terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Dois gajos, o mesmo caminho

Sérgio Conceição e Rui Vitória. Os próximos treinadores de porto e benfica, respectivamente. Ninguém o diz, ou melhor todos dizem, mas ninguém o afirma. Eu que já ando a ver e ouvir destas coisas há uns anitos, reparo na atenção dada pela Bola ao treinador vimaranense e o tratamento vip do Jogo ao bracarense. E não é ao clube ou à equipa...não...é mesmo ao treinador. As "caixas" começam sempre "A equipa de Rui Vitória..." quando o Guimarães ganha, desaparecendo as referências ao treinador quando isso não sucede. As fotos que acompanham os artigos dos jogos do Braga têm invariavelmente Conceição numa pose de grande fervor competitivo, meros exemplos de como funciona a psique de quem trabalha diariamente nestes jornais, mas também o que querem que os leitores "leiam".

Os estágios destes dois treinadores estão a decorrer de forma satisfatória, o que a mim me agrada bastante, já que tiram as "manitas" de cima do "meu" treinador Marco Silva, cobiçado à exaustão por sidekicks da direcção do benfica e alguns sabichões do núcleo duro portista. Essa qualidade detectada no nosso treinador é tão evidente que a imprensa tem "salvo" Marco Silva das más exibições, coisa que estranho desde o início, já que o habitual é meterem os nossos "misters" na cruz depois do primeiro empate, às vezes nem isso é preciso...ainda por mais se for português. A mim só se explica por aqui...azuis e vermelhos não querem danificar um produto que vão tendo a esperança que o Sporting deixe cair.

JJ e Lopetegui são wildcards, um pelo avultado vencimento e pela dificuldade em jogar com a "formação" o outro pela previsibilidade de entrar em "contramão" com a direcção ao próximo desaire (com os adeptos nunca houve ligação alguma). Os back-ups estão prontos, Vitória e Conceição sabem-no há muito tempo, os media também. Os adeptos vão descobrindo o quão bom são, diariamente, constantemente, de forma sólida e convicta. E irão descobrir numa segunda fase que os seus clubes sempre foram o "sonho" destes treinadores, mesmo que a frase seja imputada a outra pessoa. Eu ficarei á espera, contente, não vejo nem num, nem noutro o "full package"...são bons, excelentes no factor motivação, mas medianos no resto.

SL

4 comentários:

  1. Redações que faziam o Goebbels corar de vergonha...
    Há dias em que acho que se está tudo a cagar, depois vejo artigos assim e penso duas vezes. Quando dizem "ah e tal, futebol é a bola e os jogadores". É capaz é...
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  2. O próximo treinador do Benfica é Jorge Jesus.

    ResponderEliminar
  3. Demasiado alinhado com aqueles que querem branquear a verdade do que está a acontecer. Isto ta mal.... Escrevev qq coisa depressa pra desviar atencoes. Leaobde plástico não te sabia um escriba de serviço

    ResponderEliminar
  4. caga nisso... a sério..

    who cares dos 2 gajos ou gajas....

    ResponderEliminar