não assina por ninguém até sair a decisão da CAP- Comissão Arbitral Paritária. Só não compreendo que quem vai decidir a contenda: a CAP de 6 elementos, 3!!!??? são do sindicato de jogadores de Futebol. Assim não vale...

    ResponderEliminar
  2. Bom post! Infelizmente não tenho nenhuma confiança em qualquer órgão da justiça desportiva em Portugal. Mais do que julgarem de forma imparcial os casos que lhes caem em mãos, julgam em função dos interesses do clube / lobby que os colocou lá.

    ResponderEliminar
  3. Um post em que apenas se revela a ignorância sobre o que é a formação de um jogador de futebol, provavelmente escrito por alguém que nunca viu um jogo de futebol de formação.

    Muito mais interessante do que saber se os guineenses recrutados pelo Cátio Baldé servem mais o Sporting do que o contrário (tentando passar ao lado do racismo intrínseco), era perguntar: o Sporting é quem melhor forma? E é quem melhor forma em Portugal?

    Os que acham que o "título" de melhor formador é do Sporting por direito podem ficar surpreendidos com a realidade. Porque não há nada que o método e o dinheiro não comprem: os jogadores, os treinadores, o próprio método, as condições de trabalho, tudo isso se paga e nisso o Sporting já há alguns anos está atrás. Neste momento recolhem-se os louros do trabalho feito há 10 épocas atrás, veremos o que resultará do trabalho da presente Direcção e - daqui a 10 anos - quantos guineenses do Cátio Baldé se revelarão os próximos Brumas, Sambús e Morettos Cassamás.

    Um Bruma demora demasiado a "construir" - quem foi o último? português, guineense, cabo-verdiano ou romeno? - para ser atirado às malvas pelas birras de um presidente.

    Mas tudo se justifica...

    ResponderEliminar
  4. ó caramelo da 1:10 (Bebiano?Candé?), Estás muito enganado. As suas palavras, escritas com a cor do ódio (ao presidente, sua direção e ao próprio SCP) são simplesmente asqueirosas. Mais nojo me deram quando escreve que "O dinheiro compra tudo...": Compra o carinho e o amor a um clube?! Você não sabe o que está nem de quem está a falar? Você não vale nada, seu corrupto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu amigo deve gostar mais do Bruno de Carvalho do que do Sporting...

      Se pretender continuar a viver na ignorância, esteja à vontade. Mas não prive pelos seus insultos outros de adquirir algum conhecimento.

      Sou do Sporting. Acompanho o futebol de formação de perto desde há 10 anos e o Sporting está agora pior do que estava e o Benfica há 10 anos não estava, não existia. Agora o Benfica está melhor. Simples. Trata-se de um investimento a longo prazo.

      E certo que o dinheiro não compra carinho e amor a um clube. Mas compra água, gás, electricidade, carros, roupa, para si e para a família, pelo que para um miúdo ou para os pais de um miúdo de 12-14 anos, faz bastante diferença ganhar o dobro (que é o que pagam no Benfica). O meu amigo pode achar que com amor à camisola é que se vai lá (e esse é o discurso oficial) mas olhe que foi o facto de se terem recrutado e treinado os melhores jogadores há 10 anos atrás que permitiu ao Sporting estar hoje a discutir se se "deve apostar na formação". Porque se se tivesse recrutado os 2ºs ou os 3ºs melhores jogadores, estávamos a discutir se devemos é apostar no mercado dos jogadores equatorianos ou nos cazaques, onde há tanto talento por explorar.

      Mas claro... é sempre mais fácil ter um discurso de merda (como o juba aqui em baixo) do que olhar para a realidade e os difíceis desafios que se colocam. E é tão mais fácil ter discursos demagógicos quando os efeitos desse discurso só se conhecerão quando o magnífico presidente estiver a fazer cimento (no que diz respeito ao Sporting) há muito.

      Tenham um bocadinho de tento na língua.

      Eliminar
    2. Com o seu discurso não engana ninguém. Não existe nenhum Sportinguismo em tudo o que disse excepto na sua afirmação, que vale exactamente nada.
      Refere demasiadas vezes "10": "recolhem-se os louros do trabalho feito há 10 épocas atrás"; "daqui a 10 anos"; "Acompanho o futebol de formação de perto desde há 10 anos"; Ou seja, características de alguém que falta à verdade.

      O resto dos seus argumentos são fracos, anti-Sportinguistas, e extremamente interessados. Não me surpreende se você for Bebiano, ou um amigo de Cátio. Vou-lhe dizer apenas uma coisa: tem os amigos que merece. Vai ver, dentro de um tempo, o que significa enfrentar a instituição que mais tem contribuído para o lançamento e afirmação de grandes valores nacionais e internacionais. Você, e o Cátio abusador de putos, não são rigorosamente nada nem ninguém, e o desporto nacional, da Guiné, e da Conchinchina deve-vos o mesmo que a mim: rigorosamente nada.

