quarta-feira, 14 de maio de 2014

Shikabala

Desculpem lá fugir ao tema Jardim, mas preciso desenjoar com outro tipo de raciocínios.

No Domingo assim que Shikabala despiu o colete...o Estádio fez um coletivo Ahhhhhhhhhhh! O homem entrou ao som de palmas, muitas palmas. Na 1ª vez que tocou na bola fez uns 7 zigue-zagues e lateralizou. Na 2ª foram só 2 ou 3 e passe. Foi só. 4 minutos e uns pós foi para o que deu.

O que tem Shikabala para gerar tanta tusa? Só há uma resposta. YouTube. Nesse espaço virtual existem uns bons 10 vídeos de pormenores de craque do egípcio. 10 enormes pormenores, maioritariamente na liga lá da terra, que em boa verdade deve ter a competitividade de uma II Liga tuga (estou a pecar por excesso).

Secalhar nome e a proveniência exótica ajudam à festa. Mas será só isso? Será Shika apenas e só mais um cromo do youtube?

Companheiros e adversários são unânimes em apregoar o imenso talento do jogador, mas os treinadores já não são tão Shika-friendly. Há a ideia que o jogador tem tudo, menos foco e profissionalismo....especialmente para entender o futebol como jogo colectivo.

Não sei se Jardim ficou pouco ou muito contente por ter de adaptar Shika ao futebol europeu e às exigências tácticas de quem joga no meio campo deste Sporting. Só ter feito 5 minutos na equipa principal em meia época mostra que o processo não foi muito rápido e 2 lesões não ajudaram nada ao processo.

Os adeptos veneram-no ao ponto de terem entupido as redes sociais do Sporting com likes e mensagens de apoio e não me venham com tangas, não devem fazer isso por qualquer Moahmed lá da zona. Shika tem qualquer coisa diferente.

A pergunta que todos fazem é: o que se pode esperar deste jogador? Tem piada, mas acho que ninguém sabe. Nem Jardim. Por mim, espero sempre o melhor, mas endeusar o atleta pode ser meio caminho andado para o insucesso e frustração.

Ter um estádio a salivar com jogadas à Messi e golpes mágicos que tais...não é bom. É o pior! Pressiona o jogador e faz com que a vertigem de brilhar impeça o instinto de fazer o que tem de ser feito.  No futebol moderno não há tempo para hesitar...ou ter dúvidas (não é Rui Patrício?).

Por isso deixemos o rapaz trabalhar e adaptar-se. Quando voltar a entrar, acalmem a pardaloca...e pensem que é apenas mais um jogador, não tem de fazer mais nada que os outros. Com o tempo, também nós encheremos o YouTube de jogadas, com o tempo.

SL

1 comentário:

  1. Muito bom esse "Post".. Donde vem a tusa?? Perguntas?? Resposta, é o nome.. CHICO BALA :D

    Carlos N.T.

    ResponderEliminar