segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Rescaldo

Ganhar, empatar ou perder faz parte do futebol. Querer vencer é um desejo e só existe futebol porque existe a esperança de que é possível. No último sábado aconteceram 2 coisas que foram inesperadas, ambas muito desagradáveis para os adeptos leoninos.

1/ O Sporting quis vencer menos do que o Guimarães

Ser melhor que o adversário é apenas um status passado. No presente, assim que o árbitro apita o inicio, não existe favorito ou melhor equipa. Existe vontade e talento…estes dois atributos decidem em 90% dos casos o vencedor da partida. O Sporting entrou em campo à espera do ímpeto inicial forte do Guimarães, mas esqueceu-se de uma coisa: se deres espaço, tempo e bola a qualquer adversário ele pode fazer o que tu decides não fazer. E o Guimarães sabia o que tinha de fazer. Não existindo tanto talento existiu muito mais garra e disponibilidade para lutar.
Foram visíveis as dificuldades dos jogadores vimaranenses ao longo de toda a segunda parte do jogo. Foi também visível que esse desgaste não afectou a equipa do Sporting. Mas o que faltava em pernas sobrava em motivação e confiança. 
O Sporting não quis "dançar" e acabou a levar baile. Só possível por uma falta de compreensão do que o jogo requeria. Só depois do 3-0 se viu alguma reacção mais enérgica e "ferida" dos jogadores leonino. Tarde, muito tarde.

2/ O Sporting não defende o suficiente para "gelar" as partidas

A defesa do Sporting não é o sector mais forte da equipa. Isso é evidente. No jogo do dragão, na luz, em casa com o Chelsea e porto ou em Maribor e Gelsenkirchen, ficou evidente que a equipa ataca muito melhor e que sempre que quer gerir resultados acaba por sofrer. Sempre. O Sporting tem mesmo dificuldades em conseguir aguentar uma vantagem mínima "fechando" controlando o ataque até ao final. No dragão para a taça a receita foi manter sempre o ataque e contra-ataque desperto e nunca "defender" o resultado. Penso que até Janeiro, terá de ser essa a táctica de Marco Silva.

Voltando ao início, existem 3 resultados possíveis no futebol. Perder faz parte. O que não faz parte é confundir apatia com tranquilidade e snobismo com inteligência. Marco Silva vai ter de explicar bem estas diferenças a todo o plantel. Aparentemente o trabalho de defender quando não se tem a bola é posicional e zonal, mas isso é só aparência. O Guimarães mostrou muita bola aos jogadores do Sporting e estes corriam a tentar recuperá-la, mas corriam devagar e sem olhar às linhas de passe que abriam…Rui Vitória viu bem os jogos com o porto e estendeu o anzol…o Sporting mordeu e não soube largar a linha. Várias vezes se notou que os jogadores do Sporting estavam, em qualquer parte do campo, sempre em desvantagem numérica. Esse foi o factor determinante do jogo. As bolas paradas e a tremedeira no jogo aéreo foi apenas mais do mesmo, mais uma vez o Guimarães tirou partido dos nossos pontos fracos e nós nunca fizemos o mesmo.

Notas muito importantes: 

1- o segundo golo do Guimarães foi obtido em fora-de-jogo. Ninguém irá protestar pela fraca exibição do Sporting, mas convém dizer que estes erros também têm interferência no jogo e no caso especifico, foi muita.

2- os adeptos do Guimarães (parte deles pelo menos…e não foram poucos) foram da coisa mais reles e nojenta do futebol. Há demasiados relatos de agressões, roubos, insultos a crianças e idosos…intimidação e violência a rodos, completamente despropositados. Estes "bravos" perseguiram os adeptos que iam para a festa do futebol e de 20 para 2 ou 10 para 1 tiveram a coragem suprema de agredir e roubar dinheiro e cachecóis, roupa, telemóveis, relógios…enfim…mostraram a sua dignidade ao país do futebol. Como sempre a polícia local ajudou à festa e o clube fechou os olhos (estas coisas combinam-se não são do momento) ao que pode bem ser o assumir da aliança ao porto e aos seus métodos de "bem receber".
Se existem razões para castigar um clube com interdições…esta devia ser a primeira.

3- Se estes adeptos do Guimarães (seriam mesmo só do guimarães?) são tão destemidos e gostam tanto de "molhar a sopa", que venham no jogo de volta a Alvalade. O Sporting sabe receber bem e pode-se sempre preparar um caldinho gostoso. Tenho a certeza que não o serviremos a sexagenários ou crianças….não descemos tão baixo. Mas deixem-me adivinhar….não vêm não é? Falta tomates...


SL

2 comentários:

  1. Já começa a enojar a história que é um sitio complicado para ir ver a bola. Se calhar para o ano juntavam-se 4 mil gajos mas não era para ver a bola, era para meter aquela merda nos eixos, já que o dizes, e com razão, em Alvalade já parecem uns passarinhos e espante-se, têm a policia a protegê-los.
    Quanto ao jogo, acho que 3 a zero foi exagerado, embora eles merecessem muito mais a vitória que o SCP.
    O sporting quando joga mal raramente empata, quanto mais ganhar...
    Não invalida que tenha havido mais uma arbitragem nojenta... O primeiro golo já foi no limite, o segundo foi claramente fora de jogo e o penalty... bem o penalty só mesmo contra o Sporting...
    Estou na espectativa de saber como é que o cabrão do andré andré vai jogar contra os galináceos!

    ResponderEliminar
  2. 1) Em Guimarães é, pelos relatos de n pessoas até do Benfica (em blogs , em jornais e na CS em geral) usual existirem bandos de criminosos equipados com as cores do Vitória e que de forma cobarde atacam simples adeptos de outros clubes, velhos, crianças, jovens na proporção de 20/30 para 1... E por vezes até à facada nas...Costas! É um caso de policia e das autoridades locais e nacionais. Estes actos só prejudicam as gentes puras (que não do futebol) de Guimarães. A titulo de exemplo se me oferecessem uma estadia de uma semana , para mim e família em Guimarães à borla com tudo pago Não iria!
    2) A equipa (?) do Sporting entrou a dormir, a controlar a poupar-se para o Shalke. Apanhou uns putos que não sendo grande coisa tecnicamente têm atitude e garra e queriam mostrar serviço contra a melhor equipa do campeonato, e foi o que se viu.
    3) O apitador validou o 2º golo antecedido de fora de jogo claro a acabar a 1º parte. Não é a mesma coisa começar a 2ª parte a perder por dois ou por um. No lance do penálti o lance é antecedido de jogo perigoso (pontapé de bicicleta alta) de um jogador vimaranense, o jogo devia ser logo interrompido. E há um vermelho directo que não foi mostrado ao jogador que agride Adrien na 2ª parte. Curiosamente, e apesar da superioridade vimaranense, o árbitro teve muita influencia no resultado.
    Esperemos justiça para estes actos criminosos e outros actos humilhantes que aconteceram a adeptos do Sporting: como a de sportinguistas que tiveram que mostrar a carteira para demonstrar que não eram do Sporting...Não fossem lá ter o Cartão do Sporting. Cachecóis, camisolas, casacos e até carteiras roubados. As redes sociais têm denunciado todos estes actos. Esperemos punição exemplar! SL

    ResponderEliminar