sexta-feira, 18 de julho de 2014

Colinho de pré-época

Quase todos os dias há a confirmação do abandono de jogadores lampiões. Falando ocasionalmente com adeptos da "capela da cerveja" ficamos com a certeza que há muita cagufa quantos aos tempos futuros e um profundo sentimento de desilusão, passivo até ao ponto de admitirem como uma hipótese os milagres de JJ conseguirem fazer de Djavan um Coentrão, de Bebé um Gaitan ou de um dos novos centrais um novo Garay. Quando são confrontados com a parvoíce dessa crença, lá admitem que o grau de domesticação operado durante anos pelo Orelhas não lhes resta outra opção que "comer e calar".

Eu sei que a esperança dos nossos vizinhos é que Sporting e tripeiros vendam quase tanto como eles e que isso acabe por dar à imprensa os argumentos necessários para escrever milhares de linhas sob o chapéu de um "todos tiveram de vender" ou "é uma tendência"...ou seja...lavar os porquês desta limpeza étnica de tudo o que é bom no plantel lampião. É que se saísse Enzo (já esteve muito perto disso) e Sálvio (tem um ordenado absurdo) muito simplesmente...ficariam os velhinhos Lima e Luisão para contar a história.

O que a imprensa tem dito e analisado porém é completamente diferente. Não há porquês, não há causas, não há mais do que um leve e desincorporado registo das operações...é tudo absolutamente normal, "esperado" dizem eles. Pois. Na época passada era o melhor plantel dos últimos 30 anos. De repente essa "figura"-rótulo desapareceu. Foi substituída por outra ainda mais absurda...preparem-se...vejam e admirem a poetização...preparados? Então aqui vai:

"A equipa da época passada era boa demais. Todos sabiam que seria impossível de manter. Este ano há que nivelar, ajustar mais à realidade nacional"

Isto é chamarem todos os adeptos, não só os benfas, de burros e mentecaptos. É quase tão estúpido como vir o Ricardo Salgado dizer que o BES tinha de fazer merda, uma vez que estava a funcionar bem demais para a realidade bancária portuguesa.

Toda esta paciência, encobrimento e ausência de explicações tem um nome: colinho.

É que ninguém consegue explicar porque é que se vende uma equipa às paletes, quando a máquina financeira encarnada é supostamente um exemplo, onde as riquezas e os lucros se empilham até ao tecto.
Colinho. É bom e saboroso, permite fazer a custo zero "lavagens cerebrais", disfarçar incompetências e até promover activos no mercado...colinho. Fiquem com ele e gozem bem o LSD com que são embalados todos os dias, viajem na trip até à terra do Talisca, onde ele se transforma num Ramirez e vos dá uma palmadinha no ombro e vos sossega com um "relaxa mano...o presidente sabe o que faz...alguma vez ele te mentiu bacano?"

SL

3 comentários:

  1. Excelente post mais uma vez javardeiro!

    Só faltou referir que o orelhas em entrevista, ou melhor, em acção de propaganda no canal Orelhas TV no ínicio da época 2012/2013, afirmou taxativamente que o Benfica não precisava de vender jogares e que os jogadores que sairam na altura só o fizeram pois pagaram as clausulas de rescisão... o que ontem era verdade hoje é mentira! E com o orelhas é mais "o que acabei de dizer é sempre mentira até prova em contrário"!

    Continua assim javardeiro!

    Rui P.

    ResponderEliminar
  2. http://inepcia.com/2014/07/17/luis-filipe-vieira-vende-se-por-metade-da-clausula-de-rescisao/

    ainda há OCS sérios

    ResponderEliminar
  3. Todos os Benfiquistas sabiam e sabem que a época passada não repetivel. Todos os Benfiquistas sabiam que esta época o Benfica teria que vender jogadores importantes. Todos os Benfiquistas sabiam e sabem que manter um estrutura como a Benfica custa dinheiro. Todos os Benfiquistas sabiam e sabem que há um passivo para abater. Todos os Benfiquistas sabem o que preocupa os sportinguistas (os chamados fundamentalistas, aqueles que quando não ganham nada, a culpa é do Benfica, que ganha): esta época vem com a pressão financeira (afinal de contas o Sporting é um clube intervencionado pela banca e o BES...) e desportiva (jogar apenas uma vez por semana é um piquenique). A ver vamos.

    ResponderEliminar