terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O grande 31

Em resposta a muitas solicitações de mais opinião e informação sobre o caso dos processos cíveis de BdC a alguns adeptos/sócios:

Leao de Plastico desconhece as identidades dos visados. Desconhece os conteúdos em causa e acredita que ninguém do seu perfeito juízo processa alguém por ter apenas opiniões diferentes quanto à gestão do clube. 
1- Se o que de facto sucedeu entra no domínio da ofensa pessoal ou calúnia, o cidadão BdC têm o direito ao seu bom nome como qualquer um de nós...e podendo ter opinião, não posso julgar ou condicionar o direito a uma correcção do dano causado (como têm feito muitos analistas na imprensa que sabem tanto como eu).
2- Ser sócio do Sporting não é um estatuto de imunidade. O Sporting é uma colectividade onde deveriam existir deveres fundamentais de respeito institucional. Isso não condiciona ninguém a dizer o que pensa sobre os actos do presidente ou direcção, mas devia condicionar no campo do "trato" ou "respeito" pelo ser humano. O que se disse e escreveu sobre Godinho Lopes habituou de certa forma a muita gente que a figura máxima do clube fosse um autêntico bobo da corte (por exemplo nas redes sociais). Se BdC não tolera esse comportamento está no seu direito...desde que o fundamente e enquadre no campo do insulto e calúnia.
3- Esta blog, o FB e o twitter nunca servirão para "passar mensagens" ou para fazer "campanhas" contra ou a favor de ninguém. A pessoa BdC ou os sócios processados, neste momento merecem-me o mesmo respeito e o melhor que posso fazer para o cumprir é manifestando o meu desconhecimento na matéria.
4- Ao mesmo tempo serei sempre um defensor da liberdade de expressão e de opinião,tanto como do direito ao bom nome e imagem pública.


SL

4 comentários:

  1. Isto é que é um comunicado! :)
    Ab.

    Z

    ResponderEliminar
  2. o que quer que se tenha passado, basta-me ver quem sao os "ofendidos"= (CS, certos sportingueiros paineleiros e outros da mesma "casta" que nao vejo a querer bem nenhum ao nosso clube), para objectivamente presumir de que lado estará a razao...
    mas como diz o javardeiro: é para isto que os tribunais existem...e haja alguem que "tente" mostrar a certa "gente" a diferenca entre liberdade de expressao e "libertinagem de caluniacao"...

    SCP acima de tudo...

    Fernando Silva

    ResponderEliminar
  3. Liberdade sim...mas "não acima de tudo"...!!
    A Liberdade é "um valor único"...mas "desvaloriza-se"...quando é mal usada...!!

    Todos têm direito à defesa do seu bom nome...e quem não quer ser lobo (lavado a Tribunal...) não lhe veste a pele...!!

    Aguardemos...!!

    SL

    ResponderEliminar