terça-feira, 22 de abril de 2014

Upgrades

É unânime. O plantel do Sporting vai ter de oferecer mais soluções. Isto se o clube entender que quer ambicionar a mais do que conseguiu este ano.

A Champions é um jogo de milhões, mas para o jogar é preciso ter mais qualquer coisa. Ao ficar no pote 3, o Sporting vai ter sempre um "tubarão" e meio no seu grupo e, com sorte, um clube com menos estatuto que o seu. Para se apurar terá sempre de fazer à volta 10 pontos. Isso são pelo menos 3 vitórias e 1 empate...é bastante difícil, mas um Sporting "competente" como Jardim gosta, pode consegui-lo. Se o fizer são pelo menos 3.5 milhões + 3.5 de prémio de apuramento, o que a somar ao prémio de entrada de 8.6 milhões, seriam 15.6 milhões...ora mais de um terço do orçamento previsto para a próxima época.

Isto são ganhos directos. Indirectos, temos as receitas de bilheteira e o aumento de gameboxes vendidas e até a cotização e merchandising resultante de ano com Champions no cartaz.

Para estas contas serem efectivas há claramente um upgrade a fazer a este plantel. Upgrade não significa remodelação drástica. Penso que mexer em demasia na estrutura é o erro mais estúpido que o clube pode cometer. Esta equipa tem muita margem de progressão e até agora tem subido todos os degraus disponíveis. Contra os grandes rivais, nunca pareceu com valor tão distante como se apregoa...e não vamos pedir ao Sporting que faça o que os milionários "colegas" não conseguem fazer na prova rainha do futebol europeu.

E o que é um upgrade ao plantel do Sporting? Para mim é focar as posições onde o talento não abunda em qualidade ou quantidade e só nessa perspectiva contratar. Temos guarda-redes e um excelente substituto. Temos um lateral direito, mas não temos alternativa (1). Temos lateral esquerdo mas não temos alternativa(2). Temos 3 centrais, mas faltará um 4º que "prometa" não ser esquecido na B(3). Temos um trinco, mas não temos alternativa (se Rinaudo não voltar)(4). Adrien precisa de um plano B que também faça outros papéis no meio campo(5). Evidentemente não podemos esperar pela incógnita Shikabala para ter um maestro(6). Nas alas Carrillo e Capel, Helton e Mané serão sérios candidatos a ficar, mas parece que falta um grande extremo a esta equipa(7). Na frente Montero e Slimani chegarão ou é preciso mais uma alternativa(8)?

Destas 8 possíveis entradas, nem todas terão de ser contratações. A equipa B também cumpriu uma época sob o olhar de Jardim, há muitos jogadores emprestados e devemos tirar a lição do que aconteceu com William Carvalho...ninguém deve ser descartado pelo sítio onde estava a jogar, idade ou estatuto de "promessa". Esgaio, João Mário, Mallman, Zezinho, Fokobo, Semedo, Betinho, Viola, Medeiros ou Chaby podem e vão ter uma palavra a dizer na construção do próximo plantel.

Quanto a títulos ou candidaturas, o que servirá para enfrentar Bayerns, Juventus, Chelseas ou Barcelonas terá de ser suficiente para internamente lutar contra o que vai sair do Verão dos nossos rivais.

SL


4 comentários:

  1. Acho que da equipa B - emprestados vamos aproveitar no máximo 2 jogadores.
    Joao Mário e Esgaio. E assim, teremos uma alternativa para Adrien e talvez para Cédric também.
    Acredito tb que Rinaudo irá voltar ( o Catania vai descer de divisao e nao acredito que exercam o direito de opcao).
    Ficamos assim com 5 posicoes por cubrir segundo as tuas contas.
    Lateral Esquerdo, Quarto central, Numero 10, um ala e um terceiro Avançado.
    Lateral Esquerdo, nao temos outras opcoes no plantel. Acredito que Piris nao vai ficar. E assim, seria encostar Rojo á Esquerda a unica opcao que teriamos no plantel. Nao seria grande apologista de contratar suplentes.
    E depois talvez pensar em Paulo Oliveira como central, Evandro como 10 ou Derley como terceiro avançado. Acho que com 5 milhoes de investimento, poderiamos assegurar estes 3 jogadores.

    ResponderEliminar
  2. "Temos um lateral direito, mas não temos alternativa"
    Temos sim e chama-se Esgaio.

