quarta-feira, 7 de agosto de 2013

À vista

Mais uma partida do Torneio do Guadiana e mais uma derrota. Neste jogo, até jogámos bem melhor, a maior parte do tempo o Sporting foi superior em posse e construção de jogo...criou algumas oportunidades, mas bastou um bom cabeceamento de Edinho para fechar o resultado.

É contra bons adversários que se detectam os maiores problemas e se para a história ficam 2 maus resultados, na verdade foi bom que tivessem sido antes dos jogos oficiais. E os problemas estão bem à vista:

1/ A dupla Rojo e Mauricio não deve ser a titular. Dier deve ocupar o lugar do brasileiro.
2/ William Carvalho e Rinaudo tem problemas diferentes, mas nenhum ainda dá segurança
3/ Capel e Carrilho (os melhores alas) não ligam o jogo com o centro
4/ Montero e Cissé não vão ser solução para golos

Com algum trabalho táctico extra e a melhor integração de alguns reforços alguns destes problemas serão resolvidos, principalmente Slimani, pode ajudar e muito esta equipa a "decidir" o muito jogo que os laterais e meio-campo cria. Neste torneio, ao Sporting faltou sempre 20 metros...e muito mais assertividade no último passe.

De resto, apesar das 2 derrotas, o Sporting não foi inferior a nenhum dos adversários. Perdeu, como podia ter ganho. Especialmente Montero e Carrilho tiveram as vitórias nos pés.

O plantel esse parece fechado. Assim e salvo ofertas tentadoras de última hora a coisa deve passar por:

Patrico e Golas (Boeck deve ser emprestado)
Cedric e Welder
Jefferson e Evaldo (acho um exagero renovar com o ex-Corunha)
Dier e Rojo, com Mauricio + vaga para Ilori (ou Nuno Reis)
Rinaudo numa boa disputa com Carvalho
Adrien e Magrão
André Martins, com Labyad ou João Mário
Capel e Carrilho, com W.Eduardo + Esgaio (ou vaga para Bruma)
Slimani, com Montero e Cisse

Depois há que colocar muitos jogadores, Boeck, Pranjic, Boulahrouz, André Santos, Salomão, Bojinov, Jeffren, Onyewu (talvez até Labyad e Evaldo)...o que equivale a muito trabalho.

Já o disse aqui e repito, esta equipa não é para entrar em loucuras (diga-se que disputar o título seria exactamente isso) mas também não ficará atrás de Braga, Paços ou Estoril...assim Jardim consiga resolver a dupla de centrais e o ponta de lança. O leão ainda está muito gatinho...e a nossa Liga está cheia de hienas...

SL

10 comentários:

  1. Javardeiro,

    Não é por nada, mas num torneio onde Rojo esteve em 3 dos 4 golos sofridos, sublinhas Maurício - porque não te convence?! Estranho...

    Curiosamente (ou não), dos melhores jogos defensivos que fizemos esta pré-temporada, foram precisamente com a dupla Dier-Maurício.

    O resultado deste jogo acaba por ser enganador. O Sporting jogou bem mais que o Braga, mas uma desconcentração defensiva (de Rojo, lá está) acabou por lhes dar a vantagem que não conseguimos alcançar na 1ª-parte. E a partir do golo, Jesualdo fez o que faz sempre, meteu mais músculo para fazer contenção ao nosso meio-campo (a saída de Adrien também ajudou bastante)...

    Além disto, apraz-me sublinhar a impulsividade com que taxa juízos sobre jogadores que acabaram de chegar, que não me agrada minimamente - caso da sua apreciação sobre Montero, por exemplo. Com Wolfs era o caso do ketchup (que depois de abrir...), mas com este já não é "solução" para golos. Esteve perdulário hoje, é verdade, mas já mostrou ter bem mais jogo que Wolfswinkel. A diferença está/estará na finalização. Por enquanto...

    Carrillo, por exemplo, continua a encantar, mas na hora da verdade é inconsequente. Nem por isso se deixa de dizer que é (e é de facto) o nosso jogador mais desequilibrador...

    Eu até concordo com a maioria das suas ideias, mas hoje não resisti...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este Mauro Silva é um blogueiro da playstation só pode...

