quinta-feira, 10 de julho de 2014

Epístola de Paulo aos Tugas














"Sei bem que o último Mundial não correu de feição. Mas na minha forma de ver, temos todas as condições para continuar a ser uma selecção de topo. Senão vejamos: Temos o melhor jogador do mundo que quando chega a hora das grandes competições ou está lesionado ou fora de forma. Temos também um lote de jogadores titulares a passar os 31/32 anos. Os que não estão "velhos" estão a cair de estatuto nos grandes clubes europeus. Temos toda uma geração de jovens ignorados pelos grandes portugueses a sair para os clubes de meio da tabela da Grécia, Croácia, Turquia, Hungria e afins. 

O clube que mais jogadores dá à Selecção é continuamente ignorado, o que eu também concordo que seja feito. Era o que faltava facilitarem-me a tarefa. Eu bem sei que se tivesse Adrien, Cedric, Mané ou até mesmo A.Martins teríamos feito outra competição no Brasil, mas eu não sou como o otário do Van Gaal que chamou os miúdos do Feyenoord…onde que já se viu? Jogadores promissores a brilhar e a anunciar uma continuidade e um futuro brilhante…pfff…isso é coisa de holandeses, o que é que eles entendem de futebol?!

Todos vocês sabem que eu gosto de adversidade. Adoro. Sou louco por coisas que prometem fracasso. Visto a minha sandaloca, o meu capacete e empunhando a minha espada…sou um Espartano lindo e musculoso, de cabelo liso e lustroso a dar naifadas a torto e a direito…destruindo todas as impossibilidades com a minha teimosia e capacidade de não me comprometer com nada nem ninguém. Bom, isso até nem é verdade. O meu Jorge Mendes é a excepção. Aquele gajo leva-me sempre na cantiga. Mas o que é que vocês querem…ele tem aqueles jogadores que me põem louco…passo-me com o Eder ou o Rafa…passo-me e pronto. 

O que eu vos prometo, Portugal do meu Coração, é muita casmurrice e zero de imaginação. Não irei pelos caminhos óbvios que seriam começar já a pressionar os grandes clubes para darem espaço aos jovens mais promissores, fazendo uma protecção sem quartel à sua afirmação de modo a não ter de ir a um Europeu com os suplentes do SC Braga ou os titulares do Moreirense. Isso não. Seguirei o caminho que sempre percorri - o mais difícil. Vou convocar o Helder Postiga e o Raul Meireles até que a morte nos separe. Não me censurem. São os meus meninos. Dei-lhes de mamar quando tinham fome. Coloquei-os a jogar quando não jogavam. Recuperei-os quando estavam lesionados. Dei-lhes o meu peito para chorar e ouvi as suas lamúrias de casas de praia na Riviera por pagar e amantes de 19 anos a pedir novos Audis. Como posso falhar-lhes? Ah…e como posso recusar os pedidos do Mendes…sou apenas um homem, sou de carne e osso e que peca, peca, peca…como é que era música?

Confiem em mim tugas. O meu passado mostra-vos como será o vosso futuro. Fui para o Oviedo e pastei ovelhas naquelas serras como ninguém. Cheguei a ser o capitão dos pastores e voltei para o rival do clube do meu coração. Ganhei uns segundos lugares e uns segundos lugares. Também cheguei a ficar em segundo lugar sendo que fiquei várias vezes em segundo lugar, já para não falar dos segundos lugares que obtive. Quando todos se fartaram dos segundos lugares, os jogadores amuaram e eu fui despedido. Com todo este sucesso…era apenas óbvio que ascendesse ao maior cargo disponível para um treinador num país. O meu Jorge deu uma ajuda, mas a verdade é que era eu ou o Manuel José. Sendo que o Manuel é um chato que só ia por a jogar quem merecesse…que piada é que isso tem…a FPF (que cheguei a insultar repetidamente e agora são os meus amigos no Google +) escolheu-me a mim. 

E acredito que essa escolha continua a fazer sentido. Porque há jogadores em fim de carreira a precisar de mim. Porque há movimentações de dinheiro e jogadores que usam a Selecção a precisar de mim. Porque há um clube de 6 milhões que precisa de chamar os seus putos em toda a linha de Selecções jovens a precisar de mim. Porque toda a podridão apadrinhada pelo Godinho e o Mendes continuam a precisar de mim. Porque o excesso de rigor onde não faz falta e a ausência de criatividade continuam a precisar de mim. Eu estarei aqui. No meu posto. Com a minha espada…enorme…enorme..ó como é enorme! Aqui…dar o peito às balas…como sempre fiz. A cair fuzilado pelo talento e inovação dos outros…como sempre. A insistir numa ideia até que a própria ideia me mande um sms a desistir. 

Acreditem em mim Portugueses. Mais quatro anos? Sim? Bora? Ok? Vamos nessa? 
Não responderam…? Não faz mal. Estou habituado. Quando pergunto ao presidente da FPF se isso não é favorecer muito o porto e o benfica…ele também não me responde. 

Muito Obrigado,

Paulo, o sempre vosso"

SL

2 comentários:

  1. Agora está tudo entretido a malhar no Scolari. A nossa ridícula participação vai ser esquecida. Fica lá entre eles. Aquelas 3 semanas de preparação (o circo, versão 2), jamais será explicada.

    ResponderEliminar
  2. Disseste a verdade Filipe.... e ainda há jornalistas, como por exemplo Carlos Daniel da RTP que escreveu sobbre o Scolari, cobras e lagartos. Treinador fraco, nao sabe de tática, etc.....Escreveu anteriormente também sobre o Paulo Bentas e diz ele: Selecionador deve ficar no cargo............Porra!!!! Que entende este escrivoes palha ou palhacada......Deprimente :(

    ResponderEliminar