segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Drama Kings

Uma equipa como o Rio Ave, gabe-se a competência e todos os louvores, não pode (ou não deve) conseguir poder lutar tanto pelo resultado em Alvalade. Se tivesse sido caso isolado ou nessa categoria seria um detalhe…mas não é e não foi. A equipa de Marco Silva sofre para aguentar resultados. Principalmente contra equipas que têm jogadores capazes de construir jogo e não se perdem na dupla missão que envolve também defender. Ontem foi mais um capítulo de uma vitória justíssima, mas pontualmente insegura. De onde vem a intranquilidade? Pois, gostava de saber. Pouca experiência do quarteto defensivo? Pouca arte do meio campo em cobrir linhas de passe? Precipitação do ataque em não segurar a posse de bola? Ansiedade dos adeptos, traumatizados com a quantidade fabulosa de empates caseiros (em jogos em que também tinha sido justa e obrigatória a vitória)?

Os media dizem-nos que precisamos de Ricardo Costa e passam as horas seguintes ao jogo a "vender" este veterano com quase 34 anos e que nunca teve a responsabilidade de ser patrão num grande…que está de férias há muitos meses num retiro financeiro-espiritual, surge-me a imagem de Boulahrouz em pleno Alvalade de joelhos no chão depois de um puto qualquer de Paços de Ferreira ter dançado à sua frente antes de marcar. Ricardo Costa não é holandês e o Bolo de Arroz também não era "patrão", mas será este o remédio? 

Não tenho dúvidas que Marco Silva vai analisar o que se passou (mais uma vez) num jogo com um adversário de meio da tabela em Alvalade. Vai analisar a dificuldade que em muitas alturas destas partidas termos ascendente ofensivo até…marcar. Depois, pensar-se-ia estar feito o mais difícil, mas não está. O mais difícil é estabilizar a equipa depois dos visitantes provocarem 27.000 ou 34.000 arritmias repetidas à frente da nossa baliza. Não tendo dúvidas do trabalho e da inteligência do treinador, resta-me esperar pelo resultado, pois a arte de ser adepto, e bom adepto, é também sofrer…e nisso meus caros…não há adeptos como os nossos. Sofrer é o nosso nome do meio. 

Mas se foi preciso sofrer com a incerteza do resultado…devo dizer-vos que valeu pena. Tobias primeiro, Gauld depois e Tanaka para colocar a cereja no topo do bolo. Alvalade sofre, mas ama. E a forma como o público levou "ao colo" o jovem central (pesadito heim?), saboreou cada toque de bola do escocês (se marcasse um golo eu juro que Alvalade detectava actividade sísmica) e se passou dos carretos com o golo do "under all dogs" japonês…só prova que no Sporting há muito amor para dar e muito coração bravo com a coragem de depositar confiança em....esperanças.

Portanto a Cesar o que é de Cesar e a Marco o que é de Marco. Ele fica com o trabalho, nós ficamos com o sofrimento. Espero que tenhamos todos menos, daqui por uns tempos.

SL

PS - Quem leu este post pode ficar com a ideia de que não acho muito interessante a vinda de Ricardo Costa. Não é que não ache interessante…mas acho que o é muito mais para o jogador do que para o Sporting. Mas enfim…as opiniões são como o Luis Duque...


4 comentários:

  1. Eu não me importo nada que venha o Ricardo Costa desde que seja para vender o Mauricio. Agora ter cá os 2, não.
    Em relação à tua questão da dificuldade que a equipa tem em "segurar" o jogo dou-te uma explicação. Existe desde o início da época algo que ainda não foi corrigido no processo defensivo da equipa: a distância entre setores e a pressão na bola.

    Se notares, a maior parte das vezes o jogador advesário recebe a bola sem que ninguém o esteja a pressionar. Depois, há um jogador do SCP que vai lá pressionar, mas só depois do adversário já ter a bola controlada. Isto é um erro brutal, especialmente porque acontece já em zonas perto da nossa defesa. A pressão está mal trabalhada. O posicionamento dos 2 médios que usamos, para mim não é o mais correto, defensivamente. Estão sempre muito altos e/ou não se compensam devidamente nas tarefas. Basta que apareça uma equipa que saiba atacar minimamente e todas essas fraquezas vão aparecer.

    O William falha muito na pressão da zona da bola/jogador embora depois compense com outras coisas. O Adrien falha bastante no seu posicionamento pois farta-se de falhar compensações, embora depois compense nos duelos individuais. Mas isso não basta.
    Daí continuar a dizer que o J.Mário, para mim, é muito superior ao Adrien, quer a defender, quer a atacar.

    Se Marco Silva conseguir trabalhar melhor a articulação entre os 2 do meio-campo e a defesa, a equipa irá passar por muito menos dificuldades. Podes tambem ver pelo número de faltas no final do jogo que nós costumamos quase sempre ter mais faltas marcadas que o adversário. Não sejamos ingenuos e pensar que isto é uma cabala dos árbitros. Em alguns jogos pontuais, sim, é incompetência dos árbitros, mas quando começa a ser "regra" é porque algo está mal e tem que ser corrigido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a sacarmos 2,5/3 milhões pelo Mauricio, poderia vir Ricardo Costa por 1 ano e meio.
      Há-que referir que Tobias, Sarr, Paulo Oliveira e Rabia são todos sub-23 e acho que é ai que Ricardo Costa se poderia justificar.
      Quanto ao que diz o Mike, não acho tanto que seja um problema de falta de pressão dos médios.
      Para mim é mais, o espaço que fica nas suas costas destes jogadores, porque muitas vezes têm que estar mais preocupados em compensar as subidas dos laterais.
      Para mim a defesa tem que estar mais subida, mais proximo dos meios, o que levara sempre a haver um espaco entre Patricio e estas linhas, de uns 20/30 min.
      É claro que nos expomos muito mais, mas para as linhas de pressão serem realmente efectivas, tem que se unir muito mais a equipa lá onde se pressiona

      Eliminar
  2. Há muitas opiniões, deixo aqui a minha. O Sporting não precisa do Ricardo Costa. A CS é que quer à força toda meter cá mais um infiltrado (Alô Maniche, Costinha e associados).
    Deixem-se de merdas. O Sporting tem mais que uma solução para aquela posição, mesmo vendendo o Maurício.
    Ganhar é marcar mais golos que o adversário. Deixem o Costa em recuperação do doping onde ele está que está muito bem.

    ResponderEliminar
  3. Sem Adrien houve muito mais espaço. Gostava de saber se a intermitencia do WC nao se deve ao facto de lhe ser pedido mais do que no passado em termos tacticos. Antes nao lhe era pedido que pressionasse tanto e tao alto. A ser assim, acho normal e saudavel que nao o reduzam a um trinco.

    Tobias pareceu pesado, é mesmo isso. Ainda assim, e descontando todos os nervos etc, gostei da saida de bola dele, muito melhor que o Mau(ricio) e Sarr.

    ResponderEliminar