terça-feira, 16 de junho de 2015

O Império dos Silêncios

Ponto 1
A vontade irresistível de alinhar com a teoria da terceirização do Sporting leva muita gente a versar enormes disparates. É quase uma regra sagrada diminuir tudo o que o nosso clube faz em prejuízo do que quer que seja que os rivais fazem. Dizer que Carcela, Murillo, Taarabt e Marçal "vão tornar o plantel do benfica muito mais forte" minorizando o que por exemplo podem ser as saídas de Maxi, Gaitan e Lima cheira efectivamente a análise "encomendada". Tal como o é comparar Jackson a Guido Carrillo ou Gustavo Bou.

Se no Sporting sair Patricio, William ou Slimani tenho a certeza que não vamos ouvir tecer os mesmos rosários. E ainda bem. Se há coisa que pode levar a expectativas exageradas é seguir os ditames fantasiosos da nossa imprensa desportiva. Mas também não exageremos ok? Depressões de pré-época nunca serviram a ninguém e nem mesmo a saída de Nani, vá para o Carnide ou outro qualquer não deve tirar o sorriso a nenhum sportinguista. Posso, com algum grau de certeza, afirmar que isso é o que "eles" queriam ou gostariam. Um sporting apático, comedido na sua impossibilidade de acompanhar o ritmo dos seus rivais no mercado.

Ponto2
Convém também relembrar a toda a gente, diariamente se for preciso, que a esmagadora maioria dos "pesos pesados" que forem contratados esta época para os nossos rivais irão sê-lo com a participação dos tais fundos e alto patrocínio do sr.Mendes. Na hora da bola correr no relvado isso contará pouco, mas na hora de fazer continhas à vida, cada ano que passa, a cada jogador investido...o saldo vai enfraquecendo e a dependência da "ajuda" dos fundos é maior. Um dia, alguém irá fazer o cálculo, um dia alguém irá apontar dedos e provocar tumultos. Mas esse alguém nunca será a imprensa, esses foram os primeiros a serem "adquiridos".

É humilhante ver Nélio Lucas a liderar Pinto da Costa nas negociações de Jackson com o Milan. É ultrajante saber que irá ser o maior lucrador desta operação. O porto, assim como este novo Milan, meras parideiras de movimentações de capital. Como é possível ninguém fazer um levantamento do que é a acção da Doyen na luz e no dragão. Quem e como conseguem evitar a revelação dessa realidade?

Se pensam que o Ponto 1 está desconexo do Ponto 2. Leiam de novo e pensem,

SL

2 comentários:

  1. Para quando um processo "caneta dourada" para identificar a relação entre jornalistas desportivos (e não só...), agências de comunicação e avenças às empresas de gestão de jogadores? Podem começar pelos avençados da RTP, televisão pública paga por todos nós.... Se pensam que este comentário está desconexo com os Pontos 1 e 2 do Post, leiam de novo e pensem... :-)

    ResponderEliminar