quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O efeito Nani

Já começa a ser visível a importância da vinda de Nani para o plantel do Sporting. Ao contrário das "boas-vindas" dos nossos hábeis comentadores da praça não houve perturbação ou instabilidade nenhuma por receber um grande jogador de volta a um ambiente onde se sente como peixe na água.

Há duas razões para entender o porquê do sucesso desta operação de "regresso":
1/ Nani é e sempre será um dos melhores jogadores da sua geração
2/ O Sporting é neste momento um clube estável, com um bom treinador e com um rumo desportivo coerente

Juntando estas duas considerações, torna-se óbvio que o que escapou aos nossos opinion makers foi precisamente esta compreensão. Para eles não convinha sequer admitir que o Sporting iria receber um acrescento de talento deste nível e nunca foi pacifico o aceitar das qualidades desta direcção em criar um ambiente desportivo facilitador de sucesso.

Hoje é linear que Nani tomou a melhor decisão para a sua carreira e que o Sporting tomou a melhor decisão para melhorar o seu plantel. Aliás pode muito bem ser que esta seja a variável decisória desta Liga, talvez acompanhada pela manutenção de Jackson no porto (vamos deixar a arbitragem fora desta contas...para já).

Aplaudindo a contratação, torna-se claro que a preponderância de Nani na nossa Liga e no Sporting já passou as nossas fronteiras e é tema do futebol internacional. E eu ainda acho que Nani vai melhorar...agora imaginem como será o mercado lá para Maio. Isto imaginando que o Man Utd vai querer transferi-lo, o que não acredito. Se Van Gaal pudesse chamá-lo-ia já em Janeiro...olhando para os alas que tem, apenas DiMaria está a bom nível, Ashley Young, Mata e Valência bastante abaixo das expectativas...portanto neste caso 2+2 são mesmo 4 e o treinador holandês não irá procurar o que precisa gastando milhões quando tem um recurso a custo zero e familiarizado com o campeonato e o clube na próxima época.

Ok...e o Sporting? Perder Nani para a próxima época é uma perda incontornável? É e não vale a pena matar a cabeça a pensar em financiamentos loucos. O clube não se pode desviar da sua política de contenção financeira, mesmo que por um super-jogador. O esforço do Sporting terá de ser mesmo encontrar um novo Nani, ou seja, uma contratação para a sua função capaz de amenizar o impacto da saída. Carrillo está a crescer muito esta época, Capel vai dando para o gasto (mas não melhorará substancialmente), Mané tem bastante potencial mas progride lentamente face a poucas oportunidades na equipa, Heldon deverá ser moeda de troca interna caso se mantenha sem jogar, sobram Labyad e Viola que estão longe de encaixar neste papel. Sem Nani e mesmo com as boas indicações de Iuri Medeiros na B, o Sporting terá de ir ao mercado.

Mas nem tudo se perde. A operação Nani, rende ao Sporting notícias constantes por esse mundo fora e referências muito positivas à capacidade do clube em "recuperar" o jogador. Se já éramos olhados como excelentes complementos para jovens ainda em fase final de formação, somamos agora a capacidade para devolver espaço e condições para grandes jogadores voltarem a recuperar estatuto. Pode parecer um papel contrário à afirmação do nosso clube servir de "enfermaria" ou "clinica" para recuperar carreiras...mas na verdade é, para o estado das nossas finanças, um trunfo a tirar partido.

No futebol internacional e face a planteis cada vez mais extensos nos grandes emblemas sobretudo espanhóis e ingleses, existem inúmeros jogadores de grande talento arredados dos grandes palcos e muitos deles apenas por sucessivas falta de aposta dos seus treinadores. O negócio que trouxe Nani é singular, mas no campo do intitulado "custo zero" podem abrir-se no futuro outras portas. Nem sempre se ganha o concurso de bons jogadores em final de contrato pelo ordenado proposto e é precisamente neste campo que o Sporting tem agora mais argumentos. Aliás jogadores que apenas olhem à melhor oferta financeira desprezando a capacidade do clube em potenciar o seu talento serão porventura os jogadores a evitar mais.

SL

5 comentários:

  1. Mais uma vez, muito bom ponto de vista.
    Obrigado e Abraço

    ResponderEliminar
  2. é um regalo poder ver o Nani a jogar no Sporting...

    Pena é que "seja tão faltoso"...os apitadores mesmo assim, ainda só lhe mostraram 5 cartões amarelos (um na Taça)...
    É o que talvez se possa dizer...: o azar de não se chamar Maxi Pereira...por exemplo...!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Em Grande mais uma vez!

    E o Nani ficar mais um ano por empréstimo é impossível? Acho que não, e porquê? Porque não nos podemos esquecer que há sempre a hipótese de uma ou duas pedras do nosso plantel, refiro-me ao W. Carvalho e Adrien, sobressaírem-se e termos mais uma vez na mão a possibilidade de fazer um negócio á lá Rojo.

    ResponderEliminar
  4. O Nani continuar mais um ano é mais ou menos tão fácil como ganhar o totoloto ...duas vezes seguidas.

    O papel de 'enfermaria' parece-me interessante dadas as condições financeiras, sim. Mas -- há sempre um mas :) -- requere extremo cuidado. Vi, por exemplo, a vinda do Jeffren nessa perspectiva e acabou por ser aquilo que se viu...nc saiu do posto médico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é uma preocupação legitima
      a diferença é, o ordenado (incompreensivelmente principesco) foi pago por nós!
      mais, demos um contrato a um barco que nao devia ter saido do estaleiro!

      Eliminar