quinta-feira, 25 de junho de 2015

Ritmos e Calculismo

Acompanho com muita atenção a prestação dos nossos Sub21 no Campeonato da Europa na República Checa. É uma excelente equipa, não tem tantos "craques" como outras no passado, mas em compensação é muito mais nivelada e em todos os sectores há soluções que nunca mais acabam.
Podemos agradecer esta melhoria da qualidade global dos atletas a duas coisas: 1- As equipas B trouxeram um espaço competitivo que torna possível jogadores de 18, 19, 20 anos somarem muitas horas de jogo; 2- Clubes como o Sporting, Vitória e mais recentemente o Carnide e o porto têm feito um esforço para descobrir bons atletas, e ainda mais recente, com intenção real de os canalizar até à primeira equipa ou perto disso.

Esta é uma equipa com hipóteses reais de vencer o troféu. Até agora foi mais competente, madura e inteligente que os seus opositores. Pecará no excesso de calculismo e temporização das jogadas, mas essa é uma instrução táctica que nenhuma equipa pode por em prática sem a ordem expressa do seu treinador. Espero porém que Rui Jorge explique aos atletas que agora, a eliminar, a contenção do esforço é secundária. Quem sofrer um golo e não marcar, é eliminado. E seria uma pena que um conjunto tão bem artilhado de valor, ficasse apeado por uma questão táctica. Recomendo ao jovem treinador que ponha os olhos no Mundial Sub20 terminado à poucos dias, e veja com olhos de ver como é que uma equipa Sérvia, joga toda a fase a eliminar com prolongamentos, e mesmo assim vence o troféu.

A capacidade física é superável, o talento e o empenho, não.

SL

1 comentário:

  1. Se reparares quase todos os jogadores jogam em equipas de 1ª divisão e poucos em equipa B, e quase todos com mais do que um ano de experiência em equipas A.

    Sá - B
    Esgaio - A
    Paulo Oliveira - 2 anos em A
    Llori - A
    Guerreiro - A
    William - A
    J. Mário - A
    Sérgio Oliveira - A
    Bernardo - A
    Cavaleiro - A (não sei se joga muito)
    Ricardo - A/B

    Suplentes:
    Mané - A
    Iuri - A
    Gonçalo - B
    Varela - B
    D. Fernandes - A
    Venâncio - A
    Ruben Neves - A (pouco)
    Rafa - A
    Tozé - A
    R. Horta - A


    Se vires bem pouco deles jogaram muito por equipas B, quase todos foram logo lançados em equipa A.

    SL

    ResponderEliminar