quarta-feira, 5 de março de 2014

Quebrar ou Torcer Adrien e Cedric

Paulo Bento é um bom treinador. Mas no ponto onde é mais forte, mora também a sua maior fragilidade. Se há traço que o marca como homem e treinador é o sentido de honra, lealdade e independência.

Estas características falam tão alto no momento de o proteger como nas alturas em que o prejudicam. Servem igualmente para por Pinto da Costa na ordem, como ignorar boas prestações de jogadores do Sporting. É a mesma cara e a mesma moeda sempre. Não se adapta, nem aprende.

O que fez Paulo Bento sair do Sporting não foi a sua capacidade para dominar o balneário ou sobreviver num clube caótico...mas sim a sua não habilidade para ceder nas convicções. Esta época temos um Jesus rendido aos seus erros do passado, apostado em fazer dferente. Paulo Bento nunca o faria...

Todos os sportinguistas têm bem presente o “antes quebrar que torcer” do selecionador, que levou muitos atletas a castigos ad eternum, a equipa a desenvolver até à exaustão um modelo de jogo que tinha apenas uma nuance (a passagem para 3-5-2), as declarações de “peito às balas” num discurso unidireccional...enfim, Paulo Bento traça um rumo e não se desvia, nem que 3cm mais à direita esteja um pote de ouro.

É esta teimosia e foco na postura de independência que o podem levar também a cometer erros que outros cometeram com muito menos idoneidade. São célebres as lutas de empresários na CBF e na AFA para colocar atletas até em amigáveis. É conhecido também o predomínio de Mendes na nossa seleção...o que é menos falado é o que o Sporting está a “perder” por ter o isento Paulo como responsável pelas convocatórias de Portugal.

Adrien e Cedric estão a realizar uma época a todos os níveis singular. A maturidade com que agarraram a titularidade nada tem a ver com a falta de qualidade da concorrência. Efetivamente produzem futebol de imensa qualidade técnica, mostram uma disponibilidade física impar, sobem de produção à medida que a época evolui.
Ambos são hoje valores seguros do Sporting. Em Agosto do ano passado, nem tanto.

João Pereira é o lateral direito titular da Selecção. É o com mérito. Cedric ainda não estará ao nível deste veterano, mas será sem dúvida o seu sucessor. Mesmo com as aritméticas de multifunções numa convocatória de 23 para um mundial que por exemplo levarão Sílvio no lugar de Cedric...isso não seria razão para não testar o lateral do Sporting noutras partidas.

Adrien é mais grave. Ele é o motor criativo do Sporting. Se William é o pêndulo, a ancora ou o motot, Adrien é o leme, o volante, quem organiza e estrutura a forma como a bola passa pelo meio-campo. Quem faz essa tarefa na Selecção? Ninguém.

Veloso não sobe, graças a uma preguiça que o leva a fazer uma tabelinha por jogo...ficando à espera de alívios para rematar à baliza. Quem ficar à espera de Veloso para uma jogada de entendimento em progressão, pode mesmo ficar sentando – o que obriga aos outros dois médios que sobram a fazer todo o trabalho de construção.

Ruben Micael, acho que só mesmo com muita imaginação conseguimos ver este jogador no Mundial.

Raul Meireles é um preferido de Bento, mas sabe Deus em que condição física vai estar no Verão e não se pode dizer que a sua carreira esteja na melhor das fases. As suas expulsões e look dão mais que falar do que as exibições.

Josué podia ser uma opção, mas é um jogador menos eficaz que Adrien no momento defensivo (não tem rodagem de trinco) o que o torna uma hipótese muito mais limitada.

Ruben Amorim é um fetishe dos nossos media. A verdade é que não é sequer titular no benfas, apesar de todas as grandes referencias do meio-campo saírem constantemente Javi, Witsel, Matic...este jogador é razoável em todos os papeis de um meio campista e no entanto não especialmente bom em nenhum. Mais uma vez, na comparação com Adrien...

Resumindo, Paulo Bento pode dizer o que quiser, mas a verdade é que Adrien e Cedric só não fazem parte das convocatórias porque são do Sporting, William Carvalho e Patrício têm já lugar garantido e parece que não há vontade do seleccionador em fazer com que o contingente verde e branco seja completamente desfasado dos seus rivais.

Mesmo que isso se traduza numa grupo mais fraco. Mesmo assim, Adrien e Cedric não serão opções. Paulo Bento, quebrará antes de dar a torcer o erro.


SL

3 comentários:

  1. Para mim, o PB perdeu a credibilidade antes adquirida...
    A teimosia pode ser uma virtude, mas quando mal aplicada, "transforma" quem dela abusa...num verdadeiro asno...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. " mas sim a sua não habilidade para ceder nas convicções " Nem mais.

    ResponderEliminar
  3. A não convocatória do Cédric eu ainda posso entender, o Adrien só mesmo por imbirração do risco ao meio, embora eu ache que o Adrien só seria titular se roubasse o lugar ao Meireles, porque, gostemos ou não dele como homem, Moutinho é, juntamente com Patrício, Pepe e CR7, a espinha dorsal da seleção...

    ResponderEliminar