      Eliminar
    3. Anónimo das 09:24,

      Estive a acompanhar a vossa discussão e o seu último argumento não faz sentido nenhum.
      Então por alguém dizer que acompanha a formação do clube há 10 anos e que estamos a colher frutos ainda dessa formação, significa que é uma pessoa que tem características de quem falta à verdade?

      Que raio de argumento é esse?

      Eu tenho um amigo que acompanha a formação do SCP há cerca de 17/18 anos (desde que o Figo deixou o SCP). Imagino que a ele você diria que nem sequer merecia viver, não?

      Eliminar
    4. Infelizmente o anónimo das 9h tem toda a razão. A nossa formação está a ser ultrapassada pelo Benfica. Sendo certo que ainda vamos a tempo de reverter a situação. A formação do sporting goza de uma imagem que tem que ser aproveitada. A formação do sporting está como o porto para os seniores. Se perguntarem a um sénior onde quer jogar em Portugal a resposta invariavelmente será no porto. Entende-se, porque o porto ganha e é uma boa catapulta para um contrato no estrangeiro. Se perguntarem aos pais de um miúdo de 13 anos onde querem que o filho faça a formação, a resposta invariavelmente será no sporting, porque reconhecidamente de lá saem muito bons jogadores.
      E isto tem que ser aproveitado, independentemente dos Baldés desta vida.
      A argumentação ancorada no culto da personalidade é sempre muito fraca.
      SL

      Eliminar
    5. Mike Portugal, não percebeu nada da resposta do anónimo das 9:24 horas ao anónimo anterior. O que não surpreende, se lesse com mais cuidado o que foi dito antes.

      Eliminar
  5. "Ser ganancioso é só uma forma de burrice num embrulho de ambição",
    escrevia ontem o Javardeiro e com razão.
    Sim, o recado é para si, Anónimo da 1:10 (manuelim, creio mais tratar-se de um "gringo" do outro lado da segunda circular- as suas palavras cheiram a penas de galinha)

    Obrigado Javardeiro. Ler os seus posts sabe sempre a pouco, de tão preciosos que são.

    Abraço leonino

    ResponderEliminar
  6. Ah e deixe-me também dizer-lhe que se a inveja causasse diarreia, você dormiria na sanita todos os dias...(sim, caro anónimo da 1:10)

    ResponderEliminar
  7. Javardeiro, excelente post. Uma questão offtopic..porque é que do lado direito, onde diz "vale a pena visitar", consta um blog chamado b.nascente? experimente uma visita cuidada e perceberá o porquê da questão.

    ResponderEliminar
  8. Valia a pena visitar, agora mais vale não entrar...
    Repudiante!

    ResponderEliminar
  9. 10 anos!!!!!!! Simples como isto: Eusébio, formado no Sporting (Lourenco Marques. Por muito que o próprio 0 renegue.LOL!LOL!)Paulo Futre, Luis Figo e C.Ronaldo. Bola de Ouro ou prata.... 10 anos ????

    Outro problema será mas, nao a formacao ou scouting..

    Carlos N.T.

    ResponderEliminar
  10. A todos os ilustres comentadores que dizem que sabem e que acompanham!!

    Quem sabe onde estará amanhã? Quem sabe onde estará daqui a 10 anos? Quem será o próximo CR? Será que existira mais algum CR?

    Deixem-se de opiniões bacocas de que sabem que a formação do sporting daqui a 10 anos vai ser isto ou aquilo! Ninguém sabe ou saberá como vai ser!

    Portanto, daqui a 10 anos no mesmo sítio à mesma hora para discutirem que tem razão e vão ocupar a vossa vida com coisas reais e não opiniões tipo "Maya" que só viram nas estrelas!

    A Academia do Sporting será sempre a referência nacional, muito que custe aos lampiões terem a pretensão que são sempre os melhores!! Faz parte de uma forma de estar e trabalhar! Embrulhem! Nem a "pagar o dobro" lá vão...

    Rui Pedro

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o post, mas penso que o que tem que ser feita é uma aproximação e reunião entre o presidente do Sporting Clube de Portugal e Cátio Baldé. Sem rancores, sem arrogâncias e sem radicalismos. Com bom senso, tentando salvaguardar o interesse de todos; Clube, jogadores e empresário. E que de futuro as boas relações prevaleçam. Haja boa vontade de todos para bem de todos. SL

    ResponderEliminar