quarta-feira, 9 de julho de 2014

Já. Aqui. Agora

Não há ser vivo no planeta que não saiba que ontem o Brasil perdeu 7-1 com a Alemanha. Mas à maior parte escapa a verdadeira razão da derrota. Não sou como muitos analistas que crucificam Scolari…isso é demasiado fácil. Para mim a culpa, se é que isso serve para alguma coisa, mora em muitas pessoas…mas aponto o dedo ao festival mediático com a maior das certezas.

O Brasil dos Sócrates, Carecas, Zicos, Pelés, Ronaldos e Garrinchas é uma memória. A fantasia, ritmo morno compensado com uma colagem da bola nos pés, a arte do futebol bonito que levada a sério fazia com que os adversários parassem para ver jogar…acabou. O Brasil de hoje é semelhante a qualquer equipa que tem os seus melhores jogadores a jogar desde os 17 ou 18 anos na Europa. Talvez 50% dos craques emergentes tenham até entrado pela porta Russa ou Ucraniana. As estepes eslavas não dão bons tubos de ensaio.

A lógica do dinheiro está a mudar os equilibros do futebol. Não defendo a estagnação nem status quo. Tudo é mutável agora, como foi no passado. Mas convém aderir à evolução e não decidir fechar os olhos e optar por uma marginalidade hipócrita, como provaram os media brasileiros e demais comentadores espalhados pelo mundo. Não houve um jogo do Brasil que alguém pudesse dizer ou apelidar de conseguido. Mas a bem da festa e do estatuto…considerou-se possível que uma equipa tão fraca e presa por arames de motivação bafienta conseguisse ou merecesse ser considerada favorita.

Como se o estatuto de favorito fosse inato apenas pelo currículo e papel de anfitrião. Na nova ordem do futebol ser candidato ou favorito conta zero. É o trabalho técnico, a preparação física, o talento e tomates dos jogadores que entram em campo que dão vitórias. Quem viu uma Costa Rica, uma Argélia ou um Chile neste campeonato percebeu uma coisa - os milhões de habitantes, as taças ganhas, as grandes vedetas valem muito pouco na hora de enfrentar jogos a doer numa fase da época mais que adiantada.

O que vale? Jogar jogo a jogo, disfarçando fraquezas e valorizando as qualidades. Não há papões…apenas adversários que se podem preparar pior ou melhor que nós. Que se podem motivar mais ou menos que nós. 

Esta volta planetária serve para falar do meu Sporting e a sua convivência com o estatuto que lhe querem dar.

No ano passado previam-nos um 5º ou 6º lugar. Ficámos em 2º e sem as cobardias alheias do costume, podíamos até ter lutado ombro a ombro pelo título. Os jogadores provaram que são bem melhores do que nos queriam convencer e o treinador provou ter a inteligência para entender que essa realidade teria de ser balançada com um compromisso faseado, jogo-a-jogo. Ele como muitos sabem que na nova ordem deste futebol, o balanço é tudo. Os jogadores não são tão diferentes uns dos outros, as equipas não são tão diferentes umas das outras…os resultados não são o consumar de algo, são o ponto de partida de tudo.

Este ano, depois de auto assumir o estatuto de candidato (que na verdade é um mero exercício linguistico) todos encaram com normalidade que desta vez, há condições para algo mais que o apuramento para a Champions. A limpeza de talento dos adversários ajuda a que este cenário seja ainda mais consensual.

Mas há um perigo: levar esse estatuto demasiado a sério. Como o Brasil, a Espanha, Portugal, a Itália puderam comprovar neste Mundial faltou talento, força e engenho para serem de facto grandes equipas. Faltou só…o tudo. São os resultados que vão ditar a ordem do futebol português e não as camisolas ou emblemas. Resultados só possíveis com os jogadores super concentrados, bem preparados fisicamente e sem "manias" que os distraiam da forte possibilidade de perder qualquer jogo se não empregarem 100% do que sabem a favor de uma táctica colectiva inteligente.


O que chocou 200 milhões de brasileiros é o mesmo que chocou uma Itália num amigável empatado em casa com o Luxemburgo…é o novo futebol. Sem lastro, sem memória, onde o agora é tudo. És candidato? Prova-o. Agora.

SL

7 comentários:

  1. Fdx ! é mesmo isso...grande texto, Javardeiro...

    SL
    Hugo Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. clap clap clap clap clap clap ...!!!

    Brilhante....!!!!

    SL

    ResponderEliminar
  4. javardeiro, excelente texto que expressa a minha opinião. No meu cantinho já manifestei algumas das ideias que convergem com as suas, embora eu não manifeste a mesma arte para a escrita. Muito bem escrito e muito boa análise.
    SL

    ResponderEliminar
  5. com um pouquinho de sorte da académica e do arouca, esta época à 3ª jornada ficas a 7 pontos do Campeão !!!

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo...no entanto não passa de retórica, bem conseguida por sinal!
    Gostava era de ter lido isto antes do jogo! Assim não passa de prognósticos à posteriori...

    ResponderEliminar
  7. Excelente post.O zézito da Mouraria, está aflito com a lampionagem a vender tudo o que mexe...deixá-los estar. A nós sportinguistas só temos de ajudar o Clube, isto é: torna-mo-nos sócios, aderir à Missão Pavilhão e comprar a Gamebos...O resto não é de sportinguista!!!

    ResponderEliminar