segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ponto de situação

Foi preciso esperar pelo minuto 92 para ter os primeiros 3 pontos da época. Apesar do sabor fantástico a vitória, passada a euforia, permanecem algumas dúvidas quanto à valia actual deste “novo” Sporting.

É que apesar de a base de jogadores ser quase a mesma com que Jardim acabou a época, estes não estão nos mesmos sítios, nem fazem o mesmo dentro de campo. Era muito bom estar a poder dizer que estão a fazer mais, mas isso seria mentir. Estão de facto ainda muito perros, falta muita velocidade e espontaneidade e o que Marco Silva quer de certeza que não é o que o Sporting tem jogado.

As razões? Provavelmente nenhum sistema de jogo (e logo os de Jardim, que são ensaiados até à agonia) muda com uma pré-epoca e a verdade é que falta neste arranque o factor surpresa com que o Sporting brindou os primeiros adversários na temporada passada. Hoje o Arouca ou a Académica sabem ao que é que vão quando jogam com o Sporting.

Outro factor pode ser a dificuldade na concretização. Se Montero há um ano soprava as bolas lá para dentro, este ano e com Slimani out, as bolas não entram nem a martelo. Mas não é só Montero o culpado, os índices de concretização de toda a equipa estão muito aquém na comparação.

Mesmo assim, é justo dizer que a equipa continua a practicar um bom futebol e outra coisa não será de esperar quando existem jogadores como Martins, Adrien, Montero, Nani ou Carrillo dentro de campo. Terão é de ser mais objectivos e sobretudo mais rápidos para conseguir surpreender.

Não tenho dúvidas que Marco Silva vai chegar onde pretende, assim como também já parece claro que a concorrência dos nossos rivais não vai ser tão frágil como aparentava. Lopetegui parece ter assegurado serviços mínimos e JJ anda com os retalhos às costas à espera de não começar a cair tão cedo.


Na próxima semana há derby em Carnide e este pode ser um jogo fundamental para as 2 equipas: Marco Silva (que tem assuntos pendentes com JJ) quererá afirmar a superioridade do seu Sporting perante o campeão em título, o treinador encarniçado tentará exibir que apesar do corte drástico de talento, tem o que precisa para vencer um rival. Sinceramente se ambas as equipas jogarem o que fizeram até agora, apesar dos apesares, penso que o Sporting tem mais condições para ganhar. Aguarda-se a “campanha” que vai provar o contrario durante toda a esta semana...o habitual.

SL

3 comentários:

  1. Ainda temos ali 2/3 posições por resolver. Na direita, Cedric é Cédric. Não foi por acaso que as duas oportunidades do arouca "aconteceram" no lado direito da nossa defesa. E foi contra o arouca.
    No meio-campo, andré martins não tem a fantasia/talento necessário para a posição 10. bolas, não peço um balacov, mas mané (joão mário ou slavchev) oferece bem mais, como se viu.
    e depois, montero. já não podemos esperar muito mais. tanaka mostrou em 10 minutos que não é alérgico à baliza, e slimani é sempre garantia de golo.

    ResponderEliminar
  2. A campanha habitual....qual campanha?
    Não será antes o resultado do jogo o habitual?
    Pondo de parte a questão do árbitro (neste momento irrelevante) e o próprio SLB que, embora jogue em casa e tenha uma equipa que está a acertar o passo fruto de alterações, está na sua opinião aquém do Sporting para o jogo de dia 31, olhemos para o Sporting:
    GR: Patrício (titular indiscutível)
    DD: Cedric não joga e entra quem? O Esgaio que nem DD é? O Lopes? Que jogou qd a última vez? Foi este o DD do 7 Lugar?
    DC: tendo saído os dois de qualidade que tínhamos, tem que jogar o Maurício que seria um bom suplente e vai ser agora sempre que necessário titular. E mais? O Rabia não joga e deve ir ao Egito com a Seleção. O Oliveira não conta. Sobra o francês que devia render juntamente com o Maurício, caso algum faltasse, os dois que já lá não estão. Conclusão: vamos jogar com dois suplentes feitos titulares à força
    DE: joga o Jefferson que é titular indiscutível, mas o argentino se for aquilo que se apregoa, o indiscutível passa a discutível daqui a não mito tempo
    MC: bom... O WC não volta a jogar no Sporting. Estamos entendidos! A expulsão foi um arranjinho para evitar lesões por causa da transferência, e mesmo que está não esteja fechada no dia 31, se entrar em campo, vamos jogar com menos 1 ou é feita uma daquelas trocas ridículas ao intervalo com um pretexto de que não está a 100% etc. Conclusão: entre o suplente espanhol maciozinho para ser praxado como é habitual aos nossos tenrinhos no Colombo
    8 e 10: no primeiro caso joga o Adrien, que deve ser o gajo na história do derby com maior número de derrotas do nosso lado mas é no estado atual de coisas titular; no segundo caso o Silva vai por a cópia futebolística do Palmeirim, que tem que ser titular à força mas que na melhor das hipóteses dava um bom suplente para desenrascar jogos mto específicos e nunca, mas mesmo nunca um jogo contra estas bestas. Melhor seria que no final do jogo com o Arouca o tivessem mandado no autocarro para o norte emprestado.
    Alas: temos o Nani, obviamente e...mais nada. O somatório do Heldon, Capel, carrilo e sei lá mais o quê não serve nem para dar um jogador decente para a ala. Mal por mal o Mané mas esse a júnior jogava a avançado e marcava golos e neste jogo deveria ocupar a posição do Palmeirim da bola, ou seja a 10.
    Avançados: aqui só não há discussào se o Sli jogasse de início, o que eu duvido. Mesmo que chegue outro avançado no negócio do WC ou por outra via nunca jogaria este jogo (talvez só se tivesse havido ambição no caso do Aboubakar, mas como no Sporting os ordenados são como na União Soviética, com cláusulas ao nível do Goldman Sachs), pelo que avança o quiducho do Montero (para brincar aos fora de jogo e no final armarmos em calimeros a dizer que nós anularam 3 golos) ou se calhar (vou fingir que não escrevi isto...) o Tsubasa para atirar as bolas ao poste a ver se o Mané acerta.

    Conclusão: jogar com 4 titulares (Patrício, Jefferson, Nani e talvez o Sli ou o WC) é capaz de ser pouco, mas como os opinadores já dão um resultado positivo por certo, é porque deve chegar e os outros 6 a 9 suplentes vão ser fulcros para entalar as gaivotas, não ė? Claro que sim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosses mandado, ias sozinho ou tinha que lá te ir levar?

      Eliminar