    "Temos lateral esquerdo mas não temos alternativa"
    Concordo

    "Temos 3 centrais, mas faltará um 4º que "prometa" não ser esquecido na B"
    Veremos se não sai o Rojo e se algum dos da B mostra qualidade suficiente para ir para a principal, mas para mim a dupla para o ano seria Rojo/Dier.

    "Temos um trinco, mas não temos alternativa (se Rinaudo não voltar)"
    Concordo, embora o Adrien já tenha jogado a 6 e bem, mas reconheço que não tem as mesmas características do William.

    "Adrien precisa de um plano B que também faça outros papéis no meio campo"
    Tem. Chama-se João Mário, André Martins (também pode lá jogar e acho que até faria um melhor jogo nessa posição)

    "Evidentemente não podemos esperar pela incógnita Shikabala para ter um maestro"
    Concordo

    "Nas alas Carrillo e Capel, Helton e Mané serão sérios candidatos a ficar, mas parece que falta um grande extremo a esta equipa"
    Eu quero o Capel fora desta equipa, pois ele não faz lá nada em termos atacantes mais do que ganhar umas faltas.

    "Na frente Montero e Slimani chegarão ou é preciso mais uma alternativa"
    É ir comprar o Derley do Maritimo.

    ResponderEliminar
  3. 1) Espero que Rinaudo não seja opção. É mau demais para o nível que ambiciono para a nossa equipa. Indisciplinado taticamente e medíocre com a bola nos pés. Não seria alternativa a nenhum dos nossos médios.

    2) Espero que Capel renda uns milhões de euros. Jogou bem com Domingos, jogou bem com Jesualdo. Com 26 anos nunca vai aprender a ser um jogador de equipa de topo. Vendê-lo a uma equipa espanhola de meio da tabela pode ser um bom negócio.

    3) Perspetivo que o modelo de jogo passe para um duplo pivot (4-2-3-1 ou 4-4-2), dando espaço para afirmação de João Mário, Wallyson e a possibilidade de vermos André Martins mais recuado e William mais adiantado. Se for para manter um n.º 6 como na maior parte desta temporada, Ali Ghazal é uma opção. Filipe Augusto é um jogador capaz para o modelo de duplo pivot, mas algo semelhante a Wallyson.

    4) Espero que Rojo permaneça para fazer uma dupla de centrais de nível europeu com Eric Dier. Não acredito que seja uma posição onde a contratação seja prioritária. Maurício e Ruben Semedo dão garantias.

    5) A questão do n.º10 dependerá do modelo de jogo idealizado para Jardim. André Martins não cumpriu, porque não tem as características necessárias, não a um n.º 10, mas às dinâmicas que Jardim exigia dele. Evandro é um jogador que aprecio, mas só fará sentido contratá-lo, se Jardim pedir ao novo n.º10 o que hoje apenas solicita a William e Adrien (pareceu-me que André Martins contra o Belenenses teve um papel mais ativo na construção e organização de jogo, mas não é certo que isso se mantenha).

    6) Não me parece que o futuro de Esgaio seja lateral. Gostava mais de o ver no lugar ocupado por André Martins esta época. Tem golo, é taticamente inteligente e consegue posicionar-se também nas alas (como Jardim pediu a André Martins para fazer esta temporada). Desconheço o salário de Miguel Lopes, mas pode ser uma opção para fazer as duas laterais.

    7) Shikabala não me parece um n.º10. Pelo pouco que conheço, nomeadamente, do ponto de vista defensico, acho que se adaptará melhor a extremo. Junto de Carrillo, Helton, Mané e uma contratação (Sebá? Ricardo Horta?) ou canterano (Dramé? Iuri?) Nenhum deles, à exceção de Mané e Carrillo, deverá revelar-se um grande extremo para a época que se avizinha. Mas quem não tem dinheiro não tem vícios.

    8) Na frente, para acompanhar Montero e Slimani, só vejo duas opções em Portugal. Sebá e Bebé, com algumas reservas para o 2º. Tudo o resto não me parece ser jogador de equipa grande. Fala-se de Derley, mas não vi muitos jogos dele. E do pouco que vi, não me encheu as medidas.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de mencionar as hipóteses Zezinho (no ponto 3) e de Viola (no ponto 7 e 8). No entanto, não sei como estão a correr os respetivos empréstimos.

      Não contei com Fokobo porque parece estar com um pé fora de Alvalade. Seria uma opção para central/trinco a ter em conta. Principalmente para central.

      SL

      Eliminar