segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A bola de cristal já rola

Olhando o plantel do Sporting, a coisa parece próxima de fechar. Faltará saber se o William é sacado à última da hora ou se Slimani sai saqui por uns dias. Jefferson no Sevilha era qualquer coisa de trágico...os andaluzes são ainda mais agarrados ao dinheiro que o Sporting. Patrício, com a chegada de Navas ao Real vê fechada mais uma porta...talvez ainda não seja este ano e ainda bem, para os que precisavam de lembrar porque é que o Rui é um tipo fixe para ter no plantel...talvez os penalties frente à Lázio tenham avivado a memória.

Vamos olhando a coisa por sectores, numa análise tipo Bes bom e Bes mau:

Guarda-Redes:
Patricio e Boeck - Quem dera a muita gente ter esta dupla. O melhor dos guarda-redes e o melhor dos suplentes de guarda-redes. Um luxo.

Defesa direito:
Cedric, Geraldes e Esgaio - Cedric passou do "nunca mais se afirma" para "olha que belo lateral temos ali, como é que o Bento não o convocou?" e é a prova mais cabal que tem de ser dado tempo e jogos como titular a qualquer bom miudo da Academia. Geraldes ainda não mostrou o porquê da aposta, mas caga nisso...o Esgaio merece até um calço para chegar à primeira equipa nem que seja como lateral (é um ala que poderá ser um grande lateral - versão Coentrão mas com neurónios.

Defesa esquerdo:
Jefferson e ao que parece Jonathan Silva - O Jef é um optimo jogador, que na minha opinião ainda não atingiu o que fazia no Estoril e agora com o Marco no banco e o equipamento amarelo...já não há desculpas (só o que faltava...jogar sempre na Amoreira). O argentino tem pinta e estatuto de grande esperança...e se conseguimos por o Rojo a titular na Argentina...acho que podemos ter descoberto o próximo. Vai depender à brava do que o Jef for dando.

Centrais
Se um lugar já está resevado ao Xerife Mauricio, resta saber quem vai ser o "deputy". Se Rojo ficar (ya...) era uma dupla já aclamada, mas penso que é mesmo melhor apontar para o ajudante, que vai andar a rodar entre Saar, Oliveira e Rabia até alguém descobrir que o Tobias era mesmo melhor.

Médio defensivo
William treme, mas não cai, ou melhor...o guito não cai. Pela primeira vez não estou com o pito aos saltos com a saída por mais de 30 milhões de um jogador do Sporting. Isso diz o que eu acho que ele vale...ESTÁS A OUVIR BRUNO!...Mas ok, se e quando sair temos um belo de um plano B. Rosell é um achado e estou-me nas tintas para o que dizem, para mim é um ganda jogador. Vir da escola do Barça a mim diz-me zero, o Jeffren também e...Ao que parece há gente que pensa que o João Mário dava um 6...pfff...eu penso que quem dá um 6 alternativo é o Rabia.

Médio centro
O lugar tem sido de Adrien e eu acho que o Slavchev teve um azar do caraças. Eu que até sinto que o búlgaro é bom de bola...ainda acaba a tirar o André Martins e o João Mário do "caminho"...(a minha bola de cristal tá-me a dar umas imagens filhas da...p...este ano)

Médio ofensivo
Há gente a mais no plantel para esta posição. Shikabala, Vitor, Gauld, Slavchev, André Martins, João Mário...o primeiro foi para o guichet de extremo, o segundo está na montra, o terceiro está na proveta, a coisa será entre o búlgaro e os dois "prodígios da academia". Ainda há a possiblidade de nenhum actuar, arranje o Sporting um menino para dançar com o Montero na frente de ataque.

Alas
Xiii...o sector mais em aberto. Capel e Carrillo. São bons de bola, mas ficam sempre a um danoninho de serem titulares de caras. O espanhol não tem piorado, mas o Sporting tem melhorado...e começa a haver decalage. O peruano já sente tesoura nas costas...vamos ver se a "cobra" muda de pele este ano. Helton e Shikabala. Eu gosto do ex-marítimo, penso que é muito útil a qualquer equipa ter um "sprinter" no banco...o egipcio...eu sei que muita gente o venera, mas wtf...o que é que ele tem feito que o Iuri Medeiros não faça com o Futre às costas? Kostic...era bom, mas a vida tá cara. Falta um, mesmo assim.

2º Avançado
Montero muito mais que Tanaka. O japa parece-me bom rapaz em demasia para ser um "falso" seja do que for.

Avançado
Para quem lê nas entrelinhas, eu tenho um conversor automático que comprei no D-Mail, o Slimani já está vendido. Apesar de achar que o argelino era super para a nossa liga, também sou gajo para entender que não era fácil que melhorasse muito mais o seu jogo. Assim...depois de batidos 11 ou 12 milhões...pegamos em metade e compramos um baita ponta de lança, o Luis Freitas Lobo conheçe assim uns 340 só de memória. Vai restar o Montero e o Tanaka. O Nipónico é muuuuito melhor que a encomenda. Na minha opinião é uma espécie de avançado que precisa de tempo, mas vai lá...na pré-época foi lá muitas vezes. Gostava de ver mais do Dramé do Sporting B.

E é isto...não está nada mal na verdade.

SL

2 comentários: