quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Para lá do Guadiana

Bom, depois de um mini certame onde duas equipas treinaram o anti-jogo e o Sporting tentou jogar à bola, depois da imprensa salientar os falhanços à boca da baliza de Montero e dispensar comentários sobre a pobreza do futebol de Braga e West Ham. Depois de ser contratado um verdadeiro ponta de lança pelo valor mais baixo das aquisições esta época. Depois disto tudo é hora de começar a levar com os Brumas e Iloris outra vez.

Há quem desconfie que a imprensa desportiva tem uma agenda "política" em relação ao Sporting, eu não desconfio, tenho mesmo a certeza. E já há alguns leões a emprenhar pelos "ouvidos". Senão vejamos:

O argumento da moda:
"O Sporting adquiriu jogadores de capacidade duvidosa que além de não irem gerar qualquer vantagem financeira, vão "tapar" o crescimento dos miúdos da academia."

Eu penso que antes de criar o cenário, há que medir os enquadramentos. Esta é minha opinião sobre o assunto:

- A aposta em contratações tem sido financeiramente muito contida, e até ver apenas Cisse me parece que está muito longe (ainda) dos padrões exigíveis. Jefferson é uma boa solução para titular na esquerda da defesa, Welder pode vir a ser um bom concorrente para Cedric (boa exibição frente ao Braga). Mauricio será uma boa opção para 3º central. Magrão vem para o lugar de Schaars, é experiente e multifuncional, o que num meio-campo quase made in Alcochete e muito jovem, pode ser importante. Montero parece ter uma excelente técnica (não tínhamos nenhum virtuoso desde a saída de Matias) e boa solução para jogar com 2 avançados, parece um jogador que irá precisar de alguma paciência até estar integrado com a Liga e com o Sporting. Slimani está rotulado como garantia de golos, o que se exigia face à venda de Wolfswinkel.

- Além do mais, parece-me que há muita gente que não entende a lógica do Sporting face à equipa B. A nossa equipa secundária não é um depósito de "ver se dá qualquer coisa daqui a uns anos". São opções prontas a usar e preparadas para isso. A colocação de Abel à frente da equipa é uma prova de que se querem soluções trabalhadas e não um "preparado" de imaturidade que serve apenas para produzir conteúdo para o canal de TV interno ou agradar aos sócios.

- Se Jardim achar que Zezinho, Betinho, João Mário, Esgaio, Mica ou Fokobo provarem em campo a sua evolução e se alguma das contratações não render...o que impede verdadeiramente o treinador do Sporting de chamar esses jovens? Jesualdo não o fez? O que barra o caminho a estes jovens jogadores é o excesso de expectativa depositado em cima dos seus ombros. Tanto pelos adeptos como empresários, estes miúdos sofrem de uma pressa absurda para subir etapas. Para quê? Têm todos de aos 19/20 anos conquistar a titularidade? Estarão todos eles preparados para isso?

Resumindo, se os reforços vão ser mesmo o que o Sporting precisa, isso ainda ninguém sabe, mas uma coisa é certa, são o que o clube pode pagar...e não vão fazer sombra a nenhum jovem da cantera que mereça a titularidade. Pensar isso é insultar a capacidade de Jardim e Abel de escolherem o melhor para o clube.

SL

14 comentários:

  1. Comentários sempre coerentes e acertados, é por isso mesmo que é o meu blog de eleição em relação ao Mundo Sporting !
    Um grande abraço, SL
    Adriano Lourinho

    ResponderEliminar
  2. Épa assim vale a pena ler textos sobre o Sporting, alguém com dois dedos de testa. Lê-se tanta mer.. na net e ninguém é capaz de ter lucidez suficiente para entender o que se quer fazer.

    Se colocam os miudos logo a titulares, são muito novos não têm excperiencia, se são emprestados, estão longe ninguem vê o que eles fazem, se se faz o correcto e se aposta numa equipa B para os fazer crescer num campeonato competitivo e são mais valias para utilizar na equipa principal, está tudo mal.

