segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ganhar a equipa

Quando acabou o “batatal” futebolístico em Arouca, tinha um sorriso de orelha a orelha. Não pela vitória – se tivessem perdido ou empatado ficaria (quase) tão feliz. Não pelo fio de jogo apresentado – o estado do terreno permitia futevoley e pouco mais. Nem pelos golos – sabe deus o que custou meter mais um golo que os outros.

Foi a garra mostrada pela equipa que me deixou em estado de graça. Jogada a jogada, disputa a disputa, segundo após segundo...todos deram o máximo. Notou-se que havia um Adamastor a envolver a equipa, os jogadores entenderam e não se amedrontaram...encheram o peito e avançaram!

A chuva incessante, um adversário sem nada a perder muito mais “tranquilo” no estilo matraquilhos, um terreno que anulava quase todas as qualidades técnicas dos jogadores – e aqui o Sporting perderia sempre muito mais aquilo que é a sua vantagem sobre os adversários. Enfim, o Sporting não entendeu logo, mas o golo do Arouca ajudou...que naquele jogo a única coisa que os leões podiam ter a mais que o adversário era a vontade de ganhar.

Especialmente depois do intervalo, o Sporting mostrou ao Arouca que seria muito mais fácil para eles lutar pelo empate do que voltar a esticar o tapete até à nossa área. É assim que começa a ganhar...na atitude. Foi evidente para quem via o jogo que os jogadores do Sporting não iam dar um palmo de terreno por perdido...e isso retraiu os adversários....foi por aí que veio a vitória.

Mesmo o adepto leão mais optimista, rezava para que não nos saíssem em sorte relvados do estilo de Sábado. A maior parte dos nossos titulares são jogadores de futebol apoiado, de estatura média, sem grande habilidade no futebol de choque. Seria apenas natural que cedessem frente a uma equipa mais experiente nestes enquadramentos “batatais”.

Mas não cederam, bem pelo contrario. O exemplo vivo da atitude da equipa – Slimani. Condicionado fisicamente, deu tudo o que podia e sabia. Saiu ainda mais lesionado, mas certamente orgulhoso do que acabara de conseguir. Tal como eu.

SL


PS – Sei de fonte segura que esta vitória foi muito celebrada e um grande balão de confiança para toda a equipa, treinadores e direcção. Há troféus e “troféus” e alguns ninguém chega a perceber que foram conquistados. Ganhar uma prova é bom. Ganhar uma equipa é muito melhor. Estamos no bom caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário