sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

As divas e os divãs

A falência do carisma dos treinadores de benfas e tripas é tão evidente que cansa raciocinar sobre o que acontecerá no final da época. Na verdade penso que até os presidentes dos dois clubes se estão a cagar para isso, mas por motivos diferentes.

Pintinho não pensa na substituição de Fonseca, na verdade para a SAD tripas ele já não está lá. A manutenção do treinador é tabu e todos sabemos o que sucede no porto quando simultaneamente há tabu sem renovação. Por esta altura, se fosse o caso, a renovação já tinha acontecido. A procura de alguém para ocupar a cadeira de "sonho" não só já foi começada, como já deve ter sido terminada. Depois de experimentar 2 estagiários sem experiência, talvez agora um Laudrup ou coisa que o valha seja a escolha produzida.

O orelhas está a ver no que a coisa dá. Imagino que se chegarem ao título, Jesus sai. Se não chegarem, Jesus sai na mesma. A verdade é que o ciclo terminou o ano passado e o que estamos a assistir é uma espécie de consumo dos "vapores" de um animo e identificação que já não existe. A diferença vai ser mesmo o tamanho da porta de saída: se não vencer - a pequena; se vencer - a grande. O depois será mais complicado, mas nos benfas habituaram-nos a escolhas exóticas e quem sabe não haverá para aí um trunfo azul de cabelo ruivo à espera de uma ligação telefónica.

A tudo isto se opõe o estado actual de Leonardo Jardim. É apreciado e valorizado. Defendido pela estrutura e até ver deixado em paz a fazer o seu trabalho. Esta época, da surpresa, porventura mais fácil...mas nas próximas muito mais difíceis. Subir a fasquia perdendo jogadores, aumentar a ambição não tendo orçamento...é complicado. Mas existe aqui uma nuance que pode ser o caminho estreito que leve o projecto de Jardim a bom termo: o desinvestimento e fins de ciclo dos rivais.

Tanto benfas como tripas vão entrar numa fase de realismo obrigatório. Os bancos fecharam as torneiras e os investimentos outrora milionários desaparecerão. O dinheiro que entrar já tem dono, ou muitos donos, o dinheiro que sair terá de ser mais inteligente. Compras como Defour ou Ola John são pregos no caixão. Estes novos porto e benfica menos opulentos são modelos por experimentar e principalmente mais duvidosos de trazer tanta superioridade em relação ao Sporting.

Tudo isto aliado aos também próximos fins de reinados de PC (mais por motivos de saude) ou Vieira (por enorme desgaste) irá gerar profundas alterações nestes clubes e será de esperar o fim de muitas unanimidades...tantas vezes mantos que ocultam negócios potencialmente destruidores do bom nome e crédito das instituições.

O Sporting está em contra-ciclo em relação aos rivais. O tempo e as ambições dos homens sombra dirão qual será o tamanho da vantagem que esta realidade encerra.

SL


2 comentários:

  1. Se o Jesus chegar ao título este ano, o Orelhas vai lhe renovar o contrato por mais dez anos.

    ResponderEliminar
  2. Também não percebo essa certeza na não continuidade de jj em caso de vitória na liga. É que ele e o orelhas têm um grande negócio com as comissões...

    ResponderEliminar