      Que zero absoluto... gajos que achem que a culpa é do golo é do Rojo são os mesmos que acham que o Maurício é jogador para o Sporting, está claro. Segue a lógica "defesa é para defender, avançado é para marcar golos, quando a equipa sofre golos a culpa é do "marcador directo" do avançado...".

      Tão fraquinho quanto o Montero.

      Ontem o 2º melhor jogador do Sporting foi um jogador que não tem nível para jogar no Sporting. E ainda tecem loas àquela amélia que para Postiga colombiano só lhe falta saber jogar futebol. FDX!!!

      Eliminar
    2. Um abraço ao Bancada Nascente. Bem-haja!...

      Eliminar
  2. Não consigo perceber como consegue defender o rojo em detrimento de mauricio. é pessimo o homem. nem na esquerda nem em lado nenhum serve. e com Rinaudo e Capel também n vamos a lado nenhum. carvalho e wilson são mt melhores.
    Mas estamos no bom caminho. Com ilori e bruma isto ficava perfeito.
    que venha o prox jogo(uma vitoria era perfeito, mas n perder por muitos contra esta super fiorentina já n era mau).

    SL

    PS - welder, mauricio, jefferson, william e magrão são boas contratações

    ResponderEliminar
  3. Não perdi ainda a esperança do Montero. Jogar na europa, e particularmente em Portugal, é muito diferente de jogar na Colômbia e nos EUA. Tem que se adaptar, perceber como aproveitar os poucos espaços que lhe dão e ganhar confiança, que para um PL é fundamental. Para além disso, não me parece muito prudente pensarmos que Slimani vai resolver alguma coisa. Se passarmos a jogar com 2 PLs talvez facilite, mas com este sistema provavelmente vai andar sempre desaparecido do jogo.

    Também não percebo porque Dier ficou de fora. E parece-me que o Rojo continua com problemas de posicionamento. Quando tem o adversário pela frente é muito forte, mas quando não sabe onde ele está é um desastre. O que eu gostava mesmo era da dupla Dier/Ilori.

    Mas também houve coisas boas. Gostei muito do Patrício, Cédric, Adrien, Wilson Eduardo, e o Magrão também deixou boas indicações.



    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Cada cabeça, cada sentença ou se quiser cada um de nós é um pseudo treinador.
    Do que vi do Montero, acho-o um bom jogador, tem boa técnica, será necessário ser mais agressivo, mas não podemos esquecer que ele apenas fez dois jogos na Europa... muitos que comentam por aqui, queriam tanto que o Viola permanecesse, fez n jogos com salário superior ao Montero e nunca vi que fosse uma mais valia imediata para o sporting.

    ResponderEliminar
  6. O Montero vai ser um dos grandes jogadores. Boa técnica, sabe segurar a bola, sabe jogar com os colegas e sabe movimentar-se dentro e fora da área. Falta acertar na baliza, mas isso vem com a confiança.

    A dupla titular de centrais deve ser Dier com mais um, seja ele qual for. Para a esquerda temos o Jefferson e eu acho que não devíamos renovar com o Evaldo e assim o Rojo poderia jogar na esquerda também.

    ResponderEliminar
  7. Se eu tive toda a paciência do mundo para os falhanços do Wolf...

    Como poderia ser agora tão exigente para o Montero, que ainda nem deve saber o nome dos colegas com quem tem de jogar...??

    Vamos ter calma e dar-lhe tempo...!!

    O Slimani vai ser bom...?

    Óptimo...!!

    E se os dois juntos fossem ainda melhores...??

    Já nem digo que nós os sportinguistas somos muito exigentes...diria antes que somos pouco pacientes (alguns)...
    E com essa falta de paciência...já se queimaram vários jogadores ao longo dos tempos...!!

    Sporting Sempre...!!

    ResponderEliminar
  8. Desde que Rojo chegou ao Sporting, que digo que não é central. Depois do que se tem visto acho que tenho carradas de razão. Actualmente a dupla de centrais deve ser Dier/Mauricio. Rojo falha muito, e joga através de chutões para a frente.

    ResponderEliminar