sexta-feira, 23 de maio de 2014

Marco Silva, entre Mourinho e Paulo Fonseca

Ainda a apresentação não tinha acabado e já as opiniões se dividiam quanto às previsões de sucesso de Marco Silva no Sporting. Como tudo no nosso país, ou é o melhor ou o pior, não há nada no meio, não há meios tons. Os mais marcosilvianos vislumbram a mesma idade, a mesma ascensão precoce e semelhanças na ambição de Mourinho. Os "velhos do Restelo" fazem porém questão de nos lembrar a inexperiência, a falta de "calo" e "escola" - evidentes no caso do ex-treinador dos tripas - Paulo Fonseca.

A verdade é que ninguém sabe o que pode conseguir o ex-canarinho. Entre as duas comparações, prefiro pensar que ninguém é inatingível, no mau e no bom, mas há razões lógicas para ver um treinador à imagem do percurso (não da personalidade) do manager do Chelsea. Só assim se explica a aparente tranquilidade com que lidou com o factor "candidato" ao título, apesar da distancia de orçamentos e passado competitivo recente...em 2 declarações despachou uma "polémica" que durou 5 meses na época passada.

Ter um bom treinador também é isto (e Jardim fê-lo bem com o rumo que tinha definido) não deixar a equipa enfermar de pressões psicológicas provocadas por divulgadores externos. Mas há mais em Marco Silva que apenas um discurso racional e afável. Há ambição, trabalho e coragem. São 3 palavras que penso classificarem bem o Estoril nas últimas épocas. A grande diferença para com as equipas de Jardim será a questão da "coragem". Jardim prefere um controlo mais pausado, mais mastigado...Marco Silva, nota-se, mostra-nos um apetite por um ritmo mais elevado.

Para ser justo, Marco Silva não estará ainda ao nível da tarimba táctica do seu antecessor...e provavelmente vai precisar mais tempo e errar um pouco mais até chegar onde pretende. Não desejo, mas estou preparado para que se no início existirem algumas más exibições e resultados...isso seja entendido como o preço a pagar para "ajustar" o plano ao planeador.

Em tudo o mais, Jardim e Marco Silva parecem-me semelhantes. São profissionais calmos, rejeitam polémicas, muito racionais, discursos coerentes e voltados para o jogo. São próximos dos jogadores e bons na arte da motivação. Ambos privilegiam defesas muito consistentes e um meio-campo musculado,  mais "obreiro" que artista. Leonardo faz assentar a criatividade mais pelas alas, Marco Silva prefere um pivot como condutor de ideias. E não vejo mais diferenças evidentes.

Não me vou dar ao trabalho de explicar porque não é um "Paulo Fonseca"...mas se alguém olhar para o trabalho de reinvenção no Estoril...onde fez omeletes com Balboas e afins, pode imaginar facilmente que ao contrário de Fonseca, ele fez mais a equipa, não foi a equipa que o fez a ele.

Veremos.

SL




1 comentário:

  1. O estoril joga futebol. O paços de fonseca era chuto para a frente e cacete lá atras. O fonseca é apenas um mota refinado.

    ResponderEliminar