quarta-feira, 3 de julho de 2013

Problema avançado




















Há uns dias tive um acesso de fúria quando um ex-membro da SAD leonina e habitual paineleiro abriu a goela para justificar a má época do Sporting e poucos golos marcados com a falta de pontaria de Wolfswinkel. Eu sei que para ter um emprego na SAD do Sporting não era preciso ser um expert do futebol, a maior parte nem sequer sabia pronunciar os nomes dos jogadores. Mas que não entendesse a ponta de um corno de bola...ai a coisa é mais grave.

Quando um avançado atinge a marca de pelo menos 40% dos golos marcados pelo plantel inteiro...isso quer dizer que estamos perante um bom avançado. Quando a equipa não consegue produzir mais do que 4 ou 5 oportunidades de golo por jogo (que foi sempre o acaso do Sporting) talvez o avançado seja o finalizador de 2 ou no máximo 3, se marcar uma...é um bom avançado. Foi isso que fez Wolfswinkel. Falhou muitos golos? Sim. Falhou oportunidades claras? Sim.

Mas definir um avançado pela sensação que poderia ter marcado mais, é tão científico e razoável como medir a qualidade de um livro pelo aspecto com que fica na prateleira.

Jackson Martinez, Lima e Cardoso foram os melhores marcadores da I Liga. Não falharam golos? Golos fáceis? Sim. Talvez até em maior número por jogo que o nosso holandês. Quando se tem 5 ou 6 oportunidades por jogos é mais fácil. Antes de mais nada porque os avançados de benfas ou tripeiros sabem que podendo falhar uma ocasião, outras lhe seguiriam. Já Wolfswinkel vivia no drama de ao falhar, provavelmente passar o jogo em branco. É muito diferente.

Quem seguiu os jogos da época passada deve ter reparado (eu não reparei noutra coisa) que o coitado do Wolfs andava de faixa a faixa à procura de espaços onde os médios colocassem as bolas....a equipa não tinha muita chegada de médios à área...e quando finalmente recebia a bola na grande área (o que era muito raro) já vinha desgastado por movimentações anteriores.

Com Jesualdo, a produtividade do avançado holandês voltou ao normal, o que quer dizer que tal como toda a equipa, o problema não estava no talento individual, mas na manobra colectiva. Acredito que com Jesualdo toda a época Wolfs voltasse a superar a marca dos 25 golos...o que só prova que quem acha que 10 milhões foi uma boa venda...só pode comer gelados com a testa.

O próximo avançado que vier ocupar o lugar de Wolfswinkel vai ter um novo treinador, uma nova direcção, objectivos mais humildes. Vai ter provavelmente menos pressão para justificar ordenado e valor de transferência. Irá, assim desejo, fazer esquecer o passado. Mas para quem percebe desta coisa sabe, que dificilmente terá o pedigree do antigo 9.


SL

2 comentários:

  1. O ricky foi muito injstiçado sem ele(e o patricio)... Espero que continue a fazer muitos golos no norwich mas também espero que o sucessor dele faça mais do que ele!

    ResponderEliminar
  2. Sempre tiveste um fraquinho bem acentuado por este flop. O que o futebol tem de bom é que é normalíssimo ter opiniões completamente distintas sobre um mesmo assunto ou um mesmo jogador. Na minha opinião, RW é um pl absolutamente banal; sem capacidade de choque, sem remate forte, sem velocidade, com um razoável jogo de cabeça, com uma razoável capacidade de desmarcação e com uma razoável capacidade de finalização. Objetivamente, repito, objetivamente, falhou mais do que marcou e faltam-lhe muitas outras coisa para além da finalização para poder ser pl de topo e vir a atuar num grande europeu. Para mim, nem no Norwich acabará a época como titular. Mas... veremos, porque se há coisa que aprecio em RW é o seu caráter. Enquanto cá esteve, teve sempre um comportamento impecável e, por isso, desejo toda a sorte ao moço!

    ResponderEliminar