segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Previsões

Quando acabou a época a sensação que dava era que os benfas melhor ou pior eram os favoritos para a edição seguinte da prova rainha portuguesa. A morder os calcanhares vinha o Sporting com um conjunto que precisaria de mais soluções para se poder afirmar novamente como candidato. Bem longe do segundo, os tripeiros imersos numa dúvida de treinador sem currículo e um plantel cheio de nadas.

Ora, passaram dois meses e o que temos agora?

Os fazedores de opinião dizem-nos que temos um super-porto na calha, um benfas fragmentado (e não estou a usar o termo informático) mas ainda assim capaz de dar uma perninha, especialmente se Enzo e Gaitan ficarem (como se o que já saiu valesse peaners) e um Sporting estável (apesar da saída de Jardim) mas aquém do era ideal, já que mesmo com uma dezena de reforços nenhum dá garantias.

Portanto, a ver se eu entendo isto, o porto miserável transformou-se no favorito. O benfas cai apenas uma posição apesar da sangria desatada e da chegada de refugo para substituir fina porcelana. E lá bem em último um Sporting, que apesar de ser a única equipa que dá sinais de ter um estilo de jogo e familiaridade entre jogadores definida, é porque é, a menos favorita.

Fico a saber, que isto está se sempre a aprender, que os nomes nas camisolas são tudo. Na visão destes doutos senhores o Adrian jogará nos tripeiros exactamente o que jogava no Atlético, o Tello irá brilhar exactamente como brilhava no Barça ou o Brahimi vai ter o espaço e a liberdade que tinha no Granada. Pena que o Jeffren, o Farnerud ou o Pongolle não tivessem feito estas contas.

Aprendi também que o Jardel. o Talisca, o Eliseu, o Derley, Artur e Bebé são bastante melhores que o Rojo, Adrien, Jefferson, Slimani, Patricio ou Capel...pois que se os benfas perdem Garay, Enzo, Siqueira, Rodrigo, Oblak e Markovic...e ainda são mais favoritos que nós (?!)

Enfim, todas as previsões serão ajustadas e bem, quando a bola começar a rolar. Cá para mim, desconfio que haja por aí muito adepto iludido com o salero de laboratório e os milagres de caserna. Não vejo razão nenhuma para acreditar num nem noutro. Nem o Everton ou o WBA é gente graúda que joga à bola em Agosto. Nem o Rio Ave é teste para levar a sério. Nem os Nacionais Uruguaios de pára-quedas, nem as Lazios de amigável, são, já que se fala nisso, da mesma massa de bus que vamos defrontar na nossa Liga.

A verdade é que ninguém sabe. Mas quando há incógnitas usem por favor a cabeça e processos lógicos...não os exercícios de somar os nomes e o que custaram numa conta de merceeiro de talento subjectivo.

- Quantos jogadores de peso recebeu o benfica para substituir Oblak, Siquera, Garay, André Gomes, Enzo, Markovic, Rodrigo e Cardoso?
- Os substitutos de Mangala, Varela e Fernando estarão ao mesmo nível?
- Lopetegui é o gajo certo para uma liga de "manhosos" como a nossa?
- Qual o fio de jogo apresentado por azuis e vermelhos que sustente as previsões de classificação actuais?
- Haverá treinador mais desgastado que Jesus na nossa Liga?
- Ter tantos jogadores emprestados não pode ser um perigo para a "aplicação" dos mesmo naqueles jogos em que é preciso dar "um pouco mais"?
- A "Guerra de Sucessão" nos tripeiros e o "Querido Encolhi os Activos"nos benfas não terão um papel decisivo na estabilidade de cada clube à volta do plantel?

Alguém inseriu estes dados na equação? Não são relevantes?

SL

6 comentários:

  1. Mas o que ganharíamos nós em ser vistos como favoritos ou ao nível dos outros?

    Deixa lá andar assim que está muito bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que ganhamos em não ser levados a sério na imprensa como candidatos ao título, quando manifestamos esse objectivo.

      Eliminar
    2. Há que distinguir candidatos de favoritos

      Somos vistos como candidatos, não como favoritos

      Reitero a pergunta: o que ganharíamos em ser vistos como favoritos?

      Eliminar
  2. pelo teu texto estás mesmo aflitinho, aproveita e vai ver o sport7ing x Arouca na LagartaTv, eh eh eh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente exercício.

      Assim como ver a final do Troféu da Associação de Futebol de Lisboa.

      A si recomendo o Troféu Emirates. E Eno.

      Eliminar
    2. Sim, é isso Valdemar. Ah,..ou então vai ver as últimas entrevistas do seu presidente e compará-las com a realidade...isso já punha alguém com cérebro...aflitinho

      Eliminar