sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O Passo Atrás

Que a imprensa anda desperada por encontrar "minas" no Sporting já todos sabíamos. O que pode surpreender muita gente é que a mais recente tivesse sido dada de bandeja pelo actual maior símbolo (a jogar) do Sporting.

É óbvio que o que disse está certo. É óbvio que não o disse de forma a criticar o amigo Nani. É também óbvio que Cristiano Ronaldo não imaginaria o aproveitamento que alguns jornais e "pensadores" iriam fazer dessa pequena avaliação.

O "Passo Atrás" deixou rapidamente de ser apenas mais uma consideração de uma pessoa do futebol, apenas mais uma verdade de trazer por casa e transformou-se numa sentença. E para que serve? Para nada. Ou melhor, serve na perfeição para quem quiser encher de obstáculos a relação entre Nani e os adeptos do Sporting.

Penso que irão de ter que trabalhar mais um pouco. Nenhum sportinguista ficou satisfeito com a declaração do CR7 e muitos, onde me incluo, pensam que o "melhor do mundo" devia ter sido bem mais solidário com o amigo e o clube que diz ser do seu coração. 

Porque há certas "verdades" que só se dizem directamente. Porque há certas alturas onde devemos ser humildes e entender que num dia qualquer podemos trocar de lugar com alguém que está num ponto mais "escuro" do que o que ocupamos agora.

CR é um jogador brilhante, mas não é um ser humano brilhante. Escapa-lhe muitas vezes a noção da imortalidade e da falibilidade, vive imerso numa gigantesca piscina de elogios e atenção, sitio onde muitas vezes ignora que a vida é muito mais do que dar pontapés na bola.

Pode ser encarado sacrilégio dizer que prefiro, como símbolo do meu clube um Nani com todos os seus defeitos, a um CR hipermediático e hiperdistante. Mas é a mais pura das verdades.

Tal como Figo, CR é mais um dos enormes jogadores mundiais que fica ligado à nossa história sem que ele próprio o sinta como o ponto decisivo da sua identidade. Esta "falta de amor" nada tem de relacionado com palavras, ambos fizeram sempre questão de se declararem sportinguistas…tem sim, tudo que ver com os momentos em que podiam "saltar para a barricada" e estar ao lado do clube…e meus amigos…nessas alturas não há nem Figos, nem Ronaldos…mas provavelmente há Nanis. 

Tal como os amigos, só o são verdadeiramente quem nos entende. 

CR esqueceu-se que o "Passo Atrás" é o sonho mais improvável de muitos milhões de pessoas. Essa sensibilidade ele não tem, porque não a viveu. Ponto final.


SL

11 comentários:

  1. Assino por baixo Javardeiro.

    O Ronaldo pode dizer que o Man United é dos maiores clubes do mundo e o sonho para muitos milhões de miudos mas a verdade é que jogar no Sporting também o é para milhões de miudos.

    Jogar no SCP nunca é dar um passo atrás, ter de disputar uma liga portuguesa mediocre e viciada quando comparada com a liga inglesa sim pode ser.

    Agora para os elogios que o Ronaldo deixou ao Man United de ser um dos maiores clubes do mundo com o Real etc tenho de facto pena que clubes tão grandes não cheguem à Madeira como o SCP e não tragam miudos de lá e lhes dêem uma oportunidade como o SCP deu ao Ronaldo.

    Finalmente o Real e o Man podem ser gigantes mas clubes como o Liverpool ou o Sporting que mantém e aumentam a sua massa adepta apesar de não ganharam com regularidade são lendários e estarão cá mesmo após o declinio dos Ronaldos.

    SL

    ResponderEliminar
  2. Penso que os reforços deveriam ser apresentados junto das imagens de Damas, Peyroteu, ou Manuel Fernandes ( embora pareça ressabiado com a falta de tacho). E porque não junto de uma imagem do próprio Nani, que teve coragem de voltar ao Sporting e ao campeonato português e aos 27 anos depois de tudo o que já conquistou.
    Sou orgulhoso de termos formado Figo e Ronaldo, pela enormidade que são e foram como atletas. Mas, não são os meus ídolos. Os meus ídolos vestem todos os dias a verde e branca, mesmo quando longe de casa.

    ResponderEliminar
  3. Excelente post. Os 3 têm talento, Mas C.Ronaldo, e Figo são mais racionais e muito pouco emocionais. Aliás Cr7 vive mesmo numa bolha que não sei se o deixa ver o mundo actual,as verdadeiras relações humanas, enfim o que é importante na vida. Nani é o contrario disto tudo. Também por isso gosto de o ver no Sporting. Não gostaria de ver CR7 vestir mais alguma vez a camisola do Sporting.

    ResponderEliminar
  4. Claro que sair do MU e da liga inglesa para Portugal é sempre um passo atrás. Temos de ter a humildade e inteligência para reconhecer tal facto. O que o Ronaldo diz , por muito que possa custar ouvir , é verdade.
    Não vamos descer ao nivel intelectual dos que ficam todos contentes por um jogador que veio do Paços de Ferreira , dizer que não foi um passo atrás ir para o slb.

    ResponderEliminar
  5. Aconselho a malta a ler a entrevista. Ele não disse nada q fosse mentira, a meu ver. Está-se a distorcer as coisas. E acho injusto compararem Ronaldo ao Figo. É muito mas muito naus humilde e fala sempre bem de nós. Não sejam injustos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O segundo parágrafo do meu post diz isso mesmo. Mas as entrelinhas são demasiado evidentes para ignorar. Além disso, CR7 é uma pessoa como todas as outras, erra tb e diz disparates. Não deve é ignorar que o seu comentário acabou por ser pouco "inteligente" conhecendo a nossa imprensa

      Eliminar
  6. Fodaasee.... acabo de ouvir a entrevista na bola tv.
    Ainda soa pior do que escrito.
    Devemos fazer algo mesmo mal.
    'Desejo que ganhe o sporting, mas que ganhe o melhor'.
    Vai pró caralho ó ronaldo!

    Sporting Sempre!

    ResponderEliminar
  7. Ficas mais desiludido por saber que o Nani negociou com o Benfica antes de vir para o Sporting, mas o Benfica não aceitou as condições que o Sporting lhe deu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um urso a tentar o mesmo da imprensa desportiva nacional: continuar a minar a relação entre jogadores e adeptos sportinguistas sem sequer fornecer informação nenhuma. Mas porque achas que vamos acreditar que o Nani negociou com o Benfica? Por causa da tua credibilidade de agente secreto anónimo que andou nas reuniões entre o orelhas e o nani? Não percebes que estas bocas anónimas não valem nada? Dassssse.

      Eliminar
  8. Esta do passo atrás não percebo, Javardeiro, e surpreende-me que estejas tão caramente de acordo com o Ronaldo. O empréstimo é de uma época. Esta época o Man Utd vem da pior época da história, está a até agora a realizar uma época miserável, não participa na Liga dos Campões nem na Liga Europa, e tem uma equipa alguns furos abaixo dos rivais na premer league. O Sporting vai participar na Liga dos Campões com hipóteses razoáveis de passar à segunda fase, vai lutar pelo título e garante-lhe a hipótses de jogar com regularidade. O passo atrás com o qual concordas é exactamente o passo do status. O estatuto do Man Utd é de topo na Europa, mas o do Sporting não é. O Sporting não é visto como uma equipa ganhadora na Europa, o Mun Utd sim. É uma análise puramente emocional e não aplicada à realidade, que é de um empréstimo de uma época de um clube tradicionalmene forte mas que está na merda, a outro que está em recuperação e neste momento...está melhor. Desculpem.

    ResponderEliminar