sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Contos e Euros

Na falta de assunto para especular, o tema do momento dos media à volta do Sporting são as renovações. André Martins, Carrillo e Cedric são os alvos de atenção diária. Dir-se-ia que não terminado o contrato já nesta época o clube está ainda dentro dos "prazos" normais para estabelecer novos vínculos, mas claro, isso não vende jornais e a "história" que corre é que existem muitas dificuldades em chegar aos valores desejados pelos atletas.

Ninguém sem ser os implicados na matéria saberá a verdade do que está a acontecer, mas tenho para mim que não estará a decorrer nada mais do que a pura normalidade de uma negociação. Os jogadores valorizaram-se, o clube deseja mantê-los...é uma questão de tempo e diálogo e claro...dinheiro. Mas, como é hábito nos tempos que correm, tudo no Sporting é uma novela, cheia de peripécias e episódios negativos, o drama escorre pelas paredes da SAD leonina, tudo é conflito insanável...e depois...exprimida a verdade...as coisas acontecem como em todos os clubes. As montanhas parem ratos e os media assobiam para o lado como quem diz "...eu sempre disse que ia correr bem."

Quer se goste ou não. A SAD leonina tem mostrado mais organização e foco na gestão dos seus activos. Errou em alguns actos, mas ninguém é infalível e o futebol não é uma ciência. A bandalheira e burguesia criativa no governance do clube está muito mais ultrapassada do que nos querem fazer acreditar, mas todos têm um papel a representar e o que é dado diariamente ao Sporting e particularmente a BdC é o de conturbado furacão que sem critério empurra o clube para o insucesso. O rótulo não se adequa à verdade das medidas ou das políticas seguidas, mas o que é que isso interessa? O rei infalível do Norte e a rainha magnânima do Sul também não têm nada a ver com a realidade e no entanto é esse o retrato que todo o santo dia nos é servido nas capas.

Os arquétipos são coisas úteis, mas falíveis. Duram o tempo que têm de durar. Depois inventam-se outros. O futebol nos nosso media, fazem-me sempre lembrar aqueles compêndios de lendas da História de Portugal. O capitão que matava 30 mouros, o frade que se apaixonou por uma moura encantada, a padeira que despachava castelhanos no forno, o cavaleiro que lutou com o cão do diabo...séculos, muitos séculos depois, as lendas estão a ser todas rescritas e no futebol abunda todo o folclore necessário para alimentar as opiniões de quem não pensa pela sua própria cabeça.

Se calhar é melhor assim. Se todos olhássemos a verdade do que é o nosso futebol, não existiria o mínimo interesse pelos jogos, que são péssimos na sua maioria...salvam-se a histórias e as batalhas, elegem-se as épicas pelejas de comunicação, é o que temos.

SL

1 comentário:

  1. O que é nojento é não admitirem que são o clube do regime, com toda a comunicação social a branquear as exibições medíocres do clube. Insultam e não dão mérito ao trabalho dos outros clubes que não precisam de jogos de bastidores para ainda estarem na luta pelo título (ahah que anedota). Façam a saudação fascista outra vez para a gente ver a cores.

    ResponderEliminar