    Como é dito no texto, não percebo esta parvoice que estamos a comprar mal e a tapar lugares aos miudos. Alguem me explica quais sãos os lugares que estão tapados. Se assim for pode ser que eu perceba.

    Javardeiro sempre na moucg«he como de costume.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. Excelente análise, assino por baixo em tudo.

    ResponderEliminar
  4. Com o Maurício, o Reis fica na B; com o Welder, o Esgaio nem adaptado a lateral entra; com o Magrão, deixam de subir o João Mário e o Zezinho; com 3 avançados (um deles a maior merda que já pisou a relva de Alvalade), o Betinho não tem oportunidades. contratámos 4 jogadores para ficar no banco ou na bancada. E ainda vem aí o Cássio e vão renovar com o bosta No Name do Salomão.

    Só o Jefferson, o Montero e o Slimani é que se justificavam. Os outros foram para o negócio das comissões.

    Bruno de Carvalho, a maior desilusão da minha vida, sinto-me enganado.

    João Poeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, portanto, o seu maior desejo era ver a Equipa B toda na Liga ZON Sagres e a Equipa principal toda na II Liga. Porquê? Fuck logic, that's why!...

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Nem mais.
    A juntar a isso, o facto de o plantel ser algo curto. Ou seja, caso haja alguma lesão ou impedimento, os jogadores da b estarão imediatamente integrados.

    ResponderEliminar
  7. curto? este plantel é curto?

    arnaldo, pelos vistos este plantel, para além dos que já sabíamos, tem o slimani, o andré santos, o salomão e o evaldo. eu conto 22. e o pranjic, o boulahrouz, o onyewu, o bojinov, o labyad e o jeffren não têm colocação. 28.

    e ainda se fala do ogude, do cássio, do kanu e sei lá quem mais.

    curta é a visão destes dirigentes e de quem os apoia cegamente

    eu votei neles duas vezes, apoiei-os na assembleia e nem acredito na desgraça que têm sido

    este não é o meu Sporting

    João Poeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não confunda a Adega Cooperativa e Recreativa do Lumiar nem as suas regadas Assembleias com o Sporting Clube de Portugal, se faz o obséquio.

      Percebe-se que faça confusão, de tão ébrio que de lá sai...

      Eliminar
    2. É que já nem o mais o cegos dos cegos consegue "não ver" as argoladas que esta direcção dá.
      Todo o crédito e balão de ar que tinham (eleições e assembleias gerais com vitórias à larga) está a ir por água abaixo por culpa própria!

      E a bola ainda não começou a rolar...

      Eliminar
  8. Eu bem disse: Adega Cooperativa e Recreativa do Lumiar! Pelo menos dois sócios tem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Carlos, é sequer sócio de alguma coisa?

      Se acha que está tudo bem, ainda bem (para si).

      Se acha bem que, num ano de contenção, se vá a caminho das 10 contratações.

      Se acha bem que se troque jogadores formados e bons por outros dignos de Inatel, que foram expulsos das suas equipas no Brasil.

      Se acha bem que um Presidente dê reprimendas a um jogador, à frente de todos, num jogo-treino.

      Se acha bem que um Presidente dê ordens para a equipa, quando o treinador está lá para isso.

      Se acha bem que jogadores como Bruma, Ilori e Labyad estejam afastados da equipa e com contrato em vigor.

      Se acha bem que jogadores como Evaldo, Salomão e André Santos estejam na equipa principal. E estão fartos de jogar nesta pré-época!

      Ainda bem. Isso é o seu Sporting, não o meu.

      Eliminar
    2. A ACR do Lumiar representa-se bem, não hajam dúvidas. Gajos com calo no levantamento e prova de vinhos, até 15 garrafas por tarde...

      A sua última frase é sucintamente elucidativa, especialmente quando há meia dúzia de meses, quando o Presidente era outro, abominava que alguém dissesse o mesmo...

      Bem-haja, e boas provas.

      Eliminar
    3. Carlos,
      Estive na AG, o Carlos esteve?
      É sequer sócio?
      Já pôs os pés no novo Alvalade cerca de 200 vezes, como eu fiz?
      Pois... daqui a uns meses falamos.
      João Poeira

      Eliminar