sábado, 5 de abril de 2014

Diferenças ou Divergências

Na versão do Presidente, o Sporting lutará pelo título na próxima época. Na versão do treinador, é melhor não pensar nisso. A pequena diferença que separa os dois e que meio mundo correu a suspeitar que era a prova que o Leonardo já está de malas aviadas, reside na palavra "lutar". Para BdC lutar é andar morder os calcanhares do primeiro lugar e se que coisa correr de feição, instalar-se na primeira posição o maior tempo possível. Para Jardim, lutar pelo primeiro lugar é ser a melhor equipa ou pelo menos de igual valia, quer em termos de qualidade quer quantidade.

Qualquer adepto do Sporting está orgulhoso da sua equipa este ano. Tudo o que esta alcançou, foi graças ao esforço e talento e não beneficiou da dupla ajuda de ter poucos erros nos jogos em que participa e contar com muitos nas dos seus adversários. Essa é a principal preocupação de BdC, mas não é a de Jardim. O treinador parece mais centrado na evolução desta equipa sem responsabilidades extra no próximo campeonato.

Existe outra diferença, para a Direcção do Sporting fazer vendas no final da época será um cenário mais que positivo, pois iria acelerar em muito a recuperação financeira do clube. Leonardo Jardim verá talento a sair da equipa, que pode ou não ter a sorte de conseguir substituir. Perder William Carvalho, Patrício ou Rojo seriam sempre grandes rombos na capacidade do Sporting em melhorar a sua performance deste ano e é essa cautela que passa pelas palavras do técnico.

Na minha opinião mais do que divergências de rumo, treinador e presidente, têm diferentes pontos de vista. Ao contrário dos nossos "analistas" profissionais não vejo isso como um problema. Um treinador não tem de ser amestrado, não tem de seguir uma cartilha de discurso imposta pelo clube. Pode e deve ter ideias próprias e lutar internamente por elas. Cabe a todos respeitar as diferenças sem atropelar os campos de acção de cada um. Para já nada disso parece estar a acontecer dentro do Sporting.

É importante reflectir que esta Direcção e esta equipa técnica tinha sobre si a ameaça de derrocada desportiva...depois de um 7º lugar e com a redução de orçamento na ordem dos 50%, a sombra de mais uma época  miserável não era assim tão improvável. Mas a memória é curta e uma equipa que vaticinaram na melhor das hipóteses um 4º lugar...afinal é bem capaz de entrar directamente para a Champions, há quem não seja capaz de entender o muito que foi conseguido em tão pouco tempo.

LJ diz que o plantel valorizou-se 5 vezes mais. Isso é verdade, mas convém não esquecer que muita dessa valorização cai direitinha nos fundos e não na carteira do Sporting. Os passes estão ainda bastante hipotecados e nos jogadores que se mostraram mais, a recompra dos passes é uma verdadeira utopia. Como agora vimos com Elias, os fundos podem vir a ter um papel decisivo na construção do próximo plantel. O pós-Mundial também.

Há dados que indicam que o Sporting irá manter o orçamento, eu arriscaria que subirá uns 15%, o valor correspondente ao aumento de soluções na equipa A. Champions é Champions e ter 1 lateral para poder substituir as duas faixas...secalhar não é compatível com os prémios de vitória de 1 milhão de euros. Tenha o Sporting a capacidade de investir bem, como foi o caso do último defeso.

SL

1 comentário:

  1. Análise para mim, de acordo também com as minhas ideias...mais coisa, menos coisa...!!

    Confio no trabalho desta Direcção e confio e muito na capacidade do treinador que tivemos a sorte de ser contratado ...

    Vamos nós os adeptos fazer a nossa parte e já agora, se possível...
    Sem atitudes que são muito penalizadoras das finanças do Clube...!!

    SL

    ResponderEliminar