sexta-feira, 6 de março de 2015

Muito suado, demasiado suado

A primeira meia-final foi reveladora das dificuldades porque passa a equipa do Sporting nesta fase da época. Expectante, ansiosa, incapaz de por no campo o seu jogo (que o tem) e colocar o adversário exposto a erros. Os sucessivos desaires tiraram brilho ao Sporting e os jogadores parecem de alguma forma menos enérgicos, menos capazes de criar desequilíbrios e (como vem sendo hábito) finalizar as oportunidades criadas. Não está em causa a "dignidade"…está em causa a capacidade de mentalmente dar a volta à perda de objectivos e ilusão de sucesso.

Marco Silva fez descansar Cedric, recorreu a Jefferson, poupou Adrien e Montero ou Slimani. Nani está lesionado. Os que entraram Miguel Lopes, André Martins, Tanaka e Mané tiveram histórias bem diferentes durante a partida. O lateral levou um amarelo completamente absurdo, desnecessário e justo…para levar um vermelho na fase decisiva da partida, também ele absurdo mas desta vez injusto…começa a ser hábito erros graves de arbitragem calharem-nos sempre a nós. Regra geral e apesar do amarelo, Miguel Lopes esteve bem na partida a atacar, especialmente no apoio ao seu ala. André Martins fez o que costuma fazer, pouco intenso, a espaços inexistente…já são muitas oportunidades para se afirmar, se calhar será mesmo melhor para as duas partes que não renove. Tanaka foi outro que passou ao lado da partida, o japonês não soube "entrar" na partida, a culpa não será só dele…a equipa subiu pouco e quase sempre pelas alas enquanto esteve em campo. Nos jogos fora e na táctica de um ponta de lança sozinho é duvidosa a escolha deste jogador para o papel. Mané, resistiu à substituição da praxe que costuma colocar Capel em campo e ainda bem, já que marcou numa jogada óptima o golo do empate. Aliás penso mesmo que foi o melhor jogador em campo.

Quanto aos restantes, nada a salientar, apenas é importante referir a decisiva entrada de Adrien em campo, agarrando um meio-campo que William não estava a dar conta sozinho. Slimani ainda está bastante longe da sua forma ideal, somou erros e faltas, mas "chamou" os centrais e aguentou a defesa e isso foi o que Mané e Carrillo precisavam. O primeiro golo do nacional parece deixar Patrício em cheque, mas se nos lembrar-mos do que aconteceu a Gottardi na primeira parte, é mesmo de acreditar que a iluminação tenha de alguma forma condicionado o lance. O guardião madeirense teve sorte, o nosso não.

O que sai deste jogo é um resultado suficiente para entrar em Alvalade confiante na passagem. Mas foi um jogo muito sofrido, o que tendo em conta a valia do oponente, é de considerar a dificuldade que serão as próximas partidas da Liga. Felizmente que o calendário do 4º classificado é exigente (primeiro porto e depois carnide), esta equipa precisa de tranquilizar e redefinir os seus objectivos. Precisa também de voltar às vitórias e o Penafiel parece o adversário ideal para isso. Mas que ninguém se iluda, a equipa não está num bom momento de forma e os níveis de confiança estão a roçar os mínimos da decência. É hora de Marco Silva mostrar o que vale e se tem o balneário na mão, conseguir que entre nas partidas…pelo menos…focado em ultrapassar todas as dificuldades. Vai ser preciso.


SL

PS - Os dois golos do Sporting: Tobias e Mané. Quem dera que continuem a confiar nestes rapazes.

1 comentário:

  1. o arbitro se reparares bem teve 3 erros mais graves. o segundoamarelo do Miguel lopes.

    mas o deixar seguir o fora de jogo do tanaka que não deu golo por aselhice e o cortar logo a seguir a jogada do marco matias que ficava isolado também foram erros graves

    ResponderEliminar