quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Quem não chora, não mama

Rojo e Slimani. Parece a mesma bronca mas não é. São dois casos completamente diferentes. Rojo está a ser pressionado, Slimani não. Rojo tem um emblema histórico à vista, Slimani tem o Trabzonspor (provavelmente escrevi mal, mas quando este clube ganhar um campeonato ou uma taça europeia, prometo que acerto na grafia). Rojo iria começar a sua 5ª época na Europa, Slimani a 2ª.

O que estes 2 têm em comum é: jogam no Sporting, brilharam no mundial e têm clubes interessados. Mais nada. O caso destes é igual a milhares que em todas as aberturas de mercado, tentam forçar a sua saída. Não é um problema exclusivo ao futebol, mas como em tudo no futebol, as regras dobram-se mais facilmente ao dinheiro ou à promessa deste.

Todos queremos ganhar mais e mais rápido. Mas há limites. Chamam-se “palavra”, “decência” ou “gratidão”. Ainda valem alguma coisa no futebol? Provavelmente não. Isso preocupa alguém? Devia. Mas quando olhamos para a UEFA e FIFA e só vemos máquinas de contar notas e burocratas egocêntricos...facilmente podemos concluir Portugal e o Sporting estão na cauda da cadeia alimentar. Nós somos peixe miúdo. Almoço ou lanche dos tubarões.

Nada vai mudar e Rojo e Slimani serão apenas mais 2 a atirar-se para uma piscina onde mergulham milhares e milhares de jogadores indisciplinados que juram amor e fidelidade assim que assinam e logo se esquecem das palavras bonitas. Não há identidade, não há relação, amor ao clube é romantismo, honra é fantasias de filmes de época.

Argentino e Argelino, querem lucrar. Os seus empresários querem lucrar. O fundo Doyen quer lucrar. Fazem o que for preciso. Dignidade e bom-senso são inexistentes. Eu quero. Eu tenho. Eu faço o que for preciso. É essa a lição que estes dois homens, ainda jovens, dão aos outros jovens que os idolatram. São estes os paradigmas de comportamento que o futebol ensina? São os que deve ensinar? Terá alguma vez Blatter ou Platini pensado nisto mais de 3 segundos? Os boards destas associações, gente séria e digna, altamente formados e educados...nos seus gabinetes suíços e franceses...perderão 3 segundos a pensar nisto?

Pela minha parte, o único exemplo decente surge na posição de BdC. Isso sim sou capaz de apontar ao meu filho como modelo de comportamento. “O interesse de todos é mais importante. Não podemos passar por cima de valores ou compromissos. A indisciplina tem de ser castigada. As faltas de respeito são coisas graves”.

Quanto ao futuro, espero apenas que esta direcção consiga realizar vendas aceitáveis perante a podridão. Para mim Slimani ou Rojo já fazem parte do passado. Agora ou daqui a 3 anos é gente que sairá pela “minha” porta pequena. Admiro e respeito homens e não divas mimadas sem um pingo de gratidão.

Se BdC quiser pendurar Rojo e Slimani num estendal durante 3 anos, perdemos dinheiro? Sim. Mas ganhamos respeito. O Sporting pode bem passar sem o 600 mil euros de encaixe do Rojo e Slimani custou 300 mil euros. A suspensão pode até acarretar multas sucessivas até alguém dobrar. Mas não terá de chegar a isso, toda gente monta o circo, mas no final, todos o sabemos, as transferências vão realizar-se e quanto mais a inflexibilidade maior o lucro. Parece-se contra-censo, mas como tantas coisas no futebol, quem não chora - não mama. 


SL

5 comentários:

  1. o assunto nao é assim tao simples...o custo de nao vender o slimani seria superior aos 300 mil...

    o proposito da entrevista foi endurecer a posição negocial, nao se pretende fazer destes jogadores "exemplos" pois isso custaria dinheiro...

    o expediente agora utilizado pelo Slimani foi o mesmo que o jogador utilizou o ano passado quando veio para o Sporting.. na altura não nos queixámos...

    ResponderEliminar
  2. Contrassenso*

    De resto, belo texto. 100% de acordo.

    ResponderEliminar
  3. "Portugal e o Sporting estão na cauda da cadeia alimentar."

    E o Ahly do Egipto, onde está?

    ResponderEliminar
  4. O Al Ahly é um dos maiores clubes africanos, mas ainda estará mais baixo na cadeia

    ResponderEliminar
  5. desculpem mas desconheço, qual foi a situação do Slimani para vir para o SCP?

    com o Labyad, por muito fdp que seja, é o karma! bem lixamos o PSV (ou lá o que era)
    estavamos a pedi-las é como encornares um gajo e depois a tipa ser tua namorada e ficares chocado por ela te fazer o mesmo, hello!!

    ResponderEliminar