terça-feira, 4 de novembro de 2014

1001 maneiras de malhar numa equipa

Parece que um jornal qualquer noticiou o desconforto da equipa de futebol com as declarações de BdC através da sua página de facebook. Previsível, só não se sabia qual seria o primeiro a “criar” essa caixa.

Antes de mais nada, acho que devo dizer que a tal comunicação que originou esta nova “crise” é um exercício de poder muito habitual no futebol português. Todos os presidentes, directores desportivos, presidentes da mesa da assembleia geral, treinadores e até capitães de equipa o fazem e fizeram, muitos mais do que uma vez.
O dado novo chama-se BdC e a diferença foi o meio escolhido.

BdC podia ter feito passar essa mensagem por terceiros, “vendido” a fuga a um jornal qualquer, podia ter colocado Inácio, Virgílio, Marco Silva ou até Rui Patrício como “pai” dessa mensagem. É o que os outros presidentes fazem normalmente. Mas BdC não é dessa massa cobarde e dissimulada e faltar-lhe-á uns anitos para virar raposa manhosa (se é que alguma vez o será).

O Presidente decidiu tomar o assunto matéria da sua figura institucional e malhar ele próprio o ferro, coisa que desconfio terá feito em viva voz junto do plantel, muito antes de o publicar no facebook. E já que estou em zona de desconfianças, digo-vos que o que disse diretamente tem muitas probabilidades de ser a versão hardcore desta comunicação virtual.

Pessoalmente e se partirmos do ponto de partida que estamos na Ilha da Fantasia, onde tudo é lindo, não existe vedetismo e os jogadores fazem sempre tudo para ganhar os jogos, BdC esteve mal e as suas ideias ou críticas não deveriam ser publicas. Mas isto é o mundo real my friends...e neste planeta muitas vezes bons jogadores e bastante profissionais se “esquecem” porque são tão bem pagos. Se esquecem porque ganham 8 ou 9 vezes mais que os miúdos de Guimarães.

É verdade que mesmo no mundo real, há dias menos bons, mas mesmo nesses dias há mínimos como acertar com o mijo na sanita, limpar o rabo com papel higiénico e acertar com a comida na boca e mastigar. Penso que olhando bem para o jogo de Guimarães nem isso foi feito. É pelo menos difícil para mim lembrar-me do último jogo do Sporting em que não tenhamos tido uma única oportunidade de golo...e não estamos a falar de adversários género Bayerns ou Barcelonas...o Guimarães não é nem será no futuro nenhuma super-equipa, não vão sair dali os futuros Ronaldos ou Messis.

Peço desculpa aos puristas que imaginam a gestão da comunicação de um presidente com a sua equipa válida apenas pelos canais oficiais, mas tudo aquilo que vem na nessa cartilha (fazendo sempre enorme sentido e coerência) escapa ao estilo de BdC por vários quilómetros...o melhor é embrulhá-la para presente, pois vamos continuar a perceber que este Presidente está-se positivamente a cagar para as convenções do futebol negócio ou a institucionalidade do seu cargo.

Se eu gosto, ou não. Se vocês acham bem ou mal, penso ser aquilo que menos preocupa a esta Direcção. Sim, porque não imagino o Inácio e o Virgílio a tentar agarrar o braço de BdC enquanto este tenta à força clicar no botão “publicar” do facebook. Não imagino e de regresso aos desconfianços, acredito que muito mais do que imaginamos toda a estrutura que controla o futebol do Sporting entendeu útil e necessária uma exposição pública de desagrado. Há quem veja “tirania” estrutural nestes gestos de BdC, esquecemo-nos mais uma vez que fora da Ilha da Fantasia temos outros presidentes que mandatam claques para agredir jogadores em final de contrato, coagir árbitros, planear financiamentos através de vendas disfarçadas de jogadores e muitos outros expedientes que só alguns conhecem, umas boas 1001 formas de fazer os próprios adeptos de parvinhos enquanto os familiares enriquecem miraculosamente depressa e as equipas ganham de forma magicamente fácil.

Parafraseando Paulo Fonseca “não sejamos anjinhos”. Mandar a equipa para a grelha da critica poderá ter os seus fins, sendo que aceito que os meios sejam arriscados e pouco ortodoxos. Mas olhem...sempre prefiro isto que combinar com a claque uma hora durante o treino matinal e casualmente todos os seguranças foram fumar um cigarro...ou mesmo o já clássico desvio de percurso do autocarro para passar devagarinho junto à claque munida com 20 verylights prontinhos a atirar.

Mais uma vez, uma questão de forma e estilo. Lamento dizer mas a inovação de BdC foi pouca para tanto barulho.

3 comentários:

  1. Bom dia javardeiro
    É bom ver que não sou só eu que penso assim. Já ontem o tinha dito no meu canto e na Tasca. O presidente fez o que entendeu ser melhor e, na minha opinião, não ultrapassou qualquer limite. Aliás, também já escrevi ontem que a versão "hardcore" (como disseste) já tinha sido servida no balneário e que o único impacto que este post no facebook pode ter é o de mexer com.o orgulho dos jogadores (algo que acho positivo). Se eu jogasse no Sporting e depois da exibição miserável de sábado e da chamada de atenção interna e externa só me sentia bem se corresse mais que os alemães, jogasse mais que os alemães e mostrasse aos árbitros da Gazprom que nada pára o leão. A ver vamos...estou confiante q.b.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Quando "se trata" do Sporting...

    Tudo é mal feito...
    Tudo é criticável...
    Tudo...é tudo...!

    A verdade é que presentemente até é para o lado que eu durmo melhor..quando oiço "malhar" no nosso Clube...

    Confesso que em nada me "ofenderam" as palavras do Presidente...

    Se alguém enfiou a carapuça...paciencia...

    É só tentar fazer melhor da próxima vez...!!

    Amanhã se Deus quiser...lá estarei...!!

    SL

    ResponderEliminar
  3. Meu, tu és o maior! Eu como não sou eloquente, e nem tenho o dom da escrita, a mim custa-me passar a mensagem, no entanto há pessoas como tu que aproveitam essa dadiva e nos ajudam a compreender e expressar melhor os nossos sentimentos Sportinguistas.

    Obrigado e continua assim.

    SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING

    ResponderEliminar