quinta-feira, 27 de novembro de 2014

#EstaNaHora

Com o dever cumprido na Champions é hora de apontar os holofotes (ligados) à Liga. O senhor que se segue chama-se Vitória de Setúbal e chega a Alvalade depois de uma azeda eliminação da Taça aos pés bicudos do Oriental. Olhando para a tabela e para o plantel à disposição de Domingos (primeira ida ao estádio do Sporting com novas funções) fica a impressão de poder ser um desafio mais do que acessível ao conjunto de Marco Silva. E não é impressão…não se podia pedir encontro mais a jeito para uma vitória convincente e um regresso ao coleccionismo de 3 pontos…vitais para iniciar uma subida (urgente) na tabela.

Se eu fosse politicamente correcto, diria que vai ser um jogo muito complicado…que a táctica do adversário irá ser a do costume, autocarro e uns entregadores de pizza a correr desalmados nas costas do nosso meio-campo e defesa…anti-jogo aqui e ali e…claro mandar bolas para a área nos livres à espera de um voucher da nossa defesa. Mas…felizmente não é isso que penso e não é isso que vou dizer, apesar de tudo o que está neste parágrafo ir mesmo acontecer. É a "dificuldade" não pode surgir. Isso depende muito (quase tudo) da disponibilidade mental dos nossos jogadores. Se for a atitude e concentração que revelámos na eliminatória frente ao porto, se for a garra e o espírito batalhador da deslocação a Gelsenkirchen, se for o brilhantismo da segunda parte frente ao Chelsea…qual Setúbal qual carapuça…

De uma vez por todas, a equipa tem de levar à letra as palavras de BdC (e não foram publicadas no facebook nem berradas no balneário) e a estratégia do clube, que depende muito do que for alcançado na Liga. É a prioridade e isso tem de ser passado para dentro das 4 linhas. Não deixa de ser um pouco esquizofrénico, mas a verdade é que o Sporting é muito bom a fazer o que é mais difícil e complica tremendamente no que é mais acessível. Não quero desmerecer na qualidade do trabalho de Fonseca, Lito Vidigal ou Rui Vitória, mas o Sporting tem melhores jogadores e melhor treinador…e é para mim inexplicável como têm sabido se manter à nossa frente….coisa que por exemplo não era tão estranho há duas épocas atrás.

#EstaNaHora de começar a deixar as desculpas e as contingências disto e daquilo para trás e começar a mostrar em campo do que somos capazes de jogar frente às carrinhas, autocarros ou carroças made in Portugal. O Maribor vinha com a mesma táctica e demorámos 10 minutos a abrir a lata…portanto…
Dizem que é tudo culpa da enorme pressão que os jogadores sentem por "serem" candidatos ao título e já estarem bastante longe da frente da tabela, dizem e se tiverem razão que alguém saiba explicar que foram eles (jogadores) que criaram esse fosso e não propriamente por pontos perdidos com equipas de igual valia. Se todos forem honestos com o seu valor, saberão muito bem que em alguns jogos não houve a percepção do empenho que requeriam…era "mais fácil""o golo vai aparecer"…ou "eles não vão chegar lá atrás" - os golos não entraram, eles foram mesmo e marcaram - e o porquê estava logo no primeiro…nós é que tornamos os jogos fáceis. se e só se, dermos o nosso melhor. É isso que espero ver na próxima jornada…una equipa a tornar o jogo fácil.

15 equipas da nossa Liga têm de se ir habituando a ir a Alvalade para inevitavelmente perder...e receber o Sporting para provavelmente perder. Esse é o que Marco Silva tem de alcançar...é o "fato de grande", o traje de candidato.

SL


Alguém anda muito preocupado em dar muito destaque ao caso PPC vs Cardinal…como se estivesse a tentar lembrar aos árbitros qualquer coisa que não se devem esquecer. Parece-me exagerado, os homens do apito são óptimos a não esquecer qualquer coisa que prejudique o Sporting e mesmo em 8º não vão perder a oportunidade de aplicar inovadoras formas de interpretar as leis do jogo ou recuperar antigas, dependendo do que for mais complicado para identificar como erro premeditado.

Sem comentários:

Enviar um comentário