terça-feira, 6 de agosto de 2013

Fazer o melhor das derrotas

É bom ganhar. Mas às vezes também é bom perder. Principalmente quando um bando de pauliteiros a jogar a 2kms à hora expõe todo um leque de problemas novos que estavam por revelar.

O West Ham não é uma má equipa. Não é de certeza aquela coisa que jogou hoje contra o Sporting. Coisas de um Allardyce...que é assim uma espécie de Mourinho muito, mas mesmo muito frustrado. O Sporting foi mau, principalmente pouco inteligente. Esqueceu o jogo ligado e apoiado dos últimos encontros e partiu para o chuto para a frente...coisa que agradou a um bando de ingleses mais que habituados a esse ritmo de repelões.

O que os bifes mais detestam é que as equipas latinas troquem a bola, os façam correr atrás dela, pois não foi nada disso que o Sporting fez. Mérito de quem? Principalmente a meu ver de André Martins, de Evaldo e Welder. O pivot, por não ter entendido que não se podia esconder entre a linha de médios e a defesa inglesa...tinha de ter procurado mais as triangulações no centro do terreno. Os laterais por não terem sabido flectir o jogo mais para meio em vez de querer à força lançar os alas. Não era mesmo jogo para isso.

Esta equipa do Sporting, na minha opinião, ainda está muito pouco "sólida". O tal fio de jogo...desapareceu...e não houve nenhuma razão para isso. Juventude, falta de capacidade para lutar fisicamente, má condição do relvado...desculpas, desculpas. O Sporting não usou a cabeça para lidar com uma equipa mais experiente, que usou de todos os truques na manga para fazer o jogo que queria.

Não é só o talento, a velocidade ou a táctica que vence partidas. Os jogadores têm de saber manter o seu jogo, cumprir a visão do treinador e do treino no relvado. Esse jogo foi criado para potenciar as suas qualidade e esconder os seus defeitos...se os jogadores se "esquecerem" disso e começarem a improvisar...bem, é muito provável que voltemos a sofrer golos absurdos como os que o West Ham nos marcou.

Destaques:

Para quem estava rotulado de 3ª escolha...Welder foi certinho. Ainda é cedo para entender o que vai sair dali, mas com poucos dias de clube...já seu para ver que não é nenhum cepo.

Adrien, mais uma vez dos melhores. Joga mais e melhor, está no jogo e tenta organizar a equipa.

Carrilho está a subir degraus, vamos ver se depois não os desce.

André Martins não se pode esconder do jogo e se o adversário o tapa, tem de procurar soluções. Se o seu físico não lhe permite caçar com cão, tem de saber encontrar o gato.

Não volta a dar...Evaldo é daqueles jogadores que parece ter tudo para dar certo, mas na hora do passe e principalmente na hora de decidir como disputar uma bola dividida...escolhe quase sempre mal.

Mauricio e Rojo, demasiado parecidos. Nas qualidades e defeitos.

Jardim, a meu ver distribuiu mal os jogadores pelos 2 jogos. Entendo que quis colocar em campo a boa ligação Adrien, Rinaudo e André Martins...mas são 3 jogadores demasiado macios que não conseguem frente a equipas mais físicas impor o seu jogo. Talvez tivesse sido preferível testar Carvalho-Adrien-Magrão...mas se Carrilho tem feito o 2-0...estaria agora a achar o contrário...enfim.

SL

Sem comentários:

Enviar